XII Encontro Interdisciplinar PPGADT

DTCSIII Inscrição - 06/05/2025 à 10/05/2025

PROGRAMAÇÃO  13h30 Mesa de abertura 14h Mesa 1. Território, Governança e Inovação Social - Profa. Dra. Maria Carolina Andion (UDESC) 15h30 Mesa 2. A Educação do Campo como luta social - Profa. Dra. Ivânia Freitas (UNEB/DEDCVII) 16h30 Mesa 3. Arpilleras das Mulheres Atingidas por Barragens: Bordando Resistência - Dra. Cleidiane Moreira Barreto 18h Exibição do filme "Eu Sou o Outro" - Áquila Emanuelle 19h Roda de conversa sobre o filme “Eu Sou o Outro" - Dra. Carla Conceição Paiva (UNEB/DCH III) ? a Doutoranda Áquila Emanuelle (PPGADT/UNEB)

PPGFARMA-Palestra: Métricas de Avaliação da Qualidade de Periódicos Científicos

DCVI Inscrição - 06/05/2025 à 08/05/2025

ENCONTRO DE FORMAÇÃO UPT 2025

ASCOM Inscrição - 06/05/2025 à 13/05/2025

O Encontro de Formação UPT UNEB 2025 é uma ação voltada às equipes executoras do Programa Universidade para Todos (UPT/UNEB), promovida com o intuito de fortalecer os processos pedagógicos, administrativos e comunicacionais que sustentam o programa. Nesta edição, o evento propõe o tema "Práticas e reflexões: gestão, inclusão e comunicação", reconhecendo a complexidade e a importância do trabalho desenvolvido nos diversos territórios da UNEB.  Data e local 03, 04 e 05 de junho de 2025 Campus XV da UNEB – Valença Objetivos Contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de gestão pedagógica e administrativa no contexto do UPT. Promover a formação continuada das equipes executoras, a partir da troca de experiências e reflexões críticas. Fomentar estratégias inclusivas que respeitem a diversidade dos sujeitos e dos territórios atendidos pelo programa. Fortalecer os processos de comunicação institucional, com vistas à maior integração e visibilidade do UPT. Estimular o sentido de pertencimento e a valorização do trabalho das equipes nos diferentes campi e polos. Público-alvo O evento é destinado a todas as pessoas que compõem as equipes executoras do Programa Universidade para Todos: Coordenadores(as) Professores(as) especialistas Supervisores(as) de Polo Gestores(as) de Polo Secretários(as) de apoio

Conciliação como método de solução de conflitos

DCHI Inscrição - 05/05/2025 à 06/05/2025

O CALAW, em parceria com o colegiado de Direito e a Prof.ª Ana Beatriz Lisboa Pereira, convida a todos para o diálogo sobre "Conciliação como método de solução de conflitos", a ser realizado amanhã, 6 de maio, às 09h, no auditório do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Regional da UNEB (CPEDR). Não deixe de participar!

Transtornos do Neurodesenvolvimento

DCHTXVI Inscrição - 05/05/2025 à 07/05/2025

I SEMANA DE ENFERMAGEM DO PIEMONTE DA CHAPADA

DEDCVII Inscrição - 05/05/2025 à 16/05/2025

I Semana de Enfermagem do Piemonte da Chapada Diamantina será realizada nos dias 16 e 17 de maio, no Colégio COMUJA, reunindo profissionais e estudantes da área da enfermagem para dois dias de aprendizado, reflexões e fortalecimento da prática profissional. O evento está direcionado para enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares de enfermagem e estudantes de enfermagem, com o objetivo de promover a valorização da profissão,  intercâmbio de conhecimentos e o debate sobre os desafios e perspectivas da enfermagem na região. Contamos com sua presença para construirmos, juntos, um espaço de partilha e crescimento profissional. Local: Colégio COMUJA - JACOBINA - BA  Data: 16 e 17 de maio Público-envolvido: Enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares de enfermagem, parteiras e estudantes de enfermagem. _  UNEB - CAMPUS VII - COLEGIADO DE ENFERMAGEM - Senhor do Bonfim (BA)  GPCENF - Grupo de Pesquisa sobre o Cuidado em Enfermagem 

IV Workshop LAFP - Oxigenoterapia na UTIN

DCVI Inscrição - 05/05/2025 à 01/06/2025

O Workshop de  Oxigenioterapia na UTIN organizado pela Liga Acadêmica de Fisioterapia na Prematuridade (LAFP),  tem como público alvo estudantes matriculados no curso de fisioterapia interessados no tema.O evento tem como objetivo principal o ensino e a disseminação de técnicas baseadas em evidências científicas, abordando os principais fundamentos oxigenoterapia na UTIN. Workshop que ocorrerá de forma presencial  no dia 17 de Maio  na Universidade do Estado da Bahia-UNEB oferecerá certificado de 4 horas, sendo uma excelente oportunidade para aprimorar habilidades e ampliar conhecimentos na área. Não perca essa chance de se atualizar e melhorar a sua prática profissional!

V Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias – CINTERGEO 2025

NUPE DCET I Inscrição - 02/05/2025 à 10/07/2025

A Universidade do Estado da Bahia – UNEB, através do Grupo de Pesquisa GEOTEC - Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, promoverá nos dias 10 e 11 de julho de 2025 a V edição do CINTERGEO – Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias. O evento tem como objetivo fomentar o diálogo interdisciplinar com proposições científicas entre pesquisadores/as, educadores/as e profissionais de áreas correlatas, sendo o tema central desse ano: Processos (Geo)tecnológicos: Itinerâncias e Redes Formativas. Assim, o V CINTERGEO reafirma seu papel como um dos principais eventos científicos na área de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, criando pontes entre pesquisa, educação e inovação nos diferentes espaços educativos. Esta edição comportará sessões de apresentações de trabalhos acadêmicos científicos como atividade, com posterior emissão de certificados para os/as autores/as de trabalhos aprovados pelas respectivas comissões científicas e apresentados durante o Congresso. Sem perder de vista os reflexos positivos da ampliação do uso das tecnologias para aproximar os sujeitos, realizaremos um evento híbrido que ocorrerá online, por meio do canal do GEOTEC no Youtube (https://www.youtube.com/user/geotecuneb), e presencialmente na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I - Salvador. O evento é gratuito e sua programação contemplará a apresentação de trabalhos orais (submetidos em formato de resumo simples e expandido), palestras, minicursos, rodas de conversas, apresentações culturais, entre outros.   Observação: Os/as interessados/as em submissão de trabalhos devem acessar o site http://cintergeo.uneb.br onde todas as demais informações sobre o evento estão concentradas.  Informações adicionais Site: http://cintergeo.uneb.br/ E-mail: cintergeo@uneb.br

Viveiro Ecopedagógico e Recaatingamento

NUPE DCH I Inscrição - 02/05/2025 à 27/05/2025

Serão desenvolvidas atividades na dimensão teórica, com introdução ao estudo da permacultura e da ecologia com ações práticas de criação e plantio de mudas no Campus I - Salvador.

Portas Abertas - Elas nas Exatas

DCETI Inscrição - 28/04/2025 à 15/05/2025

O evento "Portas Abertas - Elas nas Exatas" é uma iniciativa que busca abrir espaço para os jovens pesquisadores dos Grupos de Pesquisa NPAI (Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação) e ACSO (Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica) apresentarem seus projetos de pesquisa em andamento.  Além disso, na programação teremos a participação de alunos do projeto Elas nas Extas. A ideia é que os alunos possam apresentar o andamento dos seu projetos de pesquisa e possam interagir com outros pesquisadores. O evento visa incentivar a troca de experiências, fortalecer a interação entre alunos e pesquisadores e fomentar o desenvolvimento de novas ideias no campo científico. Organização: Professores Maria Cristina Elyote, Ana Patricia Fontes Magalhães e Eduardo M F Jorge Data: 13/05/2025 Local: Auditório do DCET-I Campus Salvador Horário: 14h às 17h Sobre o Evento: Objetivos do Evento: Exibição de Projetos: Os jovens pesquisadores terão a oportunidade de demonstrar o progresso de suas investigações, compartilhando metodologias, resultados preliminares e desafios encontrados durante o desenvolvimento de seus trabalhos. Interação e Networking: O evento proporciona um ambiente propício para o diálogo e a construção de redes de colaboração entre alunos, professores e pesquisadores, incentivando parcerias que podem enriquecer o campo da pesquisa. Promoção da Diversidade: Com um enfoque na inclusão, o evento visa destacar o papel das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), promovendo o empoderamento feminino nas exatas.

