III Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Educação – Campus VII
Sobre o Evento
Este evento intitulado "IIISeminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Educação – Campus VII" objetiva aproximar o Departamento de Educação, Campus VII, do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, socializando as diversas práticas extensionistas e de pesquisas realizadas no interior da Universidade. Com isso, portanto, propõe-se a vivência de palestras, mesas temáticas, e apresentação dos resultados dos projetos desenvolvidos pelos docentes ao longo do ano de 2022. Participarão das atividades propostas a comunidade acadêmica e local. Espera-se, com este evento, de uma forma particular e pelo desenho aqui apresentado, contribuir com os movimentos de socialização de práticas de (multi)letramentos, sobretudo científico, e a formação de estudantes, professores e demais profissionais das áreas que compõe os cursos ofertados.
Formato do Evento: Híbrido
Carga horária: 40 horas
Local de atividades presenciais: Auditório do Departamento de Educação, Campus VII e Centro de Artes (Ver na programação)
Local de atividades virtuais: Canal da UNEB TV
Programação:
Turno/Dia |
Segunda
(13/03) |
Terça
(14/03) |
Quarta
(15/03) |
Quinta
(16/03) |
Sexta
(17/03) |
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Manhã |
9:30h
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Mesa de Abertura do Departamento
Participação: Direção, Coordenações de curso e representação estudantil e técnica Atividade Presencial (Auditório)
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9h |
Roda de conversa “Permanência e Extensão nas
encruzilhadas da formação universitária inclusiva” Estudantes
dos vários Núcleos Territoriais da UNEB Transmissão TV UNEB
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8h |
Mesa “Relatos da extensão universitária no
curso de Ciências Biológicas da Uneb, campus VII” Profa.
Dra. Ana Paula Penha Guedes (Mediadora), Profa. Dra. Cristiana de C. Silva
Santana, Profa. Dra. Maria José Souza Pinho, Profa. Dra. Marta Maria O. de
Santana Atividade Presencial (Auditório)
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8h |
Palestra "A pesquisa, a extensão em
enfermagem e o retorno social"
Profa.
Dra. Magna Andrade Mediadora:
Profa. Dra. Alana Leite
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8h |
Mesa “Pesquisas e Experiências em Matemática:
Diálogos Docentes na Licenciatura do Campus VII da UNEB” Profa.
Me. Deiziane Miranda, Prof. Ivan Costa, Profa. Dra. Mirian Brito. Mediadora:
Profa. Esp. Elizete Barbosa
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10h30min
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Mesa “As Ciências Biológicas no campus de
Senhor do Bonfim: Fundamentos e perspectivas” Prof.
Dr. Gervásio Paulo da Silva, Profa. Dra. Rosana da Silva Peixoto (Mediadora)
e Prof. Dr. Álvaro Luís Muller da Fonseca Atividade Presencial (Auditório)
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10h30m |
Mesa
“O Mercado de Trabalho para o
Profissional de Ciências Contábeis” Prof.
Me. Francisco Arapiraca Prof.
Me. Rubens Ribeiro Prof.
Dr. Romilson do Carmo Moreira Atividade Presencial (Auditório) |
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10h30m
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Apresentação
de trabalhos
Atividade Presencial (Auditório)
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10h |
Atividade
de Integração do curso de Matemática
“Café, prosa e números”
Participação: Professores e
Estudantes do curso
Atividade Presencial (Auditório) |
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10h30m |
Mesa “Diálogos na
extensão universitária sobre a transversalidade de gênero” Profa.
Me. Eliene Santos Profa. Dra. Cleuma Suto Profa.
Dra. Simone Santana (Mediadora)
Atividade Presencial (Auditório)
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Tarde |
14h
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Apresentação
de trabalhos
Atividade Presencial (Auditório)
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14h |
Apresentação
de trabalhos
Atividade Presencial (Auditório)
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14h |
Roda
de conversa “Uma Crítica à Razão Excludente: Pesquisas e
Ações de Resistência”, Mediação
Prof. Aníbal de Freitas Transmissão TV UNEB |
14h |
Mesa “Protagonismo da enfermagem na pesquisa
no campus VII: bolsa produtividade PQ2, PROINOVAÇÃO e mestrado acadêmico” Prof.
Dr. Rudval Souza (Mediador) e Profa. Dra. Milca Carvalho
Atividade Presencial (Auditório)
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14h |
Atividade
Movimento Estudantil - Roda de Conversa
“Movimento Estudantil: Trajetórias e
atuações no DEDC-VII” Mediadores: D.A de Enfermagem, D.A de
Ciências Biológicas, C.A de Teatro e Representação do curso de Ciências
Contábeis.
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16h |
Palestra “Cultura escolar, conflito e sofrimento
psíquico”. Prof. Dr. Gilberto Lima
Prof.
