SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE LICITAÇÃO E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
DCHTXIX Inscrição - 07/09/2022 à 29/11/2022Considerando a ausência de eventos sobre o tema "Licitações e Contratações Públicas", especialmente a partir da Lei Federal Brasileira nº 14.133/2021, as necessidades de capacitação e atualização de estudantes e profissionais para exercerem atividades relacionadas com o Direito Administrativo e para desempenharem as diversas funções em procedimentos de licitações e contratos administrativos e os benefícios institucionais de devolver à sociedade o conhecimento gestado nos meios acadêmicos, o presente curso poderá, observando o interesse público, suprir as necessidades de capacitação e treinamento advindas da entrada em vigor da referida lei federal e trazer os benefícios pretendidos, capacitando aqueles atores sociais para aplicarem as normas de licitações e contratos administrativos em consonância com as normas que tratam dos direitos fundamentais e asseguram o exercício da cidadania pelo administrado. Além disso, as soluções interpretativas do Direito Comparado, especialmente da legislação Portuguesa, podem auxiliar na compreensão e aplicação da nova lei nesse momento de transição. Assim, o Simpósio Luso-brasileiro sobre Licitações e Contratações Públicas, coordenado pelo prof. Reinaldo Couto, se apresenta como uma iniciativa acadêmica em parceria Brasil-Portugal, com o objetivo de introduzir as inovações da Lei brasileira nº 14.133/2021, traçando comparações com a legislação de Portugal sobre o tema, a fim de que os participantes possam compreender o sistema de Direito Administrativo, sob a ótica dos direitos fundamentais, em especial, no que se relaciona a procedimento de licitações e contratos administrativos. Ao final do evento, espera-se que os participantes possam entender as novidades da Lei n. 14.133/2021 e as soluções da legislação portuguesa que sejam úteis ao sistema jurídico brasileiro. ________________________________ LOCAL: Auditório do DCHT XIX, campus Camaçari, da Universidade do Estado da Bahia. Rodovia BA-512, Km 15, Santo Antônio, Camaçari/BA DATA: 29/11/2022, HORÁRIO: 8:00hs às 12:00hs. ________________________________ PALESTRANTES: Prof. Reinaldo Couto Ex-Procurador-Chefe da União no Estado da Bahia (AGU), Professor efetivo de Direito Administrativo da UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA, ex-assessor de Ministro do STJ, ex-membro da Comissão de exame de ordem em Direito Administrativo da OAB/BA, ex-membro da Comissão de Advocacia Pública da OAB/BA, ex-coordenador da Revista dos Mestrandos em Direito Privado e Econômico da UFBA, ex-membro da Consultoria Jurídica do Ministério da Cultura, membro da ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO. Autor dos livros: “Curso de Direito Administrativo, 5ª edição, Saraiva, São Paulo: 2022” e “Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Saraiva, São Paulo: 2021”. Prof. Clodoaldo Silva da Anunciação Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Linha de pesquisa: Poder Econômico e seus Limites Jurídicos. Orientador: Daniel F. Nagao Menezes. Doutor em Direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne em cotutela e dupla titulação com a Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Professor Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Investigador Colaborador do Jus Gov - Centro de Investigação em Justiça e Governação - (Research Centre for Justice and Governance) da Universidade do Minho, Portugal. Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado da Bahia. Profª. Isabel Celeste Monteiro da Fonseca Doutora em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professora Associada da Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM). Directora do Mestrado em Direito Administrativo e Diretora do Curso de especialização em Governação Pública e Direitos Fundamentais nas Era Digital. Investigadora do JusGov, Centro de Investigação em Justiça e Governação da Escola de Direito da Universidade do Minho, onde coordena o projeto “Smart Cities and Law, E.Governance and Rights: Contributing to the definition and implementation of a Global Strategy for Smart Cities”. Membro do Conselho de redação das Revistas: Cadernos de Justiça Administrativa, Direito Regional e Local e Questões Atuais de Direito Local, Revista de Direito Administrativo. Autora de monografias e artigos científicos na área do direito administrativo e em particular nos domínios do Direito da Contratação pública, Direito da Organização Administrativa e Direito Processual administrativo e Resolução alternativa de Litígios. ________________________________ Serão certificadas 4 horas de ACC ao participante que cumprir com assiduidade de 75% da carga horária total. Em nenhuma hipótese, falta, ainda que justificadamente, será abonada. O inscrito que estiver impossibilitado de participar do curso deverá comunicar o cancelamento através do e-mail coleg.direito@uneb.br. Em caso de desistência, a vaga remanescente será preenchida com base em cadastro de reserva.
Roda de Conversa em Comemoração ao dia do Administrador 2022
DEDCXII Inscrição - 06/09/2022 à 09/09/2022A data é comemorada no dia 9 de setembro e sua escolha não se deu por acaso. A data foi definida em razão da assinatura da Lei nº 4.769/65, que criou e regulamentou a profissão no Brasil. Entretanto, a instituição da homenagem só aconteceu cerca de 3 anos depois, sendo, desde então, uma chance de lembrar todos os anos da importância que esses profissionais têm para todos. Muitas vezes isso passa despercebido, mas sem um bom administrador é difícil que os negócios sobrevivam. Aliás, muitos deles foram criados por pessoas formadas em Administração que apostaram em uma ideia e criaram uma oportunidade para os consumidores. Vale lembrar que mesmo aqueles que não são empreendedores também ajudam muito a gerenciar setores ou empresas como um todo. Portanto, esse evento visa demonstrar não somente a importância desse profissional, mas debater um tema tão importante na conjuntura econômica e social no Território Produtivo.
Semana do Administrador - 2022
DCHTXVI Inscrição - 03/09/2022 à 12/09/2022Evento em comemoração ao Dia do Administrador. Campi em parceria para realização: Irecê; Bom Jesus da Lapa; Guanambi; Ipiaú.
