O suicídio sob a perspectiva de Viktor Frankl

DEDCVII Inscrição - 01/09/2021 à 23/09/2021

Live promovida pelo Grupo de Apoio ao Familiar da Criança em UTI Pediátrica - GAP, que abordará o tema "O suicídio sobre a perspectiva de Viktor Frankl" em comemoração ao Setembro Amarelo, mês destinado a prevenção do suicídio.

III SIMPÓSIO DE CUIDADOS PALIATIVOS DA LACP- UNEB E I SIMPÓSIO DO GRUPO DE APOIO AO FAMILIAR DA CRIANÇA EM UTI PEDIÁTRICA - GAP

DEDCVII Inscrição - 01/09/2021 à 07/10/2021

A realização do III Simpósio de Cuidados Paliativos UNEB - CAMPUS VII e do I Simpósio do Grupo de Apoio ao Familiar da Criança em UTI Pediátrica - GAP buscam aperfeiçoar a compreensão da temática principal dos eventos, promovendo discussões que permeiam o âmbito acadêmico, profissional e cotidiano dos indivíduos envolvidos. A união dos dois eventos busca proporcionar a troca de conhecimento e informações relacionados ao tema e investigar como este se aplica à singularidade de cada paciente e cada contexto. Para tanto, a utilização dos recursos tecnológicos possuem boa aplicabilidade, pois além de alcançarem a comunidade acadêmica, também alcançam a população em geral, facilitando a disseminação do conhecimento. Ademais, as mídias sociais permitem que os espectadores participem das discussões, trazendo dúvidas ou dividindo suas experiências vividas. Os eventos terão como tema: “Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos: O cuidador também precisa de cuidados”

PATENTES: O QUE REGISTRAR.

PPG Inscrição - 30/08/2021 à 13/09/2021

PATENTES: O QUE REGISTRAR? Este é um evento do Projeto "Trilhas da Inovação" realizado pela Agência UNEB de Inovação. A palestra "Patentes: o que registrar." será realizada no dia 13 de setembro, das 14h às 17h, e terá como facilitador o Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Raoni de Araújo Tapparelli. Raoni é gerente de desenvolvimento de produtos no Estúdio Ybaté, com experiência em Design de Produtos com ênfase em inovação. Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade do Estado da Bahia e atualmente cursa o Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação na Universidade Federal da Bahia. Na sequência da Trilha, contaremos com os cursos: Introdução à redação de patentes (10h) e Patentes de produtos e impressão 3D (30h). Fiquem atentos à abertura das inscrições. Inscrições: de 30 de agosto a 10 de setembro Público alvo: Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, comunidade em geral. Transmissão: Plataforma Microsoft Teams (o link será enviado apenas aos inscritos, por e-mail) Programação: 1.       Introdução a propriedade intelectual a.       Patentes                                                                i.      Modelo de Utilidade                                                              ii.      Patente de Invenção 2.       O que e como registrar a.       Restrições b.      Estado da Técnica c.       Novidade d.      Atividade Inventiva e.      Aplicação Industrial f.        Direito dos Titulares e Inventores g.       Transferência de titularidade h.      Família de patentes i.         Classificação do pedido de patente 3.       Pesquisa de anterioridade a.       Procedimentos para busca                   b.      Bases gratuitas                   c.   Bases comerciais As dúvidas e informações deverão ser dirigidas ao e-mail agenciainovacao@gmail.com.