Me. Pascoal Eron Santos de Souza (Mediador) Atividade Presencial (Auditório) |
16h
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Mesa “A pesquisa em Ciências Biológicas no
curso de Ciências Biológicas da Uneb, campus VII”. Prof. Dr. Gervásio Paulo da Silva, Prof. Dr. Francisco
Hilder Magalhães e Silva, Profa. Dra. Marileide Dias Saba (Mediadora), Profa. Dra.
Valdira de Jesus Santos, Prof. Dr. Luís Gustavo Neves Brandão
Atividade Presencial (Auditório)
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15h30m |
Roda
de conversa “Semeaduras de Ecologia de Gentes: a
Inclusão como Possível” Mediação
Prof. Carlos Alberto Transmissão TV UNEB |
14h |
Mesa
“Extensão: Experiências e Saberes nas
Artes do Espetáculo”
Profa.
Karina Andrea da Silva Farias e Profa. Taina Assis Soares.
Atividade presencial no Centro de
Artes |
16h |
Plenária
dos Estudantes cotistas para indicação dos delegados para participação no
evento CONFCOTAS
Atividade
Presencial (Auditório)
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15h |
Mesa
“Docência e Formação em Artes: Estágio e PIBID”
Prof.
José Benedito Andrade de Oliveira e Prof. Reginaldo Carvalho
Atividade presencial no Centro de
Artes |
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Noite |
19h
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Aula
inaugural
“Educação Superior com Democracia e Participação: Acessibilidade para além
das barreiras”, Prof.
Décio Nascimento
Guimarães (IFF) Transmissão TV UNEB
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19h |
Mesa “O estágio como pesquisa: desafios de
uma formação emancipatória em tempos de padronização” Profa.
Esp. Beatriz Costa de Souza, Profa. Dra. Ivânia Paula Freitas de Souza Sena,
Profa. Dra. Joanita Moura da Silva, Profa. Me. Simone Ferreira de Souza
Wanderley Mediação:
Profa. Me. Maria Iraídes da Silva Atividade Presencial (Auditório)
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19h |
Mesa “Resultados da Pesquisa e da Extensão no
Curso de Pedagogia” Prof.
Dr. Pedro Paulo Souza Rios, Profa. Dra. Ivânia Paula Freitas de Souza Sena,
Profa. Me. Maria Iraídes da Silva, Prof. Me. Ozelito Souza Cruz ; Prof. Me.
Pascoal Eron Santos de Souza (Mediador) Atividade Presencial (Auditório) |
19h |
Conferência
“Respeita
nossa História: Ações Afirmativas, Diversidade e Educação Inclusiva”, Profa. Letícia Carolina Nascimento
(UFPI) Transmissão TV UNEB |
19h |
Palestra “Prestação de Contas para Entes Públicos
(enfoque contábil)
Convidada:
Profa. Esp. Thaise Vasconcelos Mediador:
Prof. Dr. Romilson do Carmo Moreira
Atividade Presencial (Auditório)
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20h |
Formação
do Movimento Estudantil
Atividade
Presencial (Auditório)
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19h |
Atividade de Acolhimento do curso de
Artes
Prof.
Gilberto Lima dos Santos e Profa. Taine Assis Soares (Mediadores), Prof. José
Benedito Andrade de Oliveira e Prof. Enjolras de Oliveira Mato
Atividade presencial no Centro de
Artes |
19h30m |
Mesa
“ Saberes em Construção: a Pesquisa no
Curso de Teatro”
Prof.
Filipe Dias dos Santos Silva e Prof. Michel Silva Guimarães
Atividade presencial no Centro de
Artes
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20h |
Formação
do Movimento Estudantil
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21h |
Assembleia
da Comissão do Projeto Dignidade Menstrual destinado aos estudantes Atividade Presencial (Auditório)
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21h |
Apresentação
de trabalhos
Atividade Presencial (Auditório) |
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Salas de apresentação
de trabalhos:
Sala da segunda, dia
13 de março (das 14h às 16h)
Docente |
Título do Projeto |
Resumo |
Prof. Américo Silva |
LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
O presente Projeto de Extensão e Pesquisa tem por objetivo consolidar
o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) do Campus
VII da Universidade do Estado da Bahia. Este espaço de formação, sobretudo de
formação lúdica, também grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, busca
promover estudos, pesquisas e a produção de materiais didáticos para auxiliar
no processo formativo de alunos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e
de professores de todas as etapas da Educação Básica. Para isso, tencionamos
desenvolver pesquisas sobre conteúdos de matemática e aspectos inerentes a
formação e prática do professor que ensina Matemática, bem como a ampliação
do conhecimento sobre a utilização de materiais didáticos manipulativos
tradicionais, construção de materiais didáticos novos ou a articulação e
adaptação deles. |
Profa. Alayde Santos |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA: UM ENCONTRO COM A
EDUCAÇÃO BÁSICA |
Este Projeto de Extensão será desenvolvido numa perspectiva de
colaboração universidade-escola e de encontro/relação entre licenciandos
(Matemática e Pedagogia), docente e estudantes da Educação Básica. Surge com
o propósito de refletir sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula, de
forma a contribuir para o fortalecimento das discussões sobre o
ensino/aprendizagem de Matemática, sendo coerentes em seu espírito e
propósito de gerar oportunidades de aperfeiçoamento a professores e
estudantes, nessa área do conhecimento.