XX Semana Acadêmica - Redes de Extensão, Pesquisa e Ensino na Construção, Defesa e Fortalecimento da Universidade Pública
DEDCXII Inscrição - 01/09/2022 à 22/10/2022Sejam bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes! É com imensa alegria que anunciamos a realização da XX SEMANA ACADÊMICA do Departamento de Educação, campus XII, da Universidade do Estado da Bahia. Temos a satisfação de convidar a comunidade de trabalhadores(as), pesquisadores(as), professores (as), estudantes e autoridades para o evento que ocorrerá de 20 a 22 de outubro de 2022 na cidade de Guanambi, nas instalações da UNEB. A XX SEMANA ACADÊMICA, tem como título "REDES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO NA CONSTRUÇÃO, DEFESA E FORTALECIMENTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA” e objetiva discutir e refletir o papel das redes de extensão, pesquisa e ensino nas diversas áreas do conhecimento para a construção, defesa e fortalecimento da universidade pública. Esse será um momento para uma profunda reflexão sobre a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão juntamente com o princípio da autonomia universitária (didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial), que foi consagrada na Constituição Federal de 1988, no artigo 207. A articulação entre esses três pilares é a base do desenvolvimento científico e tecnológico, criando o dinamismo das sociedades atuais. Nessa ótica, o evento será um espaço para trocas de conhecimentos da comunidade acadêmica e geral, visando conhecer e refletir sobre a realidade regional, a partir da variabilidade e multidimensionalidade da pesquisa, da extensão e do ensino, assim como dos saberes e dos fazeres da sociedade. Ao abordar a temática de redes de extensão, pesquisa e ensino, refletir sobre os diferentes arranjos organizativos de ações e serviços locorregionais, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir e fortalecer as ações da Universidade voltadas para a formação humana e contribuição com a sociedade. A XX Semana Acadêmica terá eixos temáticos abrangendo as várias discussões que caracterizam a complexidade e a diversidade desse campo. Serão realizadas mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos, conferências, oficinas, minicursos e rodas de conversa. Além disso, teremos feiras de economia solidária, espaço para as artes, mostra de ensino, pesquisa e extensão, atividades artístico-culturais, lançamentos de livros etc Contamos com sua participação. Desejamos a todos/as/es um ótimo evento! PROGRAMAÇÃO Dia 20/10/2022 (quinta-feira) 18h às 19h30 - Credenciamento 19h30 - Solenidade de Abertura da XX Semana Acadêmica do DEDC XII 20h - Conferência Magna - Importância das redes de extensão, pesquisa e ensino para a construção, defesa e fortalecimento da Universidade Pública Conferencista: Profª. Drª. Maria Luiza Sussekind Veríssimo Cinelli 21h - Atividade sociocultural - Dança teatral corpo de baile: Damares Meira, Iana Jéssika Rodrigues Silva, Jean Lucas Alves Caires, Tamires Cristine Pereira da Silva. (Roteiro de: Damares Meira, Flávia Kamila e Tamires Cristine) Dia 21/10/2022 (sexta-feira) 08h às 10h Mesas redondas/Painéis Atividade cultural I - Poesia - Lucas Lopes Painel “Formação, Currículo e Trabalho Docente no fortalecimento da Universidade Pública” Palestrantes: Profª. Drª. Fausta Porto Couto Profª. Drª. Gláurea Nádia Borges de Oliveira Prof. Dr. Sebastião Carlos dos Santos Carvalho Mesa redonda “A Educação como objeto da Pedagogia: perspectivas para o século XXI Atividade cultural II - Poesia- Deyse Alves Palestrantes: Profª.Me. Wilma Moura Conceição Prof. Dr. Adelson Ferreira da Silva Moderadora: Profª. Me. Jany Rodrigues Prado Atividade cultural III - Poesia - Gustavo Alves. Mesa redonda “Articulação em saúde: fortalecimento dos serviços de saúde, da enfermagem e da universidade pública” Palestrantes: Enfermeiro Esp. Everton Gomes da Silva Bueno Enfermeiro Me. Edmilson Nascimento Enfermeiro Esp. Juliano Batista Santos Mediadora - Profª. Me. Ediane Santos Caires 10h às 10h20 - Intervalo Atividade cultural IV - Música - Leila Gomes Brito, Silvânia de Lessa Souza e Geize Kely Neves Gomes 10h20 às 12h - Sessão de apresentação de trabalhos 12h às 14h - Intervalo para almoço 14h às 18h - Oficinas/ Minicursos Mostra de Extensão, Pesquisa e Ensino 18h às 19h - Lançamento de livros Atividade cultural V - Poesia - Gean César Nogueira 19h às 20h30 – Mesa redonda: Importância da tessitura de redes para o fortalecimento da UNEB, campus XII no território Sertão Produtivo Palestrantes: Profª. Drª. Marinalva Nunes Fernandes Profª. Drª. Marisela Pi Rocha Representante do IFBA Moderador: Profª. Drª. Sônia Maria Alves de Oliveira 20h40 - 22h10 Mesa redonda “Empreendedorismo, Gestão Empresarial e Sustentabilidade Ambiental” Palestrantes: Prof. Dr. Jerisnaldo Matos Lopes Prof. Dr. Floriano Barbosa Silva Prof. Dr. Ginaldo Cardoso de Araújo Moderador: Prof. Dr. Rogério Santos Marques Dia 22/10/2022 (sábado) 08h - 09h20 Sessão de apresentação de trabalhos 9h30 às 11h20 Mesa Redonda “O ensino, a pesquisa e a extensão na UNEB: como dialogam?” Palestrantes: Profª. Drª. Rosane Meire Vieira de Jesus Profª. Drª. Tânia Maria Hetkowski Moderador: Prof. Dr. Luiz Humberto Rodrigues Souza 11h30 - Plenária Final INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser realizadas em link disponível no site, mas somente serão efetivadas após pagamento e envio de comprovante para o e-mail financeirosemanaacademicaxx@gmail.com. Os valores por categoria podem ser visualizados na tabela abaixo. 