III Evento sobre Uso Racional de Medicamentos

DCVI Inscrição - 25/04/2025 à 05/07/2025

II ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA DA UNEB ENSINO E PESQUISA

Catedra Inscrição - 25/04/2025 à 05/05/2025

                                                                                                                              II ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA DA UNEB ENSINO E PESQUISA  A Cátedra Fidelino de Figueiredo - UNEB/Instituto Camões, promove o II ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA DA UNEB, que acontecerá entre os dias 03 e 07 de maio de 2025. O objetivo do evento é estimular o debate sobre o ensino das literaturas africanas, da história, das culturas, no âmbito da UNEB, buscando pensar estratégias e metodologias que auxiliem a consolidação de um efetivo progresso dos estudos africano e um maior e mais sério conhecimento da cultura afro-brasileira.    PÚBLICO ALVO O encontro é voltado para professores, pesquisadores, estudiosos da área de literaturas africanas e demais interessados na temática. Serão disponibilizadas 30 vagas para ouvintes. ATIVIDADES Dia 04 de maio de 2025 - Festival da Língua Portuguesa – Espaço Barroquinha com a participação dos escritores Vera Duarte, Valter Hugo Mãe, Lívia Natália.         Local: Espaço Barroquinha              Horário: 14h  Dia 05 de maio de 2025 - Abertura oficial do II Encontro de professores de literaturas africanas com o tema "A Literatura na Libertação Africana".         Local: Academia de Letras da Bahia.              Horário: 14h às 18h Dia 06 de maio de 2025 - II Encontro de Professores de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa da UNEB - Palestras e conferências.          Local: Academia de Letras da Bahia.              Horário: 9h às 16:30h OBS: Programação completa em anexo. CONTATO: catedrafidelino@uneb.br

Palestra:A presença indígena  no Alto Sertão Baiano

DCHVI Inscrição - 23/04/2025 à 25/04/2025

Integrando a programação do Abril Indígena, o MASB convida você para uma importante roda de conversa sobre a ancestralidade e os vestígios indígenas presentes no Alto Sertão da Bahia. Com a participação da Mestre e Doutoranda em Arqueóloga Juliana Freitas  (MAE/USP) e das estudantes de História Taislaine Caldas e Alanda Carneiro, a palestra propõe um olhar sensível e crítico sobre os registros materiais, memórias e resistências dos povos originários na região. Essa é uma realização do Museu do Alto Sertão da Bahia -MASB, com apoio da Universidade do Estado da Bahia -UNEB e do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território - LINTT (MAE/USP).