O objetivo principal dessa proposta é contribuir com a iniciação à
docência dos alunos dos cursos de Matemática e Pedagogia a partir do
aprofundamento de temas e Tendências Teóricas e Metodológicas em Educação
Matemática, em parceria com os membros da comunidade escolar da Educação
Básica. O projeto está amparado pelo princípio constitucional da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, consoante com as
diretrizes da extensão que defendem o princípio constitucional, o amplia e
coloca como princípio metodológico também. Ou seja, as ações de extensão
exigem a indissociabilidade como forma de inserção dos alunos em espaços
multidisciplinares, dessa forma está estruturado metodologicamente pela
Pesquisa-ação, amparada na ideia de Zeichner (2001). Nessa ação, tomam-se os
fundamentos teóricos de Freire (2011; 2018), numa concepção de extensão
universitária como um fazer dialógico emancipatório, D’Ambrosio (2005; 2018)
e Skovsmose(2001), numa dimensão crítico-social da Matemática diante do
processo civilizatório contemporâneo. Pretende-se dessa ação, desenvolver um
processo colaborativo entre universidade/escola e os envolvidos na proposta,
com vistas a à contribuição para a formação dos licenciandos e estudantes da
Educação Básica. |
Prof. Wagner Santana |
DESENVOLVIMENTO DE APPLETS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Os recursos tecnológicos, atualmente, são temas de diversas
discussões da sociedade em geral. A “inclusão digital” é algo discutido em
todos os âmbitos educacionais, tornando essencial o conhecimento de tais
recursos, principalmente no meio acadêmico. Existe a necessidade dos
discentes do curso de Licenciatura em Matemática conhecerem as estruturas
desses recursos, podendo utilizá-las no aprendizado, no ensino e na pesquisa
de novas tecnologias, além de discutirem o seu papel na sociedade atual. Para
isso foi criado este projeto de extensão, procurando dar suporte a estudantes
e egressos do curso de matemática, visando desenvolver applets
(miniaplicativos) educacionais simples na área de matemática, procurando
expandir as possibilidades metodológicas para o ensino de conteúdos
matemáticos da educação básica e/ou superior. |
Profa. Cléuma Suto |
PROJETO DE EXTENSÃO: SEXUALIDADE GÊNERO E HIV: DESAFIOS DA PREVENÇÃO
ENTRE OS JOVENS E USO DO PRESERVATIVO FEMININO |
Introdução: No cotidiano das escolas, professores e profissionais de
saúde têm dificuldade em abordar o conteúdo sobre sexualidades. Objetivo:
Relatar as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão no ano de 2022.
Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que visa contribuir no
debate da curricularização da extensão no DEDC. A proposta foi desenvolvida
presencialmente no Colégio Modelo de Senhor do Bonfim e virtualmente por rede
social. Utilizamos oficina por compreendermos que são espaços de construção
coletiva de saber, confrontação e intercâmbio de experiências. Resultados: O
perfil @projextsexualidade é alimentado semanalmente com temas inerentes à
temática e obtive reels, compartilhamentos, curtidas e reproduções. As
monitoras aprofundaram o conteúdo com leitura e discussão de artigos
científicos recomendados pela orientadora. Foram realizados encontros de
planejamento para definição do público e conteúdo. As monitoras articularam
com a escola a disponibilidade dos professores e turmas. Três oficinas foram
realizadas com cerca de 70 estudantes/professores do 3° ano do ensino médio.
Durante as oficinas foi perceptível o interesse e participação por meio de
perguntas. Houve participação no componente Tópicos Especiais em evento na
Praça Pública. Conclusão: O desenvolvimento do projeto possibilitou a
promoção da educação em saúde sexual de jovens e a ampliação do olhar de
discentes de enfermagem sobre a temática. |
Profa. Eliene Almeida |
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: GÊNERO, EDUCAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE |
Trata-se de um projeto de extensão que teve como objetivo
sensibilizar discentes e comunidade para a importância da educação sexual e
respeito à diversidade sexual e de gênero através de práticas educativas em
saúde. As ações do projeto foram desenvolvidas no período de abril a dezembro
de 2022. O público-alvo foi a comunidade em geral, mas com foco em
adolescentes e jovens, considerando a pouca discussão sobre o tema em seu
meio e o fato de estarem ainda em formação e desenvolvimento de sua sexualidade.
Foram realizadas 10 atividades educativas, sendo: 01 sobre planejamento
familiar em uma unidade básica de saúde; 04 sobre saúde sexual e reprodutiva;
03 sobre mudanças corporais e prevenção de abuso infantil; 02 sobre
diversidade de gênero. Todas, exceto a primeira atividade, foram realizadas
em escolas municipais e da rede estadual. Foram confeccionados três banners
para auxílio das atividades extensionistas. O projeto proporcionou uma
percepção maior sobre a importância do conhecimento sobre as questões
voltadas para gênero, sexualidade e educação sexual principalmente entre os
adolescentes e jovens. Ademais proporcionou às monitoras uma experiência
extramuros da Universidade e aproximação com a temática. |
Prof. Ariel Letti |
ESTATÍSTICA 'PRÁ QUÊ'?