1. Valores individuais para inscrição Categoria 30/09 a 15/10 A partir de 16/10 Ouvintes – Estudantes de graduação e pós-graduação* e representantes de movimento social ** 15,00 20,00 Ouvintes – Comunidade externa / docentes da Educação Básica e Ensino Superior / Profissionais de saúde 25,00 30,00 Participantes – Apresentação de Trabalho - Estudantes de graduação e pós-graduação* e representantes de movimento social ** 20,00 30,00 Participantes – Apresentação de Trabalho - Comunidade externa / docentes da Educação Básica e Ensino Superior / Profissionais de saúde 35,00 45,00 * Inscrições nas categorias Graduando e Pós-graduando serão aceitas, exclusivamente, mediante o envio do comprovante de matrícula ou declaração da Instituição de Ensino para o e-mail financeirosemanaacademicaxx@gmail.com **Inscrições na categoria Movimentos Sociais serão aceitas, exclusivamente, mediante o envio de declaração assinada por responsável pela entidade ou coletivo para o e-mail financeirosemanaacademicaxx@gmail.com 2. Forma de pagamento O pagamento de inscrição poderá ser feito por meio de Pix ou transferência bancária: Pix (e-mail): vandearleyborges@hotmail.com Transferência bancária: Caixa econômica Federal Ag: 0779 OP: 013 CP: 00121204-2 Observe com atenção as diferentes categorias e datas de pagamento. Importante: ao efetuar a transação de pagamento, favor verificar a data correta. Não serão aceitos comprovantes com data de pagamento “agendada” para o dia posterior ao dia da transação. ATENÇÃO Não serão realizadas inscrições presenciais. TRABALHOS CIENTÍFICOS Acesse o edital com todas as normas e prazos e o modelo para elaboração do resumo expandido. ORGANIZAÇÃO Coordenação Geral Maria de Fátima Pereira Carvalho Marcela Andrade Rios Comissão FinanceiraTatyanne Gomes Marques Vandearley dos Santos Borges Wilton dos Santos Moitinho Ione Aparecida Magalhães da Costa Joelson Soares da Silva Gilmar Alves dos Santos Comissão Científica (trabalhos científicos) Julinara Silva Vieira Moitinho Sayonara Miranda de Oliveira Claudio Roberto Meira Mateus Carmo Santos Iolândia Silva Santos Araújo Comissão Científica (programação) Berta Leni Costa Cardoso Josias Benevides da Silva Ediane Santos Caires Rogério Santos Marques Comissão de Infra-Estrutura, Apoio, Informática e Multimeios: Bárbara Teixeira Carvalho Joelma Oliveira Farias Júlio César Lemos de Almeida Elio Braga da Silva Elenice de Brito Teixeira Silva Giane Araújo Pimentel Carneiro Jany Rodrigues Prado Comissão de Divulgação e Patrocínio Anna Donato Gomes Teixeira Sirlene Prates Costa Teixeira Adriana Pimentel Teixeira Comissão de Secretaria Luiz Fernando Ramos Junquilho Trindade Ingled Lorrayne Ramos Da Silva Elio Braga da Silva Elionara Teixeira Boa Sorte CONTATO Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação, campus XII Av. Vanessa Cardoso Ipanema 46430000 - Guanambi, BA - Brasil Telefone: (77) 3451-1535 E-mail da coordenação geral do evento: xxsemacademica@gmail.com
Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas
DEDCVII Inscrição - 01/09/2022 à 18/11/2022Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas - EDIPE O Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas objetiva aproximar o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru do que tem feito os/as discentes da Universidade, socializando as diversas práticas extensionistas e de pesquisas realizadas ao longo do ano de 2022. Com isso, portanto, o evento propõe a vivência de Palestras e Mesas Temáticas, bem como espaço de apresentação de trabalhos, que serão avaliados por comissão científica. Poderá participar das atividades aqui propostas qualquer pessoa que faça parte da comunidade acadêmica e externa. Espera-se, com este projeto de extensão, contribuir com os movimentos de socialização das diferentes práticas de extensão e pesquisa realizadas pelos cursos de Teatro, Pedagogia, Biologia, Matemática, Enfermagem e Ciências Contábeis; e com a formação de estudantes, professores e demais profissionais das áreas que compõe essas áreas. É uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) e das representações estudantis do Departamento de Educação, Campus VII. Data: 16 a 18 de novembro de 2022 Inscrição: 01 de setembro a 16 de novembro de 2022 Submissão de Trabalhos: 01 de setembro a 30 de outubro Modalidade: Presencial PROGRAMAÇÃO I EDIPE 06/12/2023 Matutino 07h30min - Credenciamento 8h – Música e Abertura performance 8h30 - Mesa de Abertura 9h30 – Palestra de Abertura A importância da extensão na democratização do saber científico (Prof. Dr. Américo Silva/ Profa. Dra. Ana Paula Guedes - Uneb, Campus VII). Vespertino 14h - Minicursos Noturno 19h30 - Apresentação de trabalhos 07/12/2023 Matutino 07h30min - Credenciamento 8h30 – Minicursos Vespertino 13h30 - Apresentação de trabalhos Noturno 19h20 – Mesa Pesquisa: Narrativas de discentes pesquisadores: Como conciliar as demandas universitárias e as inúmeras atividades extracurriculares? ( Kelen Karoline (Enfermagem), Vinicius Christian (Matemática), David Lucas (Pedagogia), Ana Kelly (Biologia), Adson(Teatro), Marcelo (Contábeis). 20h20 – Minicursos 08/12/2023 Matutino 07h30min - Credenciamento 8h – Apresentação de trabalhos 10h20min - Minicursos Vespertino 13h30min - Mesa Extensão - Extensão e Sociedade: vivências dos/as estudantes extensionistas do Departamento de Educação(DEDC/VII) no Território de Identidade Norte do Itapicuru (TIPNI) - Edivan Santana (Biologia), Everton Santos ( Enfermagem), Paloma (Matemática), Cláudia de Souza(Teatro), Joseane (Pedagogia). 14h30 – Palestra - Desafio da pesquisa no contexto atual (Prof. Dr. Professor Pedro e Profa. Me. Viviane Brás - Uneb, Campus VII) Noturno 19h30 – Mesa de Encerramento 20h30 – Intervenção Artística (Performance final - Abigail Ferreira, Dayslla Nathielle e Melissa Bonfim (Teatro) II Ciclo de minicursos e oficinas do DEDC7 - I EDIPE Minicursos oferecidos: Dia 16/11/2022: 1- A técnica shantala e a estimulação no desenvolvimento infantil - Fernanda Souza e Josenilde Damasceno (Alunas de extensão - Enfermagem); 2- Diálogo sobre Gênero e Sexualidade - Islla e Yasmim. Dia 17/11/2022: Matutino 3- Teatro e dança para iniciantes - Ingrid Miranda (Teatro). 4- Desenrolando com o Canva: Criação de artes para o Ensino de Biologia - Sarah e Taislane (Biologia). 5- Descomplicando ABNT para trabalhos acadêmicos - Geovano e Ariel (Pedagogia) Noturno 6- Como a contabilidade Trabalhista Beneficia o Gerenciamento Empresarial - Sérgio dos Santos (Contábeis). 7- Xadrez para iniciantes - Leonardo e Julivaldo (Matemática); Dia 18/11/2022: 8- Homotransfobia e educação: roda de discussão - Ariel e Geovano. (Pedagogia)
As Mulheres nas Crônicas e Poesias de Jehová de Carvalho
NUPE DCH I Inscrição - 31/08/2022 à 01/09/2022Curso de extensão “As Mulheres nas Crônicas e Poesias de Jehová de Carvalho As atividades serão desenvolvidas na unidade, entre os dias 1º e 29 de setembro.
