I Seminário Intercursos de Bioquímica
Sobre o Evento
O I Seminário Intercursos de Bioquímica tem como objetivo criar um espaço institucional para socializar e ampliar as experiências de estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Medicina que aplicaram a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) em atividades práticas de Bioquímica. O evento busca promover a integração entre diferentes cursos da área da saúde, incentivar o trabalho colaborativo e o protagonismo estudantil, além de evidenciar a importância dos conhecimentos bioquímicos na formação dos futuros profissionais. Dessa forma, o seminário fortalece a interdisciplinaridade e amplia o impacto pedagógico de práticas inovadoras no ensino da Bioquímica.
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por intermédio do Departamento de Ciências da Vida (DCV), torna público o edital para a submissão de resumos para o I Seminário Intercursos de Bioquímica 2025.2.
Este edital descreve as diretrizes para a submissão e apresentação de trabalhos científicos no I Seminário Intercursos de Bioquímica- SIBq, na modalidade Pôster Científico. Os resumos devem ser enviados até 30 de novembro de 2025 e seguir um formato específico. Em 05 de dezembro, os autores apresentarão os trabalhos em grupos temáticos e receberão feedback. Os trabalhos aprovados serão publicados em um caderno de resumos, e o melhor trabalho de cada curso da área da saúde será premiado.
DISPOSIÇÕES SOBRE SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
1.1 A data limite para submissão de resumos é: 30 de novembro de 2025.
1.2 Cada inscrição dá direito à participação do estudante em um único trabalho redigido em português. ATENÇÃO: Todos os estudantes devem se inscrever na atividade de apresentação de pôster para receber o certificado, mas SOMENTE UM aluno da equipe deve submeter o resumo!
1.3 Todos os trabalhos, sem exceção, deverão ser apresentados na forma de painéis, em 05/12/2025, das 13:00h às 16:30h. Não haverá alteração da data/horário da apresentação de trabalhos.
1.4 O(A) autor(a) responsável pela submissão dos resumos é também o responsável por todas as informações contidas no mesmo, e atesta que tem a concordância de todos(as) os co-autores(as).
1.5 Os resumos devem ser submetidos de acordo com o "Modelo para Resumo". As fontes, tamanhos das letras e seções já estão previamente definidas, de modo que basta preencher os respectivos campos (por exemplo, título, introdução etc). Resumos fora do padrão estabelecido não serão considerados. Clique abaixo para obter o modelo e instruções para submissão de resumo.
Template SiBq- Resumo (Word): TemplateSIBq.docx
2. APRESENTAÇÕES
2.1 Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em formato de pôster científico, tamanho recomendado de 1,00 m de altura x 0,90 m de largura (em hipótese alguma a largura poderá ultrapassar 1,00 m, pois significa entrar no espaço do painel do vizinho), de acordo com a seguinte padronização:
2.1.1 O cabeçalho deve conter o nome do evento I Seminário Intercursos de Bioquímica, o logo do evento, bem como o título do trabalho, os autores, a universidade vinculada (com o seu logo) e um e-mail para contato. Clique abaixo para obter a logo do evento:
Logo SIBq- (Word): Logo evento.docx
Logo SiBq- (Google Docs):Logo do evento
2.1.2 Todos os painéis devem conter o e-mail do primeiro autor.
2.1.3 Todos os trabalhos deverão ser afixados no suporte de painéis, podendo ser colados com fita adesiva ou pendurados com gancho no formato galhardete.
2.1.4 Um bom painel deve conter os seguintes itens:
Introdução
Objetivos do trabalho
Metodologia (ilustrada com esquemas, figuras, gráficos etc)
Resultados e discussão ( ilustrada com tabelas, esquemas, figuras, gráficos etc.)
Conclusões
Referências ( lista selecionada de referências, tipicamente até cinco.)
2.1.5 Será permitida a montagem de uma lista de referências digital que pode ser acessada com o auxílio de QR code. Os autores devem criar um documento em Word ou Google Docs, de acesso livre, com as referências utilizadas em seu trabalho científico devidamente listadas e de acordo com as normas da ABNT. O QR code deve ser devidamente posicionado no final do pôster.
Clique abaixo para obter as instruções:
Sugestão de site para gerar QR Code: https://get-qr.com/pt/generate/link
Instruções de como gerar o QR Code: https://youtu.be/rEl6PD3dSgo)
2.1.6 Para os autores que optarem por utilizar as referências em formato tradicional, elas devem conter a devida identificação e ordem de acordocom a menção no pôster, devendo também seguir as normas ABNT.
Para dúvidas entrar em contato com a comissão organizadora do evento pelo email: sibquneb@gmail.com
Comissão Organizadora: Professoras: Dra. Andrea C. Mariano e
Dra. Regiane D. Fávaro.
Alunos: Amanda Mab Mendonça Miranda; Fernanda Sacramento Santos; Guilherme Ian Bião de Lima Brito;
Mariana Santana Silva; Milena Silva Reis e Sofia Clarissa Novaes Gonçalves
Instagram do evento: sibq.uneb
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| Palestra de abertura - PRESENCIAL | 05/12/2025 10:00 | 05/12/2025 12:00 | Prof Dr Vitor Antonio Fortuna |
| Palestra de abertura - ON-LINE | 05/12/2025 10:00 | 05/12/2025 12:00 | Prof Dr Vitor Antonio Fortuna |
| Apresentação de Pôster | 05/12/2025 13:00 | 05/12/2025 16:30 |