III Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Educação – Campus VII

Sobre o Evento

Este evento intitulado "IIISeminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Educação – Campus VII"  objetiva aproximar o Departamento de Educação, Campus VII, do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, socializando as diversas práticas extensionistas e de pesquisas realizadas no interior da Universidade. Com isso, portanto, propõe-se a vivência de palestras, mesas temáticas, e apresentação dos resultados dos projetos desenvolvidos pelos docentes ao longo do ano de 2022. Participarão das atividades propostas a comunidade acadêmica e local. Espera-se, com este evento, de uma forma particular e pelo desenho aqui apresentado, contribuir com os movimentos de socialização de práticas de (multi)letramentos, sobretudo científico, e a formação de estudantes, professores e demais profissionais das áreas que compõe os cursos ofertados.


Formato do Evento: Híbrido

Carga horária: 40 horas

Local de atividades presenciais: Auditório do Departamento de Educação, Campus VII e Centro de Artes (Ver na programação)

Local de atividades virtuais: Canal da UNEB TV


Programação:

Turno/Dia

Segunda (13/03)

Terça (14/03)

Quarta (15/03)

Quinta (16/03)

Sexta (17/03)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manhã

 

 

9:30h

 

 

 

Mesa de Abertura do Departamento

 

Participação: Direção, Coordenações de curso e representação estudantil e técnica

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

 

9h

Roda de conversa “Permanência e Extensão nas encruzilhadas da formação universitária inclusiva”

Estudantes dos vários Núcleos Territoriais da UNEB

Transmissão TV UNEB

 

 

 

8h

Mesa

“Relatos da extensão universitária no curso de Ciências Biológicas da Uneb, campus VII”

Profa. Dra. Ana Paula Penha Guedes (Mediadora), Profa. Dra. Cristiana de C. Silva Santana, Profa. Dra. Maria José Souza Pinho, Profa. Dra. Marta Maria O. de Santana

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

8h

Palestra

"A pesquisa, a extensão em enfermagem e o retorno social"

 

Profa. Dra. Magna Andrade

 

Mediadora: Profa. Dra. Alana Leite


Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

 

 

 

8h

Mesa

“Pesquisas e Experiências em Matemática: Diálogos Docentes na Licenciatura do Campus VII da UNEB”

Profa. Me. Deiziane Miranda, Prof. Ivan Costa, Profa. Dra. Mirian Brito.

Mediadora: Profa. Esp. Elizete Barbosa

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

10h30min

 

 

 

Mesa

“As Ciências Biológicas no campus de Senhor do Bonfim: Fundamentos e perspectivas”

Prof. Dr. Gervásio Paulo da Silva, Profa. Dra. Rosana da Silva Peixoto (Mediadora) e Prof. Dr. Álvaro Luís Muller da Fonseca

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

 

10h30m

Mesa

“O Mercado de Trabalho para o Profissional de Ciências Contábeis”

Prof. Me. Francisco Arapiraca

Prof. Me. Rubens Ribeiro

Prof. Dr. Romilson do Carmo Moreira

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

10h30m

 

 

Apresentação de trabalhos

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

10h

 

Atividade de Integração do curso de Matemática

 

“Café, prosa e números”

 

Participação: Professores e Estudantes do curso

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

 

 

10h30m

Mesa

“Diálogos na extensão universitária sobre a transversalidade de gênero”

Profa. Me. Eliene Santos Profa. Dra. Cleuma Suto

Profa. Dra. Simone Santana (Mediadora)

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

 

Tarde

 

 

14h

 

 

 

Apresentação de trabalhos

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

14h

 

Apresentação de trabalhos

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

14h

Roda de conversa

 “Uma Crítica à Razão Excludente: Pesquisas e Ações de Resistência”,

Mediação Prof. Aníbal de Freitas

Transmissão TV UNEB

14h

Mesa

“Protagonismo da enfermagem na pesquisa no campus VII: bolsa produtividade PQ2, PROINOVAÇÃO e mestrado acadêmico”

Prof. Dr. Rudval Souza (Mediador) e Profa. Dra. Milca Carvalho

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

14h

Atividade Movimento Estudantil - Roda de Conversa

 

“Movimento Estudantil: Trajetórias e atuações no DEDC-VII”

Mediadores: D.A de Enfermagem, D.A de Ciências Biológicas, C.A de Teatro e Representação do curso de Ciências Contábeis.

 

 

16h

 

 

Palestra

“Cultura escolar, conflito e sofrimento psíquico”.

Prof. Dr. Gilberto Lima

 

Prof. Me. Pascoal Eron Santos de Souza (Mediador)

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

16h

 

 

 

Mesa

“A pesquisa em Ciências Biológicas no curso de Ciências Biológicas da Uneb, campus VII”.