Sessão Aberta da LANAF: Atuação fonoaudiológica na amamentação
DCVI Inscrição - 31/08/2022 à 05/09/2022Sessão aberta da LANAF (Liga Acadêmica de Neonatologia aplicada à Fonoaudiologia) sobre atuação fonoaudiológica na amamentação com a fonoaudióloga Thaís Maia
I Encontro Regional Nordeste de Educação em Direitos Humanos (BA, PE, SE, AL) e III Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos (FBEDH)
NUPE DEDC I Inscrição - 30/08/2022 à 18/09/2022Vivenciamos um momento de crise política no qual predomina, no cenário brasileiro, uma forte tensão entre projetos ultraconservadores nos diversos âmbitos, social, cultural, educacional e político, que se fundamentam em um ideário extremista e de resgate de propostas autoritárias de educação e de sociedade. Além do mais, tem sido enaltecido um projeto de sociedade baseado no desprezo pelo diálogo e pelos processos interculturais, num evidente desrespeito aos direitos humanos, inclusive com ataques cotidianos à democracia e à Constituição Federal Brasileira de 1988. É urgente a necessidade de reagir a essas perplexidades, reunindo diversos atores sociais comprometidos em refletir e propor alternativas à (re)construção da democracia. Com o objetivo de fortalecer os Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos (EDH), no atual cenário de incertezas e desafios, buscamos retomar os diálogos pela reconstrução de ações democráticas, formação para a cidadania e a emancipação humana. Nesse sentido, busca-se o desenvolvimento de condições para a garantia da igualdade, a dignidade humana, a convivência com a diversidade e a justiça social. A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promovem, em parceria com a Universidade Católica do Salvador (UCSal), o I Encontro Regional de Educação em Direitos Humanos (BA, SE, AL, PE) e o III Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos (FBEDH). O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro de 2022, de forma híbrida, no qual algumas atividades serão presenciais e outras de forma on-line nos canais do YouTube da RedeEDH Bahia e ReBEDH-PE. No primeiro dia o evento terá atividades na UNEB campus I e no You Tube. No segundo dia, as atividades se desenvolverão na UCSal, de forma presencial e on-line. Carga horária total: 16 horas Haverá emissão de certificado.
ENGENHARIA DE MINAS: ENTRELAÇANDO TEORIA E PRATICAS EXTENSIONISTAS INTEGRADORA
DCHVI Inscrição - 29/08/2022 à 30/08/2022O evento tem por objetivo articular a teoria desenvolvida ao longo do ano no curso de Engenharia de Minas. A integração da teoria com a pratica ocorrerá mediante preparação dos grupos de alunos mediada com a orientação de docentes, para que atividades como: oficinas, cursos, palestras, treinamento seja executada com a comunidade acadêmica e local/regional. data-30/08/2022 local de realização- UNEB- auditório modalidade-presencial carga horaria- 12 horas
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DEMOCRACIA
NUPE DCH I Inscrição - 29/08/2022 à 28/09/2022O curso será realizado no Auditório da ADUNEB, em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica (UNJ/DCH1). .
Submissão de Proposta de Webinário - IV Seminário de Pesquisa da UNEAD
UNEAD Inscrição - 29/08/2022 à 30/09/2022SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE WEBINÁRIOS IV SEMINÁRIO DE PESQUISA O IV Seminário de Pesquisa da UNEAD – UNEB, tem como finalidade promover diálogos entre múltiplos atores e perspectivas com base nas experiências, pesquisa científica e tecnológicas, assim como nas atividades de extensão desenvolvidas no âmbito da UNEAD. O evento será organizado em salas formativas que se constituem em espaços para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados pela comunidade acadêmica e externa que empreenderam ações desenvolvidas no campo da pesquisa. Para tanto, é proposto como tema nesta edição “EDUCAÇÃO DIGITAL: PROCESSOS FORMATIVOS NA CONTEMPORANEIDADE", tendo como eixos norteadores: Eixo 1: Práticas e alternativas para inclusão digital e a educação inclusiva; Eixo 2: ON-LIFE: A educação digital no campo do conhecimento, nas práticas da vida e na interação social e Eixo 3: Alternativas tecnológicas e digitais que ampliem a comunicação, interação e socialização para a cultura digital. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES ATIVIDADE PERÍODO Inscrição como OUVINTE 16/08 a 25/10/22 Submissão de Trabalhos (Resumo Informativo) 16/08 a 30/09/22 Submissão de Propostas de Webinários Até 30/09/2022 Divulgação do resultado dos Resumos aprovados 04/10/22 Envio do link do vídeo, do YouTube, do Resumo do Trabalho Aprovado, no SGE Até 11/10/22 Divulgação do resultado dos vídeos aprovados para apresentação dos Trabalhos 21/10/22 Divulgação das gravações dos Trabalhos aprovados no canal Unead no Youtube A partir de 25/10/22 Maiores informações: Instagram: @uneaduneb E-mails: ivpesunead@uneb.br / cientivpesunead@uneb.br (Comissão Científica).
II Congresso Unebiano de Ciências Biológicas
DEDCX Inscrição - 29/08/2022 à 25/10/2022O II ConUCBio - Congresso Unebiano de Ciências Biológicas é uma proposta planejada e desenvolvida pelos discentes da UNEB e respectivos Diretórios Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB, representando os campi dos departamentos DCET II, DCH VI, DEDC VII, DEDC VIII, DCH IX e DEDC X. Esta segunda edição ocorrerá de 26 a 28 de Outubro de 2022 com o tema "Tecnociência, Educação e Sociopolítica: o que eu tenho a ver com isso?" e o campus que sediará essa edição é o Campus X - Teixeira de Freitas por meio do seu Departamento de Educação - DEDC. Neste intuito, o II ConUCBio disseminará o conhecimento produzido na academia, em particular quanto às Ciências Biológicas, por meio das pesquisas científicas, extensão e ensino, discutindo e analisando, ao mesmo tempo, as consequências disso na nova realidade provocada pela pandemia. Cabe destacar a relevância do II ConUCBio, não apenas por se tratar de uma resposta da comunidade acadêmica à situação de limitação das atividades, em particular pela iniciativa e disposição dos alunos, mas por estabelecer o contato entre os participantes, proporcionar o intercâmbio de informações, aproximar alunos e professores, incentivar a divulgação de pesquisas e do conhecimento, mas por seu caráter democrático, inclusivo e apoiador da diversidade e da equidade social e acadêmica. Sendo assim, esperamos a ampla participação da comunidade acadêmica e também da externa, almejando o pleno sucesso do evento. Nos siga em nossas redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/conucbio/ YouTube: https://www.youtube.com/c/ConuCBioUNEB SALAS DE APRESENTAÇÃO - 26/10/2022 - Quarta-feira >> Eixo 1 BOTÂNICA: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aLmaR3TUL-SxNJF2-RIpPPA4HasFH7i4kD8RUmJmYly41%40thread.tacv2/conversations?groupId=0f20ac98-1e14-4a8f-af2f-748b41a0831a&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707 >> Eixo 2 ECOLOGIA/ZOOLOGIA: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a_rzXxTj9LarEWqfGNjNtQa4AY7rkLX-6I5mipWZ0TPQ1%40thread.tacv2/conversations?groupId=5e2de82e-6543-44af-95b2-ef1bd430a872&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707 >> Eixo 3 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3abj-uujUAHk2y22LSye3Pc6iz-FIdcG8JkrQfNKoRZv81%40thread.tacv2/conversations?groupId=88bcfc5c-cdcc-4041-9ca2-d4842db49a6a&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707 SALAS DE APRESENTAÇÃO - 27/10/2022 - Quinta-feira >> Eixo 4 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aplq-RL1-zpTYnilOjQhpMDBE1vzDbADChL1Nmttfor41%40thread.tacv2/conversations?groupId=1e52e51e-23f2-4ec3-9c50-126720081771&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707 >> Eixo 5 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3acZpomVLs42ZYFvIkxlqtYdzLUQ0pfBkKV4mOLpdu9Dc1%40thread.tacv2/conversations?groupId=b5694653-d4b2-415c-b7fc-6b95efdc9b11&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707 >> Eixo 6 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3avG32LiieYiOEjc3ouNUx4mi28woOCbjYSVWHfFPglgo1%40thread.tacv2/conversations?groupId=8c5bae88-f29c-46e1-81a4-5d0c51191dde&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707 SALAS DE APRESENTAÇÃO - 28/10/2022 - Sexta-feira >> Eixo 7 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3aHOPjdd4Gh34Q-r5imsPGDNjJR-Yb3abVhfudI2_1qHk1%40thread.tacv2/Geral?groupId=1beaf662-626c-4335-800d-32b368db63ce&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707 >> Eixo 8 MICROBIOLOGIA: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3aw_EP-VdcNuT49JmGFEidkAt1RI6c-acJh7V57cnI_aY1%40thread.tacv2/Geral?groupId=92c8bb86-d9c6-4dfa-84d9-e58078355e3f&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707 >> Eixo 9 SAÚDE: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3a8KN86v16C9j_HLnCYGqSsXMTI0cGwxYPImQdtERMsI41%40thread.tacv2/Geral?groupId=6878304b-be5a-432f-a5ad-492715b808f2&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707 INSCRIÇÕES E CERTIFICADO Para efetuar a inscrição no evento, o participante deverá preencher o formulário de inscrição no site do evento: https://www.sge.uneb.br/conucbio2022. Ao preencher o formulário, o participante deverá escolher, dentre as atividades, a opção "Participação Geral" (para participar da programação geral do evento, com as palestras, mesas redondas, conferências e sorteios) e os minicursos que deseja. Para aquelas pessoas que realizaram sua inscrição na programação geral antes dos minicursos estarem disponibilizados, a escolha dos mesmos pode ser feita através da opção "Consultar > Editar inscrição" no menu lateral da área do participante. Esse cadastro também é necessário para a submissão de resumos. Apenas os participantes que tiverem presença confirmada em pelo menos 75% das atividades realizadas receberão o certificado de participação. MINICURSOS Todos os minicursos terão carga horária de 2h e cada participante poderá se inscrever em até 02 minicursos com horários compátiveis. As inscrições serão através do espaço aqui no SGE e as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição quando disponível. 26/10/2022 – 13h as 15h M1 - A etnobotânica e o Poder ancestral das Plantas (Ma. Nayara Gomes Bastos - UNEB) M2 - Abordagem Socioecológica: por uma Educação em Saúde mais abrangente na Escola (Dra. Liziane Martins – UNEB/UFSB) M3 - Sementes florestais (Ma. Taina Lyra da Silva - UFSB / Dr. Jorge Fortuna - UNEB) M4 - Ações antrópicas e o processo de erosão genética: impactos causados por vetores seletivos não naturais (Dra. Mariana Santos de Jesus - IFS) 27/10/2022 – 15h30 as 17h30 M5 - Interação antígeno e anticorpo: conceitos e aplicabilidade (Dra. Vera Lúcia Costa Vale - UNEB) M6 - Potencialidades da aplicação da Biologia na Arqueologia (Dra. Cristiana de Cerqueira Silva Santana - UNEB) M7 - Escrita científica (Ma. Camila Brito - UNEB) M8 - Plantas medicinais e suas formas de uso (Dra. Caroline Nery Jezler – UNEB / Lic. Liliane Ferreira Cardoso - UNEB) 27/10/2022 – 19h as 21h M9 - Nomenclatura zoológica (Dra. Loyana Docio Santos - UNEB) M10 - Estudo de comunidades vegetais - Análise fitossociológica (Dra. Mara Rojane Barros de Matos – UNEB / Mestrando Enéas Lima Santos - PPGMSB) M11 - Educação ambiental no resgate de animais silvestres (Jorge Luiz de Souza Carvalho - PMJ – Jacobina - BA) M12 - Abelhas: conhecer para conservar (Ma. Maria Elisa da Silva Santos – UNEB / Hévila Aléxia Lopes de Sousa – UNEB / Rogério Silva Jesus - UNEB) 28/10/2022 – 08h as 10h M13 - Como pesquisar em banco de dados genômicos (Dra. Sandra Eliza Guimarães - UNEB) M14 - Educação antirracista e ensino de biologia: conversas iniciais (Doutoranda Kelly Meneses Fernandes - UNEB / Dr. Nivaldo Aureliano Léo Neto - UFPA) M15 - Manuseio de insetos no campo (Ma. Greice Ayra Franco de Assis - UNEB) M16 - Manejo da agrobiodiversidade da Caatinga (Gabriel Troilo - SEC – BA e UNEB) M17 - Fungos endofíticos (Dra. Thais Emanuelle Feijó de Lima - UNEB) PROGRAMAÇÃO QUARTA-FEIRA – 26/10/2022 10h - ABERTURA DO EVENTO 11h - CONFERÊNCIA DE ABERTURA: "Tecnociência, Educação e Sociopolítica: o que eu tenho a ver com isso?" - Me. Grégory Alves Dionor (UNEB/UFBA) 13h às 15h - MINICURSOS – M1 ao M4 15h - PALESTRA: “Estudos epidemiológicos e análise de dados nas Ciências Biológicas”. - Dr. Alvaro Luis Muller da Fonseca (UNEB) - Dr. Ariel Gustavo Letti (UNEB) 16h - MOSTRA DE VÍDEOS 16h30 - APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS 18h30 - PALESTRA: “Caminhos para o desenvolvimento de vacinas”. - Dr. Gustavo Cabral de Miranda (USP) 19h30 - MESA REDONDA: “Por uma sociedade inclusiva: caminhos pela educação”. - Dra. Viviane Borges Dias (UESC) - Ma. Guilhermina Elisa Bessa da Costa (UNEB) - Dra. Patrícia Maria Mitsuka (UNEB) - Prof. Pedro Henrique Gomes Santos (UNEB) QUINTA-FEIRA – 27/10/2022 08h - APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS 10h - PALESTRA: “Abelhas solitárias brasileiras”. - Doutorando Thiago Mahlmann Vitoriano Lopes Muniz (INPA) 11h - MOSTRA DE VÍDEOS 13h - MESA REDONDA: “Biotecnologia aplicada para a mitigação de problemas ambientais”. - Dra. Sandra Eliza Guimarães (UNEB) - Dr. Gervásio Paulo da Silva (UNEB) - Dra. Helenita Costa Quadros (UNEB) 14h30 - PALESTRA: “Profissão Biólogo: Legislação, oportunidades e atuação profissional. CRBIO-08”. - Dr. César Roberto Góes Carqueija (SENAI CIMATEC) 15h30 às 17h30 MINICURSOS – M5 ao M8 17h30 - PALESTRA: “Etnobotânica”. - Dra. Alexa Araujo de Oliveira Paes Coelho (UNEB) 18h30 – LANÇAMENTO DE LIVROS 19h às 21h - MINICURSOS – M9 ao M12 SEXTA-FEIRA – 28/10/2022 08h às 10h - MINICURSOS – M13 ao M17 10h - MESA REDONDA: “Ecologia e meio ambiente: da Ciência aplicada à divulgação científica”. - Dra. Joana Farias dos Santos (UNEB) - Dra. Ana Paula Penha Guedes (UNEB) - Dra. Mara Rojane Barros de Matos (UNEB) 13h - APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS 15h - MESA REDONDA: “Contribuições da palinogia ao estudo da biodiversidade”. - Ma. Sandra Teixeira de Araújo Nascimento (UNEB) - Me. Rubecleiton Silva Souza (UNEB) - Ma. Ilana Marques de Souza Dias (UNEB) 16h30 - APRESENTAÇÃO DE LIVROS 17h - PALESTRA: “Zoonoses urbanas: Uma realidade, ou uma preocupação?” - Dra. Marta Maria (UNEB) 18h – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO EVENTO. SUBMISSÃO DE RESUMOS 1) Serão aceitos para o processo de avaliação os trabalhos oriundos de pesquisas em andamento e/ou concluídas, relatos de experiências e apresentação de produtos educacionais. 2) Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo simples e apresentados no formato de vídeo-poster em sessões de apresentação. 3) O autor principal e/ou apresentador deve estar inscrito no evento. 4) Cada pessoa poderá submeter, no máximo, 02 (dois) trabalhos como primeiro autor. 5) A submissão de trabalhos será feita exclusivamente pelo site do evento. 6) Todos os resumos submetidos precisam estar inseridos em um dos seguintes eixos temáticos: a) Ensino de Ciências e Biologia, Divulgação científica e Difusão do conhecimento; b) Bioquímica, Biologia molecular, Biologia celular, Imunologia e Genética c) Embriologia, Histologia e Anatomia/Fisiologia d) Microbiologia, Parasitologia, Virologia e Micologia e) Zoologia f) Ecologia, Conservação e Restauração ambiental g) Botânica h) Evolução, Paleontologia e Arqueologia 7) Qualquer dúvida ou dificuldade no processo de submissão, entre em contato com a Comissão Organizadora através do email conucbio.uneb@gmail.com. 8) As sessões de apresentação acontecerão em salas virtuais do Microsoft Teams com links, datas e horários disponibilizados em tempo hábil conforme programação do evento. Instruções para preparação do resumo: a) O resumo deverá conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras. b) Não serão contabilizados no número limite de palavras: título e palavras-chave. c) O resumo para trabalhos oriundos de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência deverá ser elaborado em parágrafo único, considerando os tópicos a seguir: tema ou problema, objetivos, metodologia, resultados e conclusão do trabalho. d) O resumo deverá conter entre 03 (três) e 05 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto. e) O(a) autor(a) deverá indicar o eixo temático escolhido no texto submetido. f) Formato do arquivo: Word 97-2003 (*.doc) ou superior. g) A formatação do template disponibilizado deve ser mantida. h) Indicar em nota de rodapé (no recurso referências do word) a afiliação principal do(a) autor(a)/coautor(a) e o email para contato. i) Não serão aceitas figuras, tabelas e referências no resumo. Instruções para formatação do vídeo poster: 1) Apenas os autores de trabalhos aceitos precisarão enviar o vídeo da apresentação. 2) A apresentação dos trabalhos deverá ser gravada em vídeo e contemplar os elementos abordados no resumo submetido. 3) Recomenda-se usar a criatividade para produzir um vídeo objetivo e interessante. 4) Características e requisitos do vídeo: a) Duração: até 10 minutos; b) O vídeo deve ser inserido em um canal no YouTube, com visibilidade configurada como "Não listado" ou "Público"; d) Devendo ser publicado com a seguinte nomenclatura (máximo 100 caracteres): “II CONUCBIO – UNEB – NOME DO AUTOR PRINCIPAL"; e) No campo “Descrição”, no YouTube, inserir: nome do evento, eixo temático no qual o se insere, título e breve descrição do trabalho. f) O formato do vídeo deve ser: mp4 ou mov, com boa resolução de som e imagem, gravado na horizontal, preferencialmente em HD (1280x720). 5) Os vídeos serão exibidos nas sessões de apresentação, sendo obrigatória a presença de pelo menos um dos autores para que este participe dos momentos de discussão pós-exibição. 6) O apresentador deve ter o vídeo da apresentação em fácil acesso, caso seja necessário por problemas de conexão. DATAS IMPORTANTES ATIVIDADE DATA Submissão de trabalhos até 29 de setembro de 2022 (PRORROGAÇÃO) Resultado da avaliação de trabalhos por pareceristas 06 a 10 de outubro de 2022 Período para envio do vídeo da apresentação até 23 de outubro de 2022 Apresentação de trabalhos Conforme programação do evento CONCURSO DE FOTOGRAFIAS Este concurso tem a finalidade de premiar uma fotografia científica afim de divulgar e proporcionar a visualização de um fenômeno natural ou resultados de trabalhos e pesquisas científicas, incluindo fauna, funga e ou flora. - A fotografia deve ter o tamanho máximo de 10 GB; - A fotografia deve ser autoral. - Período de inscrições: 01 a 10/10/2022. - Link da inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnEM_gzYJHavGVxgsnyjZmBE7ZOy5PLy_0Hr3FLVrcpQdg7A/viewform?usp=sf_link CONCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A divulgação científica é a transposição do discurso científico afim de aproximar a sociedade da ciência dos fatos e progressos científicos, de forma simples e de fácil acesso. Por isso, está aberta a divulgação de atividades de divulgação científica. - O vídeo deverá ter até 03 minutos e estar no formato MP4; - Cada inscrição dará direito à submissão de até 1 (um) vídeo; - A seleção dos três melhores vídeos será realizada pela Comissão Organizadora; - As três produções de vídeos, pré-selecionadas para exposição no evento, serão publicadas online no site e redes sociais do II ConuCBio para votação do público; - O vídeo deverá conter: seu nome, sua instituição e apresentação do seu projeto; - O projeto deve apresentar resultados e conclusões; - Caso o projeto não tenha sido concluído, deverão ser apresentados os resultados parciais; - Ao fim do evento, todas as produções serão publicadas em nosso canal no YouTube. - Período de inscrições: 01 a 10/10/2022. - Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkFPS_vkfHXh4hVL848YJ46ItH0MT9ZDhBlhTo1MtVkxQ15g/viewform?usp=sf_link APRESENTAÇÃO DE LIVROS Compartilhe o conhecimento científico! Estão abertas as submissões para apresentação de livros!! - Cada inscrição dará direito de até um livro a ser apresentado; - As apresentações aconteceram no canal do Youtube do evento; - Cada autor terá 10m para apresentação; - Se houver mais de um ator, apenas um pode realizar a apresentação; - A apresentação acontecerá através de slides se os autores acharem necessário. - Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3RMLJNP3Umf9cEetAaNdpXuxDlAKjL5pFrJo2DzpBEeI9fw/viewform
TREINAMENTO DE GESTÃO HÍBRIDA DE PROJETOS DA ASCOM