SUBSIDIANDO INFORMAÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS
EDUCAÇÃO DOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DOS PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU E
PIEMONTE DIAMANTINA |
Considerando que “Extensão
Universitária: é um processo interdisciplinar, educativo, cultural,
científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e
outros setores da sociedade, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (FORPROEX,
2012, p. 15). Este projeto objetivaou contribuir com as equipes municipais de acompanhamento
e avaliação do Planos Municipais de Educação (2014-202) dos territórios de identidade dos Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina, por meio de elaboração de relatórios municipais com os indicadores educacionais a serem
considerados por tais equipes. Ainda, buscou estimular os discentes monitores a desenvolverem suas habilidades e conhecimentos de Estatística, para além do já desenvolvido nas aulas de graduação. Tal desenvolvimento e
habilidades ocorreu ainda com objetivo de contribuir com a gestão pública municipal na área das políticas
educacionais, em específico subsidiando informações sobre indicadores educacionais para as equipes de acompanhamento
e avaliação dos Planos Municipais de Educação. Desta forma os discentes desenvolveram, além da consciência cidadã, suas habilidades em coleta, organização, apresentação e análise de dados de forma a
também contribuir com a comunidade de pertencimento da UNEB, qual seja, dos territórios de identidade dos Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina |
EFICIÊNCIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DE DIREITO DA UNEB NO CONTEXTO BAIANO
|
Ciente da
importância da educação superior e do uso de recursos públicos para este fim
(HANUSHEK; WOESSMAN, 2008; HANUSHEK
et al, 2015; VILA, 2000; MCMAHON, 2004), objetiva-se analisar a
eficiência dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e bacharelado em
Direito da Universidade do Estado da
Bahia (UNEB), por meio da identificação e análise dos fenômenos de evasão e retenção. Realizou-se inicialmente uma revisão de literatura para: mapear as pesquisas existentes sobre performance de cursos de
graduação, conceituar os fenômenos de evasão e retenção, identificar fontes de dados públicos e
definir os cálculos para mensuração dos referidos fenômenos. À partir disso pretende-se então calcular e analisar os
indicadores de evasão e retenção para os referidos cursos no período de 2010 a 2020. Para tanto espera-se contar com
a participação de bolsistas de iniciação científica e espera-se
contribuir tanto com a formação técnico-profissional quanto com a formação
cidadã destes discentes. Por fim, espera-se subsidiar os gestores educacionais
(coordenadores/diretores) em suas ações de planejamento e intervenção
de maneira a contribuir com toda a comunidade por meio do uso mais eficiente
dos recursos públicos. Após realizada a presente investigação
pretende-se futuramente ampliar o escopo das análises para os demais cursos
da UNEB. |
Sala da terça, dia 14
de março (das 14h às 16h)
Docente |
Título do Projeto |
Resumo |
Profa. Manuela Bastos |
CUIDADOS PROFISSIONAIS AO FIM DA VIDA À PESSOA IDOSA EM INSTITUIÇÃO
DE LONGA PERMANÊNCIA |
O diagnóstico inesperado de uma doença incurável e progressiva traz
ao doente e a família uma série de mudanças em seus hábitos de vida, mudanças
essas que envolvem o processo da descoberta da doença, as possibilidades ou
não de tratamento com recuperação, o processo de morrer e a inexorabilidade
da morte. Essas transformações geram conflitos sociais, emocionais e
econômicos no âmbito familiar, uma vez que a doença não é vista somente como
um conjunto de sinais e sintomas, mas também como uma representação
emocional, social, cultural e moral onde sentimentos de aflição, angústia, medo,
ansiedade e impotência são potencializados. Cuidar da pessoa em processo de
morrer implica em assegurar a dignidade e o conforto do indivíduo até o seu
último minuto de vida. Para que isso seja alcançado, é necessário que haja um
ambiente acolhedor, que contribua para a minimização das dores, alívio das
angústias e redução de danos evitáveis. Ademais, espera-se promover um cuidar
atento a pessoa que se encontra em declínio progressivo na fase avançada da
doença e que urge por um cuidado frente a necessidade de uma travessia
serena, sendo está uma prática de cuidados de fim de vida. Quando se afloram
as dificuldades dos familiares em manter um cuidado à pessoa idosa ou quando
esta não conta com o apoio de pessoas próximas, as ILPIs surgem como uma
alternativa de instituição que prestam um cuidado formal. Nesse contexto,
espera-se que estas Instituições assumam o papel de uma nova família, de um
novo espaço de cuidados para estas pessoas, muitas vezes é uma possibilidade
única de construir novos laços afetivos, proporcionando um ambiente para
socialização, valorização da independência e autonomia, preservando a
individualidade e respeito à identidade dos residentes. Diante disto,
decidiu-se pela realização deste estudo partindo-se da seguinte questão
norteadora: Quais os elementos constitutivos da Teoria de Final de Vida