Prof. Dr. Gervásio Paulo da Silva, Prof. Dr. Francisco Hilder Magalhães e Silva, Profa. Dra.  Marileide Dias Saba (Mediadora), Profa. Dra. Valdira de Jesus Santos, Prof. Dr. Luís Gustavo Neves Brandão

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

15h30m

Roda de conversa

 “Semeaduras de Ecologia de Gentes: a Inclusão como Possível”

Mediação Prof. Carlos Alberto

Transmissão TV UNEB

14h

Mesa

 

“Extensão: Experiências e Saberes nas Artes do Espetáculo”

 

Profa. Karina Andrea da Silva Farias e Profa. Taina Assis Soares.

 

Atividade presencial no Centro de Artes

16h

Plenária dos Estudantes cotistas para indicação dos delegados para participação no evento CONFCOTAS

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

15h

Mesa

 

“Docência e Formação em  Artes: Estágio e PIBID”

 

Prof. José Benedito Andrade de Oliveira e Prof. Reginaldo Carvalho

 

Atividade presencial no Centro de Artes

Noite

 

 

 

19h

 

 

 

 

 

 

 

Aula inaugural “Educação Superior com Democracia e Participação: Acessibilidade para além das barreiras”,

Prof. Décio Nascimento Guimarães (IFF)

Transmissão TV UNEB

 

 

 

 

19h

Mesa

“O estágio como pesquisa: desafios de uma formação emancipatória em tempos de padronização”

Profa. Esp. Beatriz Costa de Souza, Profa. Dra. Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Profa. Dra. Joanita Moura da Silva, Profa. Me. Simone Ferreira de Souza Wanderley

Mediação: Profa. Me. Maria Iraídes da Silva

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

19h

Mesa

“Resultados da Pesquisa e da Extensão no Curso de Pedagogia”

Prof. Dr. Pedro Paulo Souza Rios, Profa. Dra. Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Profa. Me. Maria Iraídes da Silva, Prof. Me. Ozelito Souza Cruz ; Prof. Me. Pascoal Eron Santos de Souza (Mediador)

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

 

 

19h

Conferência “Respeita nossa História: Ações Afirmativas, Diversidade e Educação Inclusiva”, Profa. Letícia Carolina Nascimento (UFPI)

Transmissão TV UNEB

 

 

 

19h

Palestra

“Prestação de Contas para Entes Públicos (enfoque contábil)

 

Convidada: Profa. Esp. Thaise Vasconcelos

Mediador: Prof. Dr. Romilson do Carmo Moreira

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

20h

 

 

Formação do Movimento Estudantil

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 

 

 

 

 

 

19h

 

Atividade de Acolhimento do curso de Artes

 

Prof. Gilberto Lima dos Santos e Profa. Taine Assis Soares (Mediadores), Prof. José Benedito Andrade de Oliveira e Prof. Enjolras de Oliveira Mato

 

Atividade presencial no Centro de Artes

19h30m

Mesa

 

Saberes em Construção: a Pesquisa no Curso de Teatro”

 

Prof. Filipe Dias dos Santos Silva e Prof. Michel Silva Guimarães

 

Atividade presencial no Centro de Artes

 

20h

Formação do Movimento Estudantil

 

 

21h

Assembleia da Comissão do Projeto Dignidade Menstrual destinado aos estudantes

Atividade Presencial (Auditório)

 

21h

Apresentação de trabalhos

 

Atividade Presencial (Auditório)

 

 

 








 

 

 

Salas de apresentação de trabalhos:

 

Sala da segunda, dia 13 de março (das 14h às 16h)

Docente

Título do Projeto

Resumo

Prof. Américo Silva

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

O presente Projeto de Extensão e Pesquisa tem por objetivo consolidar o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Este espaço de formação, sobretudo de formação lúdica, também grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, busca promover estudos, pesquisas e a produção de materiais didáticos para auxiliar no processo formativo de alunos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e de professores de todas as etapas da Educação Básica. Para isso, tencionamos desenvolver pesquisas sobre conteúdos de matemática e aspectos inerentes a formação e prática do professor que ensina Matemática, bem como a ampliação do conhecimento sobre a utilização de materiais didáticos manipulativos tradicionais, construção de materiais didáticos novos ou a articulação e adaptação deles.