ASCOM Inscrição - 29/08/2022 à 05/09/2023DECOLA ASCOM! Como a maioria já sabe, estamos implantando o Jira, como parte do Projeto de Melhoria Contínua de 2022, uma iniciativa de uma equipe que está se empenhando muito desde fevereiro, mesmo com todas as dificuldades, saindo da zona de conforto e construindo coletivamente melhores formas de trabalhar (gratidão, povo! srsr). Já estamos utilizando o Jira e evoluindo gradativamente, seguindo nosso planejamento, por etapas e ciclos de melhorias, atuando em alguns projetos, testando e validando processos e ferramentas. Ouvindo muito. Conversando muito. Adaptando tudo ao nosso mundo. Como parte deste processo, percebemos a necessidade de compartilhar o conhecimento já validado neste período. Vimos que é a hora de compartilhar o que já tem eficácia comprovada, de garantir autonomia à equipe, de passar os conceitos, práticas, softwares e rotinas mais atuais e indicados para a nova forma da Ascom gerenciar seus projetos, híbrida, unindo o melhor da gestão Ágil e da tradicional, base da gestão atual. Desta forma, elaboramos o TREINAMENTO DE GESTÃO HÍBRIDA DE PROJETOS DA ASCOM, com carga horária de 12h, para contribuir com a formação de nosso esquadrão de líderes (gerentes) de projetos. Trata-se de um treinamento gratuito onde iremos formar os gerentes de projetos da ASCOM em Gestão híbrida de projetos e ajudar a atuar nessa nova forma de gerenciar, com as principais habilidades técnicas e comportamentais necessárias. TREINAMENTO DE GESTÃO HÍBRIDA DE PROJETOS DA ASCOM Carga horária: 12h Dias: - 30/08 - terça-feira: 9h às 12h - Sala aqui no PAM (a definir) - 31/08 - quarta-feira: 9h às 12h - Sala aqui no PAM (a definir) - 01/09 - quinta-feira: 14h às 17h - Laboratório de Informática (DCH) - ainda não conseguimos pela manhã - 02/09 - sexta-feira: 14h às 17h - Laboratório de Informática (DCH) - ainda não conseguimos pela manhã Conteúdo programático resumido: - FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROJETOS - GESTÃO TRADICIONAL DE PROJETOS - GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS (Uma nova forma de liderar) - GESTÃO DE PROJETOS NA UNEB - GESTÃO HÍBRIDA DE PROJETOS NA ASCOM (Novas práticas, com Jira e Miro, adaptadas às usadas na ASCOM)
OKR NA MELHORIA CONTÍNUA ORGANIZACIONAL
ASCOM Inscrição - 29/08/2022 à 05/09/2023AÇÃO DECOLA ASCOM Conteúdo programático: Construindo OKRs Definindo objetivos Definindo Key Results (KRs) Definindo iniciativas Monitoramento do OKR Implantação do OKR
PSIQUÊ: O FEMININO E A SAÚDE MENTAL
NUPE DEDC I Inscrição - 24/08/2022 à 31/08/2022Objetivo: Explorar a singularidade do desenvolvimento feminino através do arquétipo da princesa Psiquê e propor formas de preservar a saúde mental através da música e da literatura.
Curso de Extensão - Interface Medicina e Literatura: a narrativa oral no consultório
Catedra Inscrição - 22/08/2022 à 28/08/2022MEDICINA E LITERATURA | Com o objetivo de estimular a reflexão sobre o potencial e os limites do texto literário em ressignificar a vida na doença, o grupo de pesquisa Literatura e Outras Palavras – Poéticas e Humanização, da Cátedra Fidelino de Figueiredo, promove o Curso de Extensão “Interface Medicina e Literatura – a narrativa oral no consultório”. Sob a coordenação das Profªs Drªs Ieda Maria Barbosa Aleluia (Escola Bahiana de Medicina e Saúde), Maristela Rodrigues Sestelo (UNEB, DCV – Campus I), Nelma Arônia – UNEB (Campus X) e Rita Aparecida Santos (Cátedra Fidelino de Figueiredo - IC/UNEB), o curso considera as relações entre quem sofre, quem cuida e quem investiga. Uma importante abordagem direcionada a todos que se interessam pela saúde e pela literatura, particularmente estudantes e profissionais das áreas de saúde e humanidades. Modalidade de formação: online (Plataforma Microsoft Teams) Horário: Segundas-feiras, das 19h às 20:30h Carga horária: 30 horas Aulas: 05 de setembro a 21 de novembro de 2022 Inscrições: de 22 a 28 de agosto de 2022 Para mais informações, entre em contato através do e-mail: catedrafidelino@uneb.br Conheça as ações da Cátedra Fidelino de Figueiredo! Link na bio! #oficialuneb #catedrafidelinodefigueiredo #literatura #medicina #medicinaeliteratura #embaixadadeportugalnobrasil #institutodecooperaçãoedalingua #camoesip #bookstagram
Encontros de Direito e Literatura - 1984
DEDCVIII Inscrição - 19/08/2022 à 12/09/2022O romance 1984, de George Orwell é uma das grandes distopias clássicas da literatura mundial. O romance permite insights sobre as instituições jurídicas e políticas sob um regime totalitário, em que vigora a hipervigilância, restrição de direitos fundamentais, revisionismo histórico e controle de informações, criando um regime política que enxerga opositores como inimigos e a moralidade como regra absoluta de legalidade e controle social. O encontro objetiva debater nuances do romance entre os participantes do Projeto de Extensão Encontros de Direito e Literatura, coordenado pelo Prof. Dr. Ivandro Menezes, do Colegiado de Direito do Departamento de Educação, campus VIII, Paulo Afonso. Encontro: 12/09/2022, às 16:00 Local: UNEB - Campus VIII - Caminhos da Caatinga (Sala 13)
Submissão de Resumos - IV Seminário de Pesquisa da UNEAD
UNEAD Inscrição - 16/08/2022 à 30/09/2022SUBMISSÃO DE RESUMOS - IV SEMINÁRIO DE PESQUISA DA UNEAD Acesse o formulário para envio dos links referentes as apresentações dos resumos aprovados: http://bit.ly/3SD1ak4 ]O IV Seminário de Pesquisa da UNEAD – UNEB, tem como finalidade promover diálogos entre múltiplos atores e perspectivas com base nas experiências, pesquisa cientifica e tecnológicas, assim como nas atividades de extensão desenvolvidas no âmbito da UNEAD. O evento será organizado em salas formativas que se constituem em espaços para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados pela comunidade acadêmica e externa que empreenderam ações desenvolvidas no campo da pesquisa. Para tanto, é proposto como tema nesta edição “EDUCAÇÃO DIGITAL: PROCESSOS FORMATIVOS NA CONTEMPORANEIDADE", tendo como eixos norteadores: Eixo 1: Práticas e alternativas para inclusão digital e a educação inclusiva; Eixo 2: ON-LIFE: A educação digital no campo do conhecimento, nas práticas da vida e na interação social e Eixo 3: Alternativas tecnológicas e digitais que ampliem a comunicação, interação e socialização para a cultura digital. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES ATIVIDADE PERÍODO Inscrição como OUVINTE 16/08 a 25/10/22 Submissão de Trabalhos (Resumo Informativo) 16/08 a 30/09/22 Divulgação do resultado dos Resumos aprovados 04/10/22 Envio do link do vídeo, do YouTube, do Resumo do Trabalho Aprovado, no SGE 05/10 a 11/10/22 Divulgação do resultado dos vídeos aprovados para apresentação dos Trabalhos – Resultado Final 21/10/22 Divulgação das gravações dos Trabalhos aprovados no canal Unead no Youtube A partir de 25/10/22 Maiores informações: Instagram: @uneaduneb E-mails: ivpesunead@uneb.br / cientivpesunead@uneb.br (Comissão Científica).