Pacífico marcam os cuidados profissionais ao fim da vida às pessoas idosas em
Instituições de Longa Permanência? Tem como objeto: Cuidado profissional ao
fim de vida de pessoas idosas em Instituições de Longa Permanência segundo a
Teoria de Final de Vida Pacífico. Objetivo geral: Compreender e interpretar
as práticas de cuidados profissionais às pessoas idosas em fim de vida
residentes em instituições de longa Permanência; e como objetivos específicos:
Conhecer como são prestados os cuidados profissionais ao fim da vida às
pessoas idosas na ILPI sob a ótica dos profissionais da equipe; Desenvolver
um modelo teórico de cuidados de enfermagem a pessoa idosa ao fim da vida no
contexto das Instituições de Longa Permanência para Idosos. Trata-se de um
estudo descritivo e interpretativo de natureza clínico qualitativa, que foi
realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, em Feira de
Santana – Bahia. Teve como participantes doze profissionais que trabalham na
Instituição. Os dados foram coletados entre os meses de maio e junho de 2021
a partir de entrevista semiestruturada e foram interpretados à luz da Teoria
do Final de Vida Pacífico (TFVP), formulada pelas enfermeiras Cornelia Ruland
e Shirley Moore. Os aspectos éticos foram obedecidos, em consonância com a
Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Palavras-Chave: Idoso,
terminalidade, Instituições de Longa Permanência para Idosos, cuidados ao fim
da vida. |
Prof. Glauber Brandão |
QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL |
Com o aumento da expectativa de vida da população, surgem as comorbidades associadas ao envelhecimento e consequente perda da autonomia e autoestima, tornando necessária a implementação de programas que visem melhorar a qualidade de vida dos idosos, especialmente em momentos de pandemia e isolamento social. O objetivo deste projeto é estimular e orientar a prática de atividades que contribuam para melhorar a saúde e qualidade de vida dos idosos da UATI. Trata-se de um projeto interdisciplinar subdividido em três eixos temáticos, onde os participantes serão submetidos a avaliação clínica autorreferida, treinamentos sobre educação em saúde, atividades referentes à dimensão socioemocional e de autoconhecimento, além da prática especializada de exercício físico e técnicas de meditação e relaxamento, que respeitarão as medidas de segurança impostas pela comissão de biossegurança. Os resultados esperados são relativos à melhoria da saúde biopsicossocial, com consequente aumento da autoconfiança e qualidade de vida, assim como o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos monitores, e publicações de trabalhos científicos que contribuam para a difusão de conhecimentos sobre qualidade de vida e envelhecimento saudável. Este projeto é uma subdivisão do anterior, pois devido a carência de monitores na UATI, este projeto é apresentado para conseguir mais um monitor para a UATI. Introdução: Considerando que o processo de envelhecimento humano impacta na redução da capacidade funcional, da autoestima e da capacidade cognitiva, limitando a interação do idoso com o meio e consequentemente predispondo à depressão e a dependência para realização de atividades rotineiras, torna-se necessária a implementação de um programa de abordagem multidisciplinar que seja exequível e eficaz. Objetivo: testar a hipótese de que um programa de abordagem multidisciplinar interfere positivamente na saúde e qualidade de vida, além de possibilitar ao idoso ressignificar suas vivências e reorientar suas práticas cotidianas. Métodos: Trata-se de um estudo com abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando os métodos transversal e longitudinal de pesquisa, que será realizado de abril a dezembro de 2022, com idosos da comunidade. Inicialmente avaliação cognitiva por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), em seguida avaliação física e clínica geral, incluindo dados sociodemográficos e antropométricos, além dos seguintes instrumentos de avaliação: Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), escala de sonolência Epworth, Questionário Clínico de Berlin, qualidade de vida (WHOQOL-OLD), capacidade funcional e equilíbrio dinâmico (Timed up and go (TUG)), teste de caminhada de 6 minutos, nível de atividade física (Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) adaptado para idosos) e avaliação da sarcopenia e dinapenia. Todos serão avaliados antes e após o período das intervenções de 12 semanas e os avaliadores estarão cegos. O cálculo do tamanho amostral baseado em estudos recentes, demonstrou que serão necessários 63 participantes por grupo para obter um poder estatístico de 80% na detecção de diferença de 2 pontos com alfa de 5%, considerando-se um desvio-padrão estimado de 4 pontos. Será respeitado o princípio da análise por intenção de tratar. Para detectar se a randomização produzirá grupos comparáveis, as características dos dois grupos serão comparadas, antes da intervenção, utilizando-se o teste t de Student para amostras independentes em relação às variáveis numéricas e o teste do qui-quadrado de Pearson para variáveis categóricas. Para