Profa. Alayde Santos

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA: UM ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Este Projeto de Extensão será desenvolvido numa perspectiva de colaboração universidade-escola e de encontro/relação entre licenciandos (Matemática e Pedagogia), docente e estudantes da Educação Básica. Surge com o propósito de refletir sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula, de forma a contribuir para o fortalecimento das discussões sobre o ensino/aprendizagem de Matemática, sendo coerentes em seu espírito e propósito de gerar oportunidades de aperfeiçoamento a professores e estudantes, nessa área do conhecimento.  O objetivo principal dessa proposta é contribuir com a iniciação à docência dos alunos dos cursos de Matemática e Pedagogia a partir do aprofundamento de temas e Tendências Teóricas e Metodológicas em Educação Matemática, em parceria com os membros da comunidade escolar da Educação Básica. O projeto está amparado pelo princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, consoante com as diretrizes da extensão que defendem o princípio constitucional, o amplia e coloca como princípio metodológico também. Ou seja, as ações de extensão exigem a indissociabilidade como forma de inserção dos alunos em espaços multidisciplinares, dessa forma está estruturado metodologicamente pela Pesquisa-ação, amparada na ideia de Zeichner (2001). Nessa ação, tomam-se os fundamentos teóricos de Freire (2011; 2018), numa concepção de extensão universitária como um fazer dialógico emancipatório, D’Ambrosio (2005; 2018) e Skovsmose(2001), numa dimensão crítico-social da Matemática diante do processo civilizatório contemporâneo. Pretende-se dessa ação, desenvolver um processo colaborativo entre universidade/escola e os envolvidos na proposta, com vistas a à contribuição para a formação dos licenciandos e estudantes da Educação Básica.

Prof. Wagner Santana

DESENVOLVIMENTO DE APPLETS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Os recursos tecnológicos, atualmente, são temas de diversas discussões da sociedade em geral. A “inclusão digital” é algo discutido em todos os âmbitos educacionais, tornando essencial o conhecimento de tais recursos, principalmente no meio acadêmico. Existe a necessidade dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática conhecerem as estruturas desses recursos, podendo utilizá-las no aprendizado, no ensino e na pesquisa de novas tecnologias, além de discutirem o seu papel na sociedade atual. Para isso foi criado este projeto de extensão, procurando dar suporte a estudantes e egressos do curso de matemática, visando desenvolver applets (miniaplicativos) educacionais simples na área de matemática, procurando expandir as possibilidades metodológicas para o ensino de conteúdos matemáticos da educação básica e/ou superior.

Profa. Cléuma Suto

PROJETO DE EXTENSÃO: SEXUALIDADE GÊNERO E HIV: DESAFIOS DA PREVENÇÃO ENTRE OS JOVENS E USO DO PRESERVATIVO FEMININO

Introdução: No cotidiano das escolas, professores e profissionais de saúde têm dificuldade em abordar o conteúdo sobre sexualidades. Objetivo: Relatar as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão no ano de 2022. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que visa contribuir no debate da curricularização da extensão no DEDC. A proposta foi desenvolvida presencialmente no Colégio Modelo de Senhor do Bonfim e virtualmente por rede social. Utilizamos oficina por compreendermos que são espaços de construção coletiva de saber, confrontação e intercâmbio de experiências. Resultados: O perfil @projextsexualidade é alimentado semanalmente com temas inerentes à temática e obtive reels, compartilhamentos, curtidas e reproduções. As monitoras aprofundaram o conteúdo com leitura e discussão de artigos científicos recomendados pela orientadora. Foram realizados encontros de planejamento para definição do público e conteúdo. As monitoras articularam com a escola a disponibilidade dos professores e turmas. Três oficinas foram realizadas com cerca de 70 estudantes/professores do 3° ano do ensino médio. Durante as oficinas foi perceptível o interesse e participação por meio de perguntas. Houve participação no componente Tópicos Especiais em evento na Praça Pública. Conclusão: O desenvolvimento do projeto possibilitou a promoção da educação em saúde sexual de jovens e a ampliação do olhar de discentes de enfermagem sobre a temática.

Profa. Eliene Almeida

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: GÊNERO, EDUCAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE

Trata-se de um projeto de extensão que teve como objetivo sensibilizar discentes e comunidade para a importância da educação sexual e respeito à diversidade sexual e de gênero através de práticas educativas em saúde. As ações do projeto foram desenvolvidas no período de abril a dezembro de 2022. O público-alvo foi a comunidade em geral, mas com foco em adolescentes e jovens, considerando a pouca discussão sobre o tema em seu meio e o fato de estarem ainda em formação e desenvolvimento de sua sexualidade. Foram realizadas 10 atividades educativas, sendo: 01 sobre planejamento familiar em uma unidade básica de saúde; 04 sobre saúde sexual e reprodutiva; 03 sobre mudanças corporais e prevenção de abuso infantil; 02 sobre diversidade de gênero. Todas, exceto a primeira atividade, foram realizadas em escolas municipais e da rede estadual. Foram confeccionados três banners para auxílio das atividades extensionistas. O projeto proporcionou uma percepção maior sobre a importância do conhecimento sobre as questões voltadas para gênero, sexualidade e educação sexual principalmente entre os adolescentes e jovens. Ademais proporcionou às monitoras uma experiência extramuros da Universidade e aproximação com a temática.