INCLUSÃO SOCIODIGITAL NO EXTREMO SUL DA BAHIA: quebrando barreiras invisíveis

DEDCX Inscrição - 30/08/2021 à 17/09/2021

O Projeto de Extensão "INCLUSÃO SOCIODIGITAL NOEXTREMO SUL DA BAHIA: quebrando barreiras invisíveis" teve início em 2012. Propõe a implantação de cursos de Inclusão Sociodigital na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus X, com o intuito de: (1) orientar as comunidades interna (alunos, professores e técnicos) e externa para o uso adequado dos artefatos tecnológicos em sua vida acadêmica, profissional esocial; (2) promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na UNEB, Campus X; e, (3) contribuir com a formação acadêmica do(a) discente da graduação selecionado para essa monitoria de extensão. Os cursos ofertados surgem de demandas identificadas nas comunidades e tendências tecnológicas.   A metodologia adotada busca uma aprendizagem significativa através das Metodologias Ativas Sala de Aula Invertida e Ensino Híbrido. Na sala de aula invertida os(as) cursistas entram em contato com os tópicos a serem discutidos em sala de aula através de atividades prévias às aulas disponibilizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nas aulas síncronas os(as) cursistas, de forma colaborativa, realizarão atividades experimentais, de simulação computacional e/ou resolução de problemas sobre a orientação da professora e do monitor de extensão.   Como resultado do curso, espera-se que os participantes compreendam os conceitos associados aos artefatos tecnológicos para que possam fazer uso adequado deles em sua vida acadêmica, profissional esocial, além de contribuir para o amadurecimento acadêmico do(a) estudante monitor(a), tendo em vista as atividades que o mesmo precisa desenvolver ao longo do projeto.   Em 2021 estamos ofertando o curso de extensão “Pensamento computacional e matemática: uma abordagem prática através do Scratch”. Que tem como objetivo geral “Apresentar alternativas tecnológicas e seus impactos no desenvolvimento da aprendizagem de Matemática”. Para alcançar este objetivo,outros se apresentam: (1) Compreender os pilares Pensamento Computacional e sua utilização em situações do dia a dia; (2) Estimular a compressão e a assimilação de conceitos matemáticos com o pensamento computacional; e (3) Conhecer fundamentos da programação e como eles propiciam uma articulação nos conteúdos matemáticos.   O curso foi desenvolvido de forma a capacitar o(a) cursista para a compreensão da importância e uso adequado dos recursos computacionais na sala de aula e em seu cotidiano; estimular o desenvolvimento da autonomia e desenvoltura do(a) cursista na execução de atividades computacionais compatíveis com o desempenho das atividades acadêmicas, profissionais e sociais; e, incentivar o desenvolvimento do pensamento criativo, exploratório, inventivo e investigativo do(a) cursista.   Informações sobre o curso:   O curso tem como público-alvo alunos do 9º ano da Educação Básica, porém é aberto para quem queira participar. O(a) cursista precisa dispor de equipamento com acesso à internet e a plataforma Microsoft Teams. Será ministrado por Tatiana Dias Silva (professora) e Igor Heije Morais Tomori (monitor). Tem carga horária de 30h (12h síncronas e 18h assíncronas) com certificado para os participantes que tiverem 75% de participação nas aulas e realização das atividades solicitadas. Os encontros síncronos ocorrerão através da plataforma Microsoft Teams, nos dias 11, 18, 25/09 e 02, 09 e 16/10/2021 das 9 às 11h. São ofertadas 30 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. Após preenchimento das vagas, o sistema irá bloquear novas inscrições. As inscrições serão realizadas neste site no período de 30/08 a 10/09/2019.     REALIZAÇÃO Universidade do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Educação da UNEB, Campus X – DEDC X Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX Colegiado de Matemática da UNEB, Campus X   APOIO Pró-reitora de Extensão – PROEX   LOCAL DO CURSO Evento remoto através da Plataforma Microsoft Teams UNEB   CONTATO Tatiana Dias Silva (professora): tdsilva@uneb.br Igor Heije Morais Tomori (monitor): igorheije85@gmail.com  

“I ENCONTRO DO LEHISP”

NUPE DCH I Inscrição - 30/08/2021 à 19/09/2021

O Grupo de Investigação Letras Hispânicas em Foco – LEHISP (UNEB - PPG - DCHI/ CNPq - DGP) promove o evento acadêmico “I ENCONTRO DO LEHISP”, no dia 20 de setembro de 2021, das 14h às 18h, por mediação tecnológica, via Plataforma Microsoft Teams.   Este evento tem por objetivos: i) discutir a importância da Iniciação Científica no Curso de Letras- Espanhol e na UNEB; ii) divulgar as investigações concluídas e as pesquisas em andamento dos membros do Grupo LEHISP; iii) promover reflexões teórico-metodológicas acerca de temas de interesse comum aos membros do Grupo LEHISP.   A programação inclui palestras e mesas-redondas, conforme se lê a seguir:    Título: Palavras iniciais das líderes do Grupo LEHISP Profa. Dra. Aline Silva Gomes e Profa. Dra. Carla Severiano de Carvalho     Título: A importância da Iniciação Científica na UNEB Prof. Dr. Eduardo Manuel de Freitas Jorge (PPG/UNEB)     1)  Adriana de Borges Gomes (coordenadora da pesquisa) Título:        A         RECEPÇÃO        CORTAZARIANA        NA        LITERATURA HISPANO-AMERICANA; o redimensionamento do espaço crítico-ficcional no romance de Julio Cortázar   2)  Adriano Huoya Mariano (Bolsista PICIN/UNEB) Título: INTERTEXTUALIDADES HISPANO-AMERICANAS: análise teórico-crítica dos procedimentos romanescos em O jogo da amarelinha (Cortázar) e Trilogia suja de Havana (Gutiérrez)   3)  Jessica Santos Conceicão Lacerda (