testar a normalidade dos dados será feita a análise do histograma, média e mediana, desvio padrão, skewness e kurtosis e para confirmação o teste de normalidade Shapiro-Wilk. Para as comparações intragrupo, utilizaremos o teste t de student para amostras emparelhadas que apresentarem distribuição paramétrica ou o teste de Mann-Whithney para as variáveis cuja distribuição seja não-paramétrica. E para as comparações intergrupo, utilizaremos o teste t de student para amostras independentes ou o teste Wilcoxon Sign-Rank para as variáveis cuja distribuição seja não-paramétrica. Será realizada análise de subgrupo de extratos etários e considerando que serão mais de dois grupos, quando apresentarem distribuição paramétrica utilizar-se-a a análise de variância (ANOVA) a um fator e em distribuição não paramétrica será Kruskal-Wallis. O nível de significância estabelecido para todas as análises será de p < 0,05. |
Profa. Antonia Sampaio |
PROJETO DE MONITORIA DE EXTENSÃO: MANUTENÇÃO DO PROGRAMA HIPERDIA
PELO AMBULATÓRIO DE ENFERMAGEM |
O ambulatório de enfermagem do Programa Hiperdia da Uneb, Campus VII
existe desde 2019, acompanhando através da consulta e assistência de
Enfermagem os funcionários do Campus, alguns familiares e população
circunvizinha. O profissional enfermeiro e coordenador do projeto, juntamente
com os acadêmicos de enfermagem tem a missão de orientar o paciente e a
família de maneira sensata e racional a respeito da importância e critérios
de uma vida saudável, alertando-os também para reconhecer qualquer situação
de intercorrência em saúde e direcionamento a unidade de saúde. Implementando
neste sentido o atendimento e consulta em Hiperdia, programa que visa
acompanhar e triar a população, quanto aos índices glicêmicos, verificação da
Pressão Arterial, Índice de IMC e educação em saúde. Diante do surgimento de
um cenário pandêmico, e da necessidade do isolamento social e das medidas de
combate a COVID-19, fez-se necessário o uso de ferramentas tecnológicas a
serem utilizadas, em especial para o público cadastrado no ambulatório, no
acompanhamento e controle remoto dessas pessoas, a fim de demandar a
manutenção dos atendimentos. Assim seguindo o cronograma mesmo retomando as
ações presenciais e consultas, agendaremos a teleconsulta como forma de
auxiliar a pós consulta presencial e mantendo assim as ações do ambulatório.
A resolução Conselho Federal de Enfermagem - COFEN 634/2020, autoriza e
normatiza, a teleconsulta de enfermagem como forma de combate à pandemia
provocada pelo novo coronavírus, mediante consultas, esclarecimentos, encaminhamentos
e orientações com uso de meios tecnológicos. A telessaúde é definida como a
prestação de cuidados em saúde de forma remota por meio de qualquer
ferramenta de telecomunicação, como serviços seguros de telefonia,
videoconferência, e-mail, aplicativos para dispositivos móveis, com ou sem
conexão de vídeo |
Profa. Rita Nascimento |
LABORATÓRIO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E
CURRÍCULO - LAHAFRO |
Conhecer a História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, as
Relações Étnico-Raciais, a Lei 10.639/03 que inclui obrigatoriedade no
currículo oficial, a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, tanto na
Educação Básica quanto na Superior, bem como a Política Nacional de Saúde
Integral da População Negra (PNSIPN) são ferramentas primordiais para a
valorização da história e a influência do povo negro nos contextos social,
cultural, político e econômico brasileiro. Essa reflexão potencializa o
combate às desigualdades, discriminações e racismo que ainda permeiam a
sociedade brasileira, construída historicamente sobre os pilares da chamada
“democracia racial”. O presente projeto de extensão proporcionou aos alunos,
a comunidade interna e externa, uma educação compatível com uma sociedade
democrática, multicultural e pluriétnica. Objetivou-se desenvolver ações a
exemplo de oficinas, cine-debate, exposições, estudos dirigidos, seminários,
simpósios que valorizem os estudos e a cultura negra e africana nos níveis da
educação e da saúde. Sendo realizados encontros quinzenais, Simpósio de Saúde
da População Negra e o Novembro Negro. Envolveu, portanto, a comunidade
acadêmica, os profissionais da Educação e da Saúde e a comunidade externa
para a reflexão da importância da temática, apresentando discutir sobre as relações étnico-raciais
no cotidiano e nas práticas dos profissionais. |
Prof. Gilberto Santos |
AMBIENTE ACADÊMICO EM TEMPOS PANDÊMICOS: TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES |
O objetivo deste estudo consistiu em compreender como os estudantes
egressos de escolas públicas vêm lidando com o ambiente acadêmico desde seu
ingresso na universidade. Tendo a Psicologia Narrativa e a Psicologia
Histórico-Cultural como orientações teóricas e o método qualitativo como
abordagem, propôs-se contar com a participação de estudantes de graduação em
Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. Foi utilizada a técnica da entrevista
semiestruturada para a produção de relatos individuais. A análise identificou
os compartilhamentos entre as narrativas individuais que ensejavam a