Prof. Ariel Letti

ESTATÍSTICA 'PRÁ QUÊ'? SUBSIDIANDO INFORMAÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS EDUCAÇÃO DOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DOS PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU E PIEMONTE DIAMANTINA 

 

Considerando que “Extensão Universitária: é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (FORPROEX, 2012, p. 15). Este projeto objetivaou contribuir com as equipes municipais de acompanhamento e avaliação do Planos Municipais de Educação (2014-202) dos territórios de identidade dos Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina, por meio de elaboração de relatórios municipais com os indicadores educacionais a serem considerados por tais equipes. Ainda, buscou estimular os discentes monitores a desenvolverem suas habilidades e conhecimentos de Estatística, para além do já desenvolvido nas aulas de graduação. Tal desenvolvimento e habilidades ocorreu ainda com objetivo de contribuir com a gestão pública municipal na área das políticas educacionais, em específico subsidiando informações sobre indicadores educacionais para as equipes de acompanhamento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. Desta forma os discentes desenvolveram, além da consciência cidadã, suas habilidades em coleta, organização, apresentação e análise de dados de forma a também contribuir com a comunidade de pertencimento da UNEB, qual seja, dos territórios de identidade dos Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina

 

 

EFICIÊNCIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DE DIREITO DA UNEB NO CONTEXTO BAIANO

 

Ciente da importância da educação superior e do uso de recursos públicos para este fim (HANUSHEK; WOESSMAN, 2008; HANUSHEK et al, 2015; VILA, 2000; MCMAHON, 2004), objetiva-se analisar a eficiência dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e bacharelado em Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio da identificação e análise dos fenômenos de evasão e retenção. Realizou-se inicialmente uma revisão de literatura para: mapear as pesquisas existentes sobre performance de cursos de graduação, conceituar os fenômenos de evasão e retenção, identificar fontes de dados públicos e definir os cálculos para mensuração dos referidos fenômenos. À partir disso pretende-se então calcular e analisar os indicadores de evasão e retenção para os referidos cursos no período de 2010 a 2020. Para tanto espera-se contar com a participação de bolsistas de iniciação científica e espera-se contribuir tanto com a formação técnico-profissional quanto com a formação cidadã destes discentes. Por fim, espera-se subsidiar os gestores educacionais (coordenadores/diretores) em suas ações de planejamento e intervenção de maneira a contribuir com toda a comunidade por meio do uso mais eficiente dos recursos públicos. Após realizada a presente investigação pretende-se futuramente ampliar o escopo das análises para os demais cursos da UNEB. 

 

Sala da terça, dia 14 de março (das 14h às 16h)

Docente

Título do Projeto

Resumo

Profa. Manuela Bastos

CUIDADOS PROFISSIONAIS AO FIM DA VIDA À PESSOA IDOSA EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA

O diagnóstico inesperado de uma doença incurável e progressiva traz ao doente e a família uma série de mudanças em seus hábitos de vida, mudanças essas que envolvem o processo da descoberta da doença, as possibilidades ou não de tratamento com recuperação, o processo de morrer e a inexorabilidade da morte. Essas transformações geram conflitos sociais, emocionais e econômicos no âmbito familiar, uma vez que a doença não é vista somente como um conjunto de sinais e sintomas, mas também como uma representação emocional, social, cultural e moral onde sentimentos de aflição, angústia, medo, ansiedade e impotência são potencializados. Cuidar da pessoa em processo de morrer implica em assegurar a dignidade e o conforto do indivíduo até o seu último minuto de vida. Para que isso seja alcançado, é necessário que haja um ambiente acolhedor, que contribua para a minimização das dores, alívio das angústias e redução de danos evitáveis. Ademais, espera-se promover um cuidar atento a pessoa que se encontra em declínio progressivo na fase avançada da doença e que urge por um cuidado frente a necessidade de uma travessia serena, sendo está uma prática de cuidados de fim de vida. Quando se afloram as dificuldades dos familiares em manter um cuidado à pessoa idosa ou quando esta não conta com o apoio de pessoas próximas, as ILPIs surgem como uma alternativa de instituição que prestam um cuidado formal. Nesse contexto, espera-se que estas Instituições assumam o papel de uma nova família, de um novo espaço de cuidados para estas pessoas, muitas vezes é uma possibilidade única de construir novos laços afetivos, proporcionando um ambiente para socialização, valorização da independência e autonomia, preservando a individualidade e respeito à identidade dos residentes. Diante disto, decidiu-se pela realização deste estudo partindo-se da seguinte questão norteadora: Quais os elementos constitutivos da Teoria de Final de Vida Pacífico marcam os cuidados profissionais ao fim da vida às pessoas idosas em Instituições de Longa Permanência? Tem como objeto: Cuidado profissional ao fim de vida de pessoas idosas em Instituições de Longa Permanência segundo a Teoria de Final de Vida Pacífico. Objetivo geral: Compreender e interpretar as práticas de cuidados profissionais às pessoas idosas em fim de vida residentes em instituições de longa Permanência; e como objetivos específicos: Conhecer como são prestados os cuidados profissionais ao fim da vida às pessoas idosas na ILPI sob a ótica dos profissionais da equipe; Desenvolver um modelo teórico de cuidados de enfermagem a pessoa idosa ao fim da vida no contexto das Instituições de Longa Permanência para Idosos. Trata-se de um estudo descritivo e interpretativo de natureza clínico qualitativa, que foi realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, em Feira de Santana – Bahia. Teve como participantes doze profissionais que trabalham na Instituição. Os dados foram coletados entre os meses de maio e junho de 2021 a partir de entrevista semiestruturada e foram interpretados à luz da Teoria do Final de Vida Pacífico (TFVP), formulada pelas enfermeiras Cornelia Ruland e Shirley Moore. Os aspectos éticos foram obedecidos, em consonância com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Palavras-Chave: Idoso, terminalidade, Instituições de Longa Permanência para Idosos, cuidados ao fim da vida.

