SIMPÓSIO GIS LE SUJET DANS LA CITÉ - SORBONNE PARIS NORD - CAMPUS CONDORCET: UMA REDE NACIONAL E INTERNACIONAL DE PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO

Sobre o Evento

O Simpósio GIS LE SUJET DANS LA CITÉ - Sorbonne Paris Nord - Campus Condorcet: uma rede nacional e internacional de pesquisa biográfica em educação inscreve-se como ação inaugural na Bahia-Brasil, após a criação do Grupo de Interesse Científico (GIS), vinculado à Universidade de Sorbonne Paris Nord (antiga Paris 13).

O evento objetiva socializar experiências de uma rede nacional e internacional de pesquisa, contribuindo para o fortalecimento das parcerias em curso e de novas ações de pesquisa-formação com ênfase nos estudos (auto)biográficos em educação na França e no Brasil. Tal rede resulta de coordenações e participações em projetos de pesquisas conjuntos, organizações de eventos na França, Brasil, Argentina e Colômbia, publicações (revistas, trabalhos individuais e coletivos, artigos de autores estrangeiros) e intercâmbio de professores-pesquisadores, doutorandos e pós-doutorandos, visitas científicas de professores visitantes sobre questões biográficas no campo educacional e das ciências humanas e sociais.

A problemática que mobiliza a realização do simpósio articula-se com princípios epistêmicos e teórico-metodológicos que têm acorado e fortalecido a rede, assim como a criação do GIS. Assim, importa levar em consideração a experiência vivida e a palavra dos sujeitos como constitututivas de um desafio ético e político, mas também epistemológico e científico. Este reconhecimento do poder de narrar e do poder de agir dos sujeitos é um objetivo central que a corrente da pesquisa biográfica em educação se fixou. Em um momento em que a pesquisa estatística e explicativa está sendo realizada sem sempre levar em conta as palavras dos sujeitos diretamente envolvidos, inclusive no campo das intervenções socioeducativas, sociais e médico-sociais, parece hoje necessário dar maior visibilidade à pesquisa que dá voz e lugar à experiência e às palavras dos sujeitos.

A temática do simpósio e a criação do GIS inserem-se em ações de pesquisas no domínio dos estudos biográficos em educação ao buscar investigar perspectiva através dos diversificados territórios e situações individuais e coletivas que ela abrange.

A tradição da pesquisa (auto)biográfica inicada, notadamente, no campo educacional brasileiro, a partir doa anos 90 do século passado, amplia-se com a criação em 2004 do Congresso Brasileiro de Pesquisa (Auto)biográfica https://biograph.org.br/ e das nove edições realizadas, o que de fato revela modos próprios como programas de pós-graduação, grupos de pesquisas e redes de pesquisa têm se consolidado no território nacional e para além dele, mediante processos de formação de recursos humanos na graduação e na pós-graduação e a materializado em publicações de livros – Coleção Pesquisa (Auto)biográfica 8Educação – e da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab -, vinculada à Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica.

A rede de pesquisa nacional e internacional no domínio dos estudos (auto)biográficos em educação e, especialmente, com a criação e implantação do GIS LE SUJET DANS LA CITÉ na Universidade de Sorbonne Paris Nord - Campus Condorcet ganha centralidade no simpósio e volta-se para aprofundamento de questões teóricas e metodológicas desta abordagem de pesquisa.

Pesquisadores, estudantes da graduação, da pós-graduação e professores da educação básica configuram-se como público-alvo do evento, na medida em que oportunizará intercâmbios de experiências centradas no ato de narrar e dos modos diversos como escrevemos e contamos a vida, a formação e a profissão.

Programação

Mais Informações

Informações Adicionais

Programa_atualizado - 01/09/2022 08:00