composição de uma narrativa coletiva, focalizando seus temas, tempos e
significados. Os resultados mostram os motivos implicados na escolha do
curso, a desafiadora imersão dos estudantes na cultura acadêmica, com seus
estranhamentos e sofrimentos psíquicos, suas transformações identitárias e
seus otimistas projetos profissionais, bem como a turbulência produzida pela
pandemia em suas vivências universitárias. |
Profa. Veronica Mascarenhas |
GRUPO DE APOIO AO FAMILIAR DO PACIENTE EM UTI - GAP |
O Grupo de Apoio ao Familiar do Paciente em UTI (GAP) busca fornecer
apoio profissional como meio de superação do sofrimento familiar no ambiente
da UTI. As atividades do grupo centram-se na execução de atividades de apoio,
acolhimento e orientação para a superação da tríade trágica – culpa,
sofrimento e medo da finitude da vida – vivenciada pelos familiares de
pessoas internadas em UTI. A tríade trágica afeta os familiares, tornando-os
mais sensíveis e vulneráveis, necessitando de compreensão e apoio por parte
da equipe de saúde, que deve assistir não só o internado, mas também a sua
família. Assim, o objetivo do grupo é fornecer atendimentos contínuos aos
familiares que visitam entes queridos internados na UTI do Hospital Dom
Antônio Monteiro (HDAM). Os atendimentos são sistematizados em fichas de
cadastro, fichas de acompanhamentos numeradas e fichas de encerramento do
protocolo de ajuda. As fichas reúnem o detalhamento dos dados do familiar, da
situação clínica do ente querido, das necessidades biopsicossociais
percebidas, do planejamento e das estratégias de ajuda implementadas. As
atividades do grupo também se estendem à comunidade geral da região, através
da educação em saúde e assistência ambulatorial à população. |
Profa. Maria Elisa Santos |
ABELHAS: CONHECER PARA CONSERVAR |
O Brasil, devido às proporções continentais e riqueza de
ecossistemas, abriga grande parte da diversidade de abelhas do mundo com
cerca de 5.000 espécies registradas, distribuídas em todas as regiões do
país. No entanto, a importância ecológica das abelhas e o seu papel para a
humanidade ainda são pouco conhecidos pela população. Assim, o presente curso
de extensão visa mostrar a importância das abelhas, os serviços
ecossistêmicos prestados por estes insetos, no tocante a produção de
alimentos, manutenção e desenvolvimento dos ecossistemas naturais, a partir
dos objetivos a seguir: compreender a importância das abelhas como
polinizadores das plantas cultivadas, na manutenção e desenvolvimento dos
ecossistemas naturais; conhecer as plantas cultivadas que dependem do
trabalho das abelhas para produção de frutos; identificar a relação das
abelhas com as plantas; Conhecer hábitos de nidificação das abelhas; Relacionar
práticas “amigas” das abelhas. A metodologia aplicada será a revisão
bibliográfica sistemática, coleta de dados, em feiras livres, sobre plantas
comercializadas e listagem daquelas que dependem das abelhas para formação
dos frutos; dia de campo para observações das interações das abelhas com as
plantas, bem como das práticas desenvolvidas pelos agricultores. Como
resultado teremos a compilação e divulgação de boas práticas para conservação
de abelhas. |
Sala da quarta, dia
15 de março (das 21h às 22h30m)
Docente |
Título do Projeto |
Resumo |
Prof. Rubens Pacheco |
A GESTÃO TRIBUTÁRIA E AS BOAS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES
CONTEMPORÂNEAS |
O Curso de Ciências Contábeis do DEDC – Campus VII - UNEB promove
entre os dias 22 a 23 de setembro, a Semana de Ciências Contábeis com tema:
“A GESTÃO TRIBUTÁRIA E AS BOAS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS”.
Esta ação formativa receberá palestrantes do Colegiado de Ciências Contábeis
da UNEB e convidados. A programação surge com a ideia de demonstrar como A Gestão
Tributária e as Boas Práticas nas Organizações Contemporâneas podem
contribuir para assegurar que os empreendimentos atuais possam ter um
diferencial competitivo e, inclusive, influenciar no processo da tomada de
decisão. Evidenciar e fomentar as questões relacionadas aos instrumentos
metodológicos que poderão ser aplicados na pesquisa científica no âmbito da
Contabilidade (pública e privada) bem como a sua aplicabilidade prática é
também um dos nossos propósitos. É inegável a importância Novas Tecnologias de Informação e
Comunicação (NTIC) no contexto atual. Nesse vértice, serão abordadas as
contribuições das NTIC para transformar a imagem e a participação do contador
no mundo dos negócios, reforçando o seu papel estratégico na tomada de
decisões, sobretudo no contexto pós-pandemia. Neste interim, será evidenciado
também como a tecnologia influenciou no processo de prestação de contas nos
setores público e privado. Público-alvo: alunos, ex-alunos, profissionais contábeis da região,
empresários e professores. |
Rita Regina Costa |
ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE NA FORMAÇÃO E AÇÃO EXTENSIONISTA PARA
DESENVOLVIMENTO RURAL |
O projeto de Extensão objetiva a partir de ações extensionista
integrar os alunos das disciplinas de Contabilidade Básica e Contabilidade
Agropecuária do Curso de Ciências Contábeis da Uneb Campus VII e a sociedade.