Prof. Glauber Brandão

QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL




















EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA IDOSOS DA UATI








EFEITOS DE UM PROGRAMA DE ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COMUNITÁRIOS

Com o aumento da expectativa de vida da população, surgem as comorbidades associadas ao envelhecimento e consequente perda da autonomia e autoestima, tornando necessária a implementação de programas que visem melhorar a qualidade de vida dos idosos, especialmente em momentos de pandemia e isolamento social. O objetivo deste projeto é estimular e orientar a prática de atividades que contribuam para melhorar a saúde e qualidade de vida dos idosos da UATI. Trata-se de um projeto interdisciplinar subdividido em três eixos temáticos, onde os participantes serão submetidos a avaliação clínica autorreferida, treinamentos sobre educação em saúde, atividades referentes à dimensão socioemocional e de autoconhecimento, além da prática especializada de exercício físico e técnicas de meditação e relaxamento, que respeitarão as medidas de segurança impostas pela comissão de biossegurança. Os resultados esperados são relativos à melhoria da saúde biopsicossocial, com consequente aumento da autoconfiança e qualidade de vida, assim como o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos monitores, e publicações de trabalhos científicos que contribuam para a difusão de conhecimentos sobre qualidade de vida e envelhecimento saudável.






Este projeto é uma subdivisão do anterior, pois devido a carência de monitores na UATI, este projeto é apresentado para conseguir mais um monitor para a UATI.









Introdução: Considerando que o processo de envelhecimento humano impacta na redução da capacidade funcional, da autoestima e da capacidade cognitiva, limitando a interação do idoso com o meio e consequentemente predispondo à depressão e a dependência para realização de atividades rotineiras, torna-se necessária a implementação de um programa de abordagem multidisciplinar que seja exequível e eficaz. Objetivo: testar a hipótese de que um programa de abordagem multidisciplinar interfere positivamente na saúde e qualidade de vida, além de possibilitar ao idoso ressignificar suas vivências e reorientar suas práticas cotidianas. Métodos: Trata-se de um estudo com abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando os métodos transversal e longitudinal de pesquisa, que será realizado de abril a dezembro de 2022, com idosos da comunidade. Inicialmente avaliação

cognitiva por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), em seguida avaliação física e clínica geral, incluindo dados sociodemográficos e antropométricos, além dos seguintes instrumentos de avaliação: Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), escala de sonolência Epworth, Questionário Clínico de Berlin, qualidade de vida (WHOQOL-OLD), capacidade funcional e equilíbrio dinâmico (Timed up and go (TUG)), teste de caminhada de 6 minutos, nível de atividade física (Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) adaptado para idosos) e avaliação da sarcopenia e dinapenia. Todos serão avaliados antes e após o período das intervenções de 12 semanas e os avaliadores estarão cegos. O cálculo do tamanho amostral baseado em estudos recentes, demonstrou que serão necessários 63 participantes por grupo para obter um poder estatístico de 80% na detecção de diferença de 2 pontos com alfa de 5%, considerando-se um desvio-padrão estimado de 4 pontos. Será respeitado o princípio da análise por intenção de tratar. Para detectar se a randomização produzirá grupos comparáveis, as características dos dois grupos serão comparadas, antes da intervenção, utilizando-se o teste t de Student para amostras independentes em relação às variáveis numéricas e o teste do qui-quadrado de Pearson para variáveis categóricas. Para testar a normalidade dos dados será feita a análise do histograma, média e mediana, desvio padrão, skewness e kurtosis e para confirmação o teste de normalidade Shapiro-Wilk. Para as comparações intragrupo, utilizaremos o teste t de student para amostras emparelhadas que apresentarem distribuição paramétrica ou o teste de Mann-Whithney para as variáveis cuja distribuição seja não-paramétrica. E para as comparações intergrupo, utilizaremos o teste t de student para amostras independentes ou o teste Wilcoxon Sign-Rank para as variáveis cuja distribuição seja não-paramétrica. Será realizada análise de subgrupo de extratos etários e considerando que serão mais de dois grupos, quando apresentarem distribuição paramétrica utilizar-se-a a análise de variância (ANOVA) a um fator e em distribuição não paramétrica será Kruskal-Wallis. O nível de significância estabelecido para todas as análises será de p < 0,05.