Jornada Internacional: autismo, intervenção precoce, diagnóstico e tratamento

NUPE DEDC I Inscrição - 23/04/2025 à 28/04/2025

Jornada Internacional: autismo, intervenção precoce, diagnóstico e tratamento

III ENCONTRO DE EMPREENDEDORISMO GESTÃO E INOVAÇÃO

DCHV Inscrição - 23/04/2025 à 04/06/2025

SUBMISSÃO DE TRABALHOS ENCERRADA - 25/05/2025 INSCRIÇÕES NO EVENTO ATÉ 02 DE JUNHO. SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADA ATÉ 23 DE MAIO.  APRESENTAÇÃO O III ENCONTRO DE EMPREENDEDORISMO GESTÃO E INOVAÇÃO – ENEGI será realizado nos dias 03 a 05 de junho de 2025, em Santo Antônio de Jesus - BA, no Campus V da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordenado pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração, o ENEGI tem como objetivo fomentar a discussão e o desenvolvimento das áreas relacionadas ao Empreendedorismo, Gestão e Inovação, considerando seus diferentes subsistemas e dimensões. O ENEGI é um espaço de discussão de temas científicos no âmbito acadêmico, e este ano tem como tema central: “Diversidade e Inclusão nas Organizações:  Potencialidades e Desafios”. Esta Chamada de Trabalhos é um convite aos estudantes, pesquisadores e professores de quaisquer instituições do país e do exterior. TIPOS DE SUBMISSÕES Os(As) interessados(as) poderão submeter trabalhos nos formatos de resumo expandido teórico-empírico, resumo expandido de ensaios teóricos, resumo expandido de pesquisa tecnológica e no formato projeto de pesquisa. Resumo expandido teórico-empírico - envolve a apresentação de resultados de estudos ou pesquisas, fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas na análise do tema abordado, com consistência, relevância e com alguma contribuição para o desenvolvimento da área. Resumo expandido de ensaios teóricos - abrange a discussão de determinado tema a partir de um posicionamento teórico relevante e consistente para a área do conhecimento, com pressupostos que fundamentam os argumentos favoráveis e/ou contrários e que caracterizam a posição do(a) autor(a) em relação a uma ou várias teorias abordadas. Um ensaio teórico geralmente demanda uma análise profunda da literatura existente sobre o assunto abordado e pode ser caracterizado pela reflexão crítica, densidade de interpretação e proposições alternativas para analisar o tema e contribuir para a realização de futuros estudos. Resumo expandido de pesquisa tecnológica - é um texto destinado a descrever e discutir casos gerenciais de (i) aplicação de tecnologias ou processos, (ii) desenvolvimento de tecnologias administrativas, contábeis e afins, (iii) metodologias de implantação ou aplicação e (iv) softwares relacionados com gestão de organizações e fomentadores de algum tipo de intervenção em organizações. Assim, sua natureza é sempre de aplicação. Projeto de Pesquisa - esta modalidade receberá propostas em fase inicial ou avançada do projeto de pesquisa. O objetivo é contribuir para o aprimoramento do trabalho com discussões que potencializem melhorias em todas as dimensões dos trabalhos para a formação em pesquisa. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO A submissão de trabalhos será exclusivamente pela Internet, neste endereço clicando no botão "Clique aqui para se inscrever". A submissão de trabalhos é gratuita. O trabalho deve ser inédito, contudo, poderão ser aceitos trabalhos ainda em desenvolvimento, mesmo já apresentados em outros congressos e que não tenham já sido submetidos e/ou publicados em periódicos científicos. Os trabalhos deverão ser submetidos em língua portuguesa. Cada trabalho poderá ter no máximo cinco (5) autores. Será permitido até três (3) submissões para autor principal. Deverão ser submetidos arquivos em formato DOC / DOCX. Alterações nos dados dos autores (inclusão, exclusão e mudança na ordem de autoria) somente poderão ser efetuadas até a data limite de submissão. No ato da submissão dos trabalhos, certifique-se de sua opção de enquadramento: teórico-empírico, ensaio teórico ou artigo tecnológico. Não serão recebidas submissões após o encerramento do período mencionado no item 12. Caso seu artigo seja aprovado, sua participação poderá ocorrer em uma sessão alocada em qualquer um desses dias, segundo a programação definida pela organização do evento. Formatação dos trabalhos: Formato do papel: A4; Fonte: Times New Roman ou Arial tamanho 12; Espaçamento: 1,5cm; Alinhamento: justificado; Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.  Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito; Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas; Formato do arquivo: DOC / DOCX; Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto; As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT/NBR-6023. DO RESUMO EXPANDIDO O resumo expandido pode ter no máximo 2.000 palavras, incluindo o texto propriamente dito e as referências bibliográficas. Estrutura sugerida do trabalho: Título Área de interesse e palavras-chave (3 a 5 palavras) Introdução Revisão de Literatura e/ou Referencial Teórico Procedimentos Metodológicos Análise, resultados e discussão Considerações finais Referências DO PROJETO DE PESQUISA O projeto de pesquisa pode ter no máximo 1.000 palavras, incluindo o texto propriamente dito e as referências bibliográficas. Estrutura sugerida do trabalho: Título Área de interesse e palavras-chave (3 a 5 palavras) Introdução (incluindo o problema de pesquisa, os objetivos: geral e específicos, e indicação de teorias e autores (no mínimo 3 autores). Justificativa Procedimentos Metodológicos Resultados esperados Referências Bibliográficas PREMIAÇÕES Os 5 melhores trabalhos de cada área temática receberão um certificado de “menção honrosa”. ÁREAS TEMÁTICAS Comunicação Organizacional Economia Solidária Empreendedorismo Estratégia nas organizações Gestão de contratos e Direito Empresarial Gestão da Inovação Gestão de Pessoas Gestão Financeira e Contábil Gestão de Operações e Logística Gestão Pública Gestão Ambiental e Sustentabilidade Gestão de Turismo e Hospitalidade Marketing INEDITISMO DE TRABALHOS SUBMETIDOS É responsabilidade e dever dos(as) autores(as) informar o ineditismo do trabalho no ato da submissão. Trabalhos publicados em periódicos ou publicados como capítulos de livros não são considerados como inéditos para fins desta chamada, e não devem ser submetidos. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS O processo de avaliação dos trabalhos é anônimo. Caso apresente a identificação de um ou mais autores(as), o trabalho será excluído do processo de avaliação. Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois membros. Em caso de discrepâncias na avaliação, um terceiro membro será designado. Serão avaliados apenas os trabalhos que cumprirem o prazo e as regras de submissão. Não será permitida a substituição de arquivos dos trabalhos submetidos ao evento.  A seleção final, levará em conta de forma conjunta, (i) o resultado das avaliações, (ii) o número adequado de trabalhos a serem apresentados no Encontro e (iii) o tempo disponível para apresentação de cada trabalho. Durante o processo de avaliação não será revelado o nome do(a) autor(a) aos pareceristas, nem os nomes destes ao(a) autor(a) (double-blind review). INSCRIÇÕES E ACESSO AO EVENTO A inscrição no evento é individual e gratuita. Cada participante, autor(a), ou não, deve fazer inscrição para participar do evento. A inscrição é pessoal, intransferível e não compartilhável. FORMATO DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS A decisão final quanto à forma da apresentação de cada trabalho caberá à organização do evento. A opção será feita em decorrência das inter-relações entre os trabalhos aprovados e a disponibilidade de tempo para apresentações, sendo divulgado por e-mail para os trabalhos aprovados. Não caberá recurso por parte dos(as) autores(as) em relação ao formato escolhido para suas apresentações. DATAS IMPORTANTES 24/04/2025 – Divulgação da chamada de trabalho e abertura das submissões 16/05/2025 – Data limite para submissão de trabalhos 26/05/2025 – Divulgação de trabalhos selecionados para apresentação  30/05/2024 – Divulgação da programação completa na Internet 03 a 05/06/2025 – Realização do evento EQUIPE ORGANIZADORA Prof. Dey Salvador Sánchez – UNEB  Profa. Elenita Barbosa de Souza – UNEB  Profa. Maria Rachel P. Pessoa de Queiroz – UNEB  Profa. Mônica Matos Ribeiro – UNEB COMITÊ CIENTÍFICO Prof. Antônio Sanches Cardoso  Prof. João Smith Gomes dos Santos Prof. José Gileá de Souza Profa. Juliana de Castro Braz Profa. Marilu Pereira Castro Profa. Mayara Maria de Jesus Almeida Prof. Nivaldo da Silva Carneiro Júnior Prof. Pedro Camilo de Figueirêdo Neto Prof. Rogério Pereira DISPOSIÇÕES FINAIS A submissão do trabalho implica a aceitação total e incondicional de todas as disposições, normas e instruções constantes nesta chamada de trabalhos. O não comparecimento para apresentação de trabalho incluído na programação do evento implicará na não inserção do trabalho nos anais do evento. A seleção dos(as) avaliadores(as) estará a cargo da comissão organizadora do evento. Os itens deste edital poderão sofrer modificações e atualizações enquanto não consumada a realização do evento. Todas as modificações e/ou atualizações serão publicadas no site eletrônico da UNEB Campus V, na seção do evento. CONTATO E-mail: encontroenegi@gmail.com ou deyrodriguez@uneb.br  UNEB Campus V – Santo Antônio de Jesus/BA, Colegiado de Administração R. Tenente-Cel. Bandeira de Melo - São Benedito, Santo Antônio de Jesus - BA, 44.571-003 COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO

V Simpósio de doação de Órgãos e Tecidos - “Do consentimento à transplantação: a solidariedade que conecta vidas.”

DEDCVII Inscrição - 23/04/2025 à 16/08/2025

COMISSÃO ORGANIZADORA SIMAUTISMO

DCVI Inscrição - 22/04/2025 à 03/05/2025

COMISSÃO ORGANIZADORA SIMAUTISMO

Curso de Extensão: FREUD E MARX. O mal estar na civilização ou luta de classes.

NUPE DCH I Inscrição - 21/04/2025 à 07/05/2025

Curso de Extensão com o objetivo de apresentar novas teorias para entendimento da realidade.

I Encontro de Agroecologia - G.A.U em Movimento

DTCSIII Inscrição - 16/04/2025 à 24/04/2025

Curso Prático DIPF-2025

DCHTXIX Inscrição - 16/04/2025 à 30/04/2025

  A equipe NAF / DIPF 2025, constituída pelos docentes Sérgio Henrique, Renata e Dedeko, oferece curso prático para estudantes do curso de Ciências Contábeis que acontecerá dias 26, 28 e 30/04/2025.  Conteúdo Programático: * O imposto de renda das pessoas físicas; * Contribuintes obrigados a declarar; * Tipos de declaração; * Cálculo do imposto; * Bens, direitos e dívidas a declarar; * Despesas, pagamentos e deduções; * Imposto apurado (a pagar ou restituir).