A partir de experiência de inserção
dos conhecimentos teóricos adquiridos, em sala de aula, e diálogos com a sociedade sobre controle financeiro, permitindo
a integração ao orientar da
necessidade de registro e controle das informações contábeis para o processo
de tomada de decisão dos produtores rurais da feira livre do município de
Senhor do Bonfim (BA). As ações permitirão orientar a importância da educação
financeira na gestão de seus empreendedores contribuindo, a partir do
controle financeiro, melhorar o desenvolvimento das atividades econômicas no
contexto rural. A prática
extensionista comunitária despertará no discente, outras realidades fora dos
muros da universidade, fazendo refletir sobre sua escolha profissional e como
ele pode ser um agente de transformação, à medida que possibilita outros
saberes para o fortalecimento e reconhecimento do papel social da
contabilidade enquanto Ciência social aplicada. |
Sala da quinta, dia
16 de março (das 10h30m às 12h)
Docente |
Título do Projeto |
Resumo |
Profa. Magna Andrade |
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NO PÓS-PARTO ENTRE MULHERES ATENDIDAS NA
ATENÇÃO BÁSICA EM SENHOR DO BONFIM-BA. |
Verificar a prevalência do uso de Método Anticoncepcional (MAC) no
pós-parto, o conhecimento e a prática do Planejamento Reprodutivo (PR) entre
puérperas. Método: Estudo quantitativo, descritivo, pesquisou mulheres entre
3 e 6 meses de pós-parto residentes em Senhor do Bonfim-BA. A amostra foi
composta por 97 puérperas e a coleta de dados ocorreu entre junho/2019 a
janeiro/2020, através de entrevistas domiciliares. Foi realizada análise
descritiva a partir das frequências absolutas e relativas das variáveis. A
pesquisa foi aprovada em Edital de Iniciação Científica da UNEB 013/2021.
Resultados:92,8% das entrevistadas estavam em uso de algum MAC, dessas, 37%
utilizavam o anticoncepcional oral e 4% o Dispositivo Intrauterino (DIU), mas
destaca-se que 17,7% das mulheres em uso de MAC pretendiam utilizar o DIU.
47,8% das puérperas que faziam contracepção começaram a usar o MAC apenas no
6º mês de pós-parto. 62,5% compravam o método na farmácia, mesmo a maioria
(95,9%) sabendo da gratuidade dos métodos no serviço púbico. 47,4% não
planejaram a última gravidez. Conclusão:Foi elevada a prevalência do uso de
MAC no puerpério. Todavia, aspectos como o início tardio da contracepção e o
significativo percentual de gestação não planejada apontam equívocos no PR
realizado no município. |
Profa. Agnete Pereira |
IMPACTOS DAS LIMITAÇÕES TERAPÊUTICAS NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA EM UM
MUNICÍPIO BAIANO EM CASOS DE ACIDENTES VASCULARES E ISQUEMIAS |
Estudo, de corte transversal, desenvolvido pelo GRUPIM com objetivo
de avaliar a prevalência e a letalidade, associadas à comorbidades, em
consequência das limitações no atendimento de urgência de pacientes
acometidos por acidentes a nível vascular. |
Profa. Márcia Silva |
PROJETO CICATRIZAR – AMPLIANDO O CONHECIMENTO ACERCA DO TRATAMENTO DE
FERIDAS, ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
O tratamento de feridas constitui um desafio para os profissionais de
saúde e grande problema de saúde pública, apesar de não quantificadas no
nosso país. Estudos apontam que nos EUA 6,5 milhões de indivíduos vivem com
uma ferida e que esse agravo deve seguir crescente, devido ao aumento da
prevalência de doenças crônicas, diagnostico tardio das complicações,
escassez de recursos humanos qualificado e de tecnologias para o tratamento.
Proporcionar a pessoa com ferida um tratamento eficaz, maior conforto e breve
retorno a vida social é um grande desafio a ser enfrentado tanto pelo paciente,
quanto pelo profissional que cuida, sendo ambos instigados a enfrentar as
dificuldades do longo do processo do cuidado. Deste modo, o objetivo do
projeto foi ampliar o conhecimento acerca do tratamento de feridas para os
profissionais da rede de atenção à saúde de Senhor do Bonfim, levando
conhecimento atualizado para quem cuida de pessoas com ferida |
Programação
Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
---|---|---|---|
Semana de Integração e III SEPEX | 13/03/2023 00:00 | 17/03/2023 00:00 |