Profa. Antonia Sampaio

PROJETO DE MONITORIA DE EXTENSÃO: MANUTENÇÃO DO PROGRAMA HIPERDIA PELO AMBULATÓRIO DE ENFERMAGEM

O ambulatório de enfermagem do Programa Hiperdia da Uneb, Campus VII existe desde 2019, acompanhando através da consulta e assistência de Enfermagem os funcionários do Campus, alguns familiares e população circunvizinha. O profissional enfermeiro e coordenador do projeto, juntamente com os acadêmicos de enfermagem tem a missão de orientar o paciente e a família de maneira sensata e racional a respeito da importância e critérios de uma vida saudável, alertando-os também para reconhecer qualquer situação de intercorrência em saúde e direcionamento a unidade de saúde. Implementando neste sentido o atendimento e consulta em Hiperdia, programa que visa acompanhar e triar a população, quanto aos índices glicêmicos, verificação da Pressão Arterial, Índice de IMC e educação em saúde. Diante do surgimento de um cenário pandêmico, e da necessidade do isolamento social e das medidas de combate a COVID-19, fez-se necessário o uso de ferramentas tecnológicas a serem utilizadas, em especial para o público cadastrado no ambulatório, no acompanhamento e controle remoto dessas pessoas, a fim de demandar a manutenção dos atendimentos. Assim seguindo o cronograma mesmo retomando as ações presenciais e consultas, agendaremos a teleconsulta como forma de auxiliar a pós consulta presencial e mantendo assim as ações do ambulatório. A resolução Conselho Federal de Enfermagem - COFEN 634/2020, autoriza e normatiza, a teleconsulta de enfermagem como forma de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, mediante consultas, esclarecimentos, encaminhamentos e orientações com uso de meios tecnológicos. A telessaúde é definida como a prestação de cuidados em saúde de forma remota por meio de qualquer ferramenta de telecomunicação, como serviços seguros de telefonia, videoconferência, e-mail, aplicativos para dispositivos móveis, com ou sem conexão de vídeo

Profa. Rita Nascimento

LABORATÓRIO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E CURRÍCULO - LAHAFRO

Conhecer a História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, as Relações Étnico-Raciais, a Lei 10.639/03 que inclui obrigatoriedade no currículo oficial, a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, tanto na Educação Básica quanto na Superior, bem como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) são ferramentas primordiais para a valorização da história e a influência do povo negro nos contextos social, cultural, político e econômico brasileiro. Essa reflexão potencializa o combate às desigualdades, discriminações e racismo que ainda permeiam a sociedade brasileira, construída historicamente sobre os pilares da chamada “democracia racial”. O presente projeto de extensão proporcionou aos alunos, a comunidade interna e externa, uma educação compatível com uma sociedade democrática, multicultural e pluriétnica. Objetivou-se desenvolver ações a exemplo de oficinas, cine-debate, exposições, estudos dirigidos, seminários, simpósios que valorizem os estudos e a cultura negra e africana nos níveis da educação e da saúde. Sendo realizados encontros quinzenais, Simpósio de Saúde da População Negra e o Novembro Negro. Envolveu, portanto, a comunidade acadêmica, os profissionais da Educação e da Saúde e a comunidade externa para a reflexão da importância da temática, apresentando  discutir sobre as relações étnico-raciais no cotidiano e nas práticas dos profissionais.