IV Seminário de Pesquisa da UNEAD – UNEB
UNEAD Inscrição - 16/08/2022 à 26/10/2022O IV Seminário de Pesquisa da UNEAD – UNEB, tem como finalidade promover diálogos entre múltiplos atores e perspectivas com base nas experiências, pesquisa científica e tecnológicas, assim como nas atividades de extensão desenvolvidas no âmbito da UNEAD. O evento será organizado em salas formativas que se constituem em espaços para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados pela comunidade acadêmica e externa que empreenderam ações desenvolvidas no campo da pesquisa. Para tanto, é proposto como tema nesta edição “EDUCAÇÃO DIGITAL: PROCESSOS FORMATIVOS NA CONTEMPORANEIDADE", tendo como eixos norteadores: Eixo 1: Práticas e alternativas para inclusão digital e a educação inclusiva; Eixo 2: ON-LIFE: A educação digital no campo do conhecimento, nas práticas da vida e na interação social e Eixo 3: Alternativas tecnológicas e digitais que ampliem a comunicação, interação e socialização para a cultura digital. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES ATIVIDADE PERÍODO Inscrição como OUVINTE 16/08 a 25/10/22 Submissão de Trabalhos (Resumo Informativo) 16/08 a 30/09/22 Divulgação do resultado dos Resumos aprovados 04/10/22 Envio do link do vídeo, do YouTube, do Resumo do Trabalho Aprovado, no SGE 05/10 a 11/10/22 Divulgação do resultado dos vídeos aprovados para apresentação dos Trabalhos – Resultado Final 21/10/22 Divulgação das gravações dos Trabalhos aprovados no canal Unead no Youtube A partir de 25/10/22 Maiores informações: Instagram: @uneaduneb E-mails: ivpesunead@uneb.br / cientivpesunead@uneb.br (Comissão Científica).
SEMANA DE ACOLHIMENTO CAMPUS XV 2022.2
DEDC-XV Inscrição - 15/08/2022 à 20/08/2022UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XV Colegiado do Curso de Direito Colegiado do Curso de Engenharia de Aquicultura Colegiado do Curso de Pedagogia Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE Núcleo de Prática Jurídica - NPJ A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus XV através dos Colegiados de Direito, Engenharia de Aquicultura e Pedagogia, do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), da comissão de eventos e dos os setores técnicos apresenta a comunidade acadêmica o evento SEMANA DE ACOLHIMENTO CAMPUS XV 2022.2: ACOLHIMENTO NO PÓS-PANDEMIA E RETORNO PRESENCIAL GRADUAL como parte da programação de eventos de nosso departamento. O evento acontecerá no período de 15 a 19 de agosto e contará com certificado de participação para os presentes. O objetivo do evento é receber os estudantes dos cursos de graduação (presenciais e EaD) da Universidade do Estado da Bahia para o início das atividades acadêmicas, conforme calendário acadêmico de nossa instituição. O desafio é grande: uma universidade com uma comunidade acadêmica de mais de 30.000 pessoas retorna gradualmente às suas atividades presenciais. O que seria complexo em condições normais, o desafio do retorno presencial é ainda maior em tempos de pós-pandemia, com a necessidade de garantir condições seguras à vida de nossos estudantes, técnicos e docentes seguindo rigorosos protocolos sanitários para preservação da saúde daqueles que constituem a nossa universidade. A Semana de Acolhimento acontecerá de 15 a 19 de agosto, com uma programação online de palestras, orientações e apresentações culturais que discutirão o cenário pós-epidemiológico e trarão orientações acerca dos protocolos de biossegurança a ser adotados pela comunidade, além de informações sobre procedimentos acadêmicos, retorno presencial gradual, assistência estudantil e suporte tecnológico em função da pandemia. Convidamos todos os integrantes da comunidade acadêmica para participar das atividades de nosso evento, pois serão transmitidas informações fundamentais sobre planejamento acadêmico, retorno presencial, gestão universitária, apresentação dos setores da Universidade, dos procedimentos acadêmicos Como posso me Inscrever? Para participar do evento online, você deverá se inscrever no site do Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ingressando no link disponibilizado neste texto-convite. https://abre.ai/semana-acolhimento-uneb-2022-2 PERIODO DE INSCRIÇÃO: 15/08 a 19/08/2022. EVENTO PRESENCIAL. CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO. www.dedc15.uneb.br CASO TENHA DIFICULDADES EM SE INSREVER, ACESSAR OU RECEBER O CERTIFICADO* entre em contato com nossa central de ajuda por meio do telefone 71 9 9218-4693 por meio de WhatsApp Institucional. ENCAMINHAREMOS informações importantes para os inscritos por e-mail. Sendo assim, preencha com bastante cautela os campos de informação no ato da inscrição, principalmente o e-mail dos inscritos. Durante a transmissão de nossas atividades, os monitores encaminharão listas de frequência para emissão de certificados, sempre perto do final de cada atividade. Fiquem atentos. Desejamos a todos um evento excepcional. Contamos com a sua presença!