Prof. Gilberto Santos

AMBIENTE ACADÊMICO EM TEMPOS PANDÊMICOS: TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES

O objetivo deste estudo consistiu em compreender como os estudantes egressos de escolas públicas vêm lidando com o ambiente acadêmico desde seu ingresso na universidade. Tendo a Psicologia Narrativa e a Psicologia Histórico-Cultural como orientações teóricas e o método qualitativo como abordagem, propôs-se contar com a participação de estudantes de graduação em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. Foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada para a produção de relatos individuais. A análise identificou os compartilhamentos entre as narrativas individuais que ensejavam a composição de uma narrativa coletiva, focalizando seus temas, tempos e significados. Os resultados mostram os motivos implicados na escolha do curso, a desafiadora imersão dos estudantes na cultura acadêmica, com seus estranhamentos e sofrimentos psíquicos, suas transformações identitárias e seus otimistas projetos profissionais, bem como a turbulência produzida pela pandemia em suas vivências universitárias.

Profa. Veronica Mascarenhas

GRUPO DE APOIO AO FAMILIAR DO PACIENTE EM UTI - GAP

O Grupo de Apoio ao Familiar do Paciente em UTI (GAP) busca fornecer apoio profissional como meio de superação do sofrimento familiar no ambiente da UTI. As atividades do grupo centram-se na execução de atividades de apoio, acolhimento e orientação para a superação da tríade trágica – culpa, sofrimento e medo da finitude da vida – vivenciada pelos familiares de pessoas internadas em UTI. A tríade trágica afeta os familiares, tornando-os mais sensíveis e vulneráveis, necessitando de compreensão e apoio por parte da equipe de saúde, que deve assistir não só o internado, mas também a sua família. Assim, o objetivo do grupo é fornecer atendimentos contínuos aos familiares que visitam entes queridos internados na UTI do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM). Os atendimentos são sistematizados em fichas de cadastro, fichas de acompanhamentos numeradas e fichas de encerramento do protocolo de ajuda. As fichas reúnem o detalhamento dos dados do familiar, da situação clínica do ente querido, das necessidades biopsicossociais percebidas, do planejamento e das estratégias de ajuda implementadas. As atividades do grupo também se estendem à comunidade geral da região, através da educação em saúde e assistência ambulatorial à população.

Profa. Maria Elisa Santos

ABELHAS: CONHECER PARA CONSERVAR

O Brasil, devido às proporções continentais e riqueza de ecossistemas, abriga grande parte da diversidade de abelhas do mundo com cerca de 5.000 espécies registradas, distribuídas em todas as regiões do país. No entanto, a importância ecológica das abelhas e o seu papel para a humanidade ainda são pouco conhecidos pela população. Assim, o presente curso de extensão visa mostrar a importância das abelhas, os serviços ecossistêmicos prestados por estes insetos, no tocante a produção de alimentos, manutenção e desenvolvimento dos ecossistemas naturais, a partir dos objetivos a seguir: compreender a importância das abelhas como polinizadores das plantas cultivadas, na manutenção e desenvolvimento dos ecossistemas naturais; conhecer as plantas cultivadas que dependem do trabalho das abelhas para produção de frutos; identificar a relação das abelhas com as plantas; Conhecer hábitos de nidificação das abelhas; Relacionar práticas “amigas” das abelhas. A metodologia aplicada será a revisão bibliográfica sistemática, coleta de dados, em feiras livres, sobre plantas comercializadas e listagem daquelas que dependem das abelhas para formação dos frutos; dia de campo para observações das interações das abelhas com as plantas, bem como das práticas desenvolvidas pelos agricultores. Como resultado teremos a compilação e divulgação de boas práticas para conservação de abelhas.

 

Sala da quarta, dia 15 de março (das 21h às 22h30m)

Docente

Título do Projeto

Resumo

Prof. Rubens Pacheco

A GESTÃO TRIBUTÁRIA E AS BOAS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

O Curso de Ciências Contábeis do DEDC – Campus VII - UNEB promove entre os dias 22 a 23 de setembro, a Semana de Ciências Contábeis com tema: “A GESTÃO TRIBUTÁRIA E AS BOAS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS”. Esta ação formativa receberá palestrantes do Colegiado de Ciências Contábeis da UNEB e convidados.

A programação surge com a ideia de demonstrar como A Gestão Tributária e as Boas Práticas nas Organizações Contemporâneas podem contribuir para assegurar que os empreendimentos atuais possam ter um diferencial competitivo e, inclusive, influenciar no processo da tomada de decisão. Evidenciar e fomentar as questões relacionadas aos instrumentos metodológicos que poderão ser aplicados na pesquisa científica no âmbito da Contabilidade (pública e privada) bem como a sua aplicabilidade prática é também um dos nossos propósitos.

É inegável a importância Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no contexto atual. Nesse vértice, serão abordadas as contribuições das NTIC para transformar a imagem e a participação do contador no mundo dos negócios, reforçando o seu papel estratégico na tomada de decisões, sobretudo no contexto pós-pandemia. Neste interim, será evidenciado também como a tecnologia influenciou no processo de prestação de contas nos setores público e privado.

 

Público-alvo: alunos, ex-alunos, profissionais contábeis da região, empresários e professores.

Rita Regina Costa

ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE NA FORMAÇÃO E AÇÃO EXTENSIONISTA PARA DESENVOLVIMENTO RURAL

O projeto de Extensão objetiva a partir de ações extensionista integrar os alunos das disciplinas de Contabilidade Básica e Contabilidade Agropecuária do Curso de Ciências Contábeis da Uneb Campus VII e a sociedade. A partir de  experiência de inserção dos conhecimentos teóricos adquiridos, em sala de aula, e diálogos  com a sociedade  sobre controle financeiro,  permitindo  a integração ao  orientar da necessidade de registro e controle das informações contábeis para o processo de tomada de decisão dos produtores rurais da feira livre do município de Senhor do Bonfim (BA). As ações permitirão orientar a importância da educação financeira na gestão de seus empreendedores contribuindo, a partir do controle financeiro, melhorar o desenvolvimento das atividades econômicas no contexto rural.  A prática extensionista comunitária despertará no discente, outras realidades fora dos muros da universidade, fazendo refletir sobre sua escolha profissional e como ele pode ser um agente de transformação, à medida que possibilita outros saberes para o fortalecimento e reconhecimento do papel social da contabilidade enquanto Ciência social aplicada.

 

Sala da quinta, dia 16 de março (das 10h30m às 12h)

Docente

Título do Projeto

Resumo

Profa. Magna Andrade

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NO PÓS-PARTO ENTRE MULHERES ATENDIDAS NA ATENÇÃO BÁSICA EM SENHOR DO BONFIM-BA.

Verificar a prevalência do uso de Método Anticoncepcional (MAC) no pós-parto, o conhecimento e a prática do Planejamento Reprodutivo (PR) entre puérperas. Método: Estudo quantitativo, descritivo, pesquisou mulheres entre 3 e 6 meses de pós-parto residentes em Senhor do Bonfim-BA. A amostra foi composta por 97 puérperas e a coleta de dados ocorreu entre junho/2019 a janeiro/2020, através de entrevistas domiciliares. Foi realizada análise descritiva a partir das frequências absolutas e relativas das variáveis. A pesquisa foi aprovada em Edital de Iniciação Científica da UNEB 013/2021. Resultados:92,8% das entrevistadas estavam em uso de algum MAC, dessas, 37% utilizavam o anticoncepcional oral e 4% o Dispositivo Intrauterino (DIU), mas destaca-se que 17,7% das mulheres em uso de MAC pretendiam utilizar o DIU. 47,8% das puérperas que faziam contracepção começaram a usar o MAC apenas no 6º mês de pós-parto. 62,5% compravam o método na farmácia, mesmo a maioria (95,9%) sabendo da gratuidade dos métodos no serviço púbico. 47,4% não planejaram a última gravidez. Conclusão:Foi elevada a prevalência do uso de MAC no puerpério. Todavia, aspectos como o início tardio da contracepção e o significativo percentual de gestação não planejada apontam equívocos no PR realizado no município.

Profa. Agnete Pereira

IMPACTOS DAS LIMITAÇÕES TERAPÊUTICAS NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA EM UM MUNICÍPIO BAIANO EM CASOS DE ACIDENTES VASCULARES E ISQUEMIAS

Estudo, de corte transversal, desenvolvido pelo GRUPIM com objetivo de avaliar a prevalência e a letalidade, associadas à comorbidades, em consequência das limitações no atendimento de urgência de pacientes acometidos por acidentes a nível vascular.

Profa. Márcia Silva

PROJETO CICATRIZAR – AMPLIANDO O CONHECIMENTO ACERCA DO TRATAMENTO DE FERIDAS, ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

O tratamento de feridas constitui um desafio para os profissionais de saúde e grande problema de saúde pública, apesar de não quantificadas no nosso país. Estudos apontam que nos EUA 6,5 milhões de indivíduos vivem com uma ferida e que esse agravo deve seguir crescente, devido ao aumento da prevalência de doenças crônicas, diagnostico tardio das complicações, escassez de recursos humanos qualificado e de tecnologias para o tratamento. Proporcionar a pessoa com ferida um tratamento eficaz, maior conforto e breve retorno a vida social é um grande desafio a ser enfrentado tanto pelo paciente, quanto pelo profissional que cuida, sendo ambos instigados a enfrentar as dificuldades do longo do processo do cuidado. Deste modo, o objetivo do projeto foi ampliar o conhecimento acerca do tratamento de feridas para os profissionais da rede de atenção à saúde de Senhor do Bonfim, levando conhecimento atualizado para quem cuida de pessoas com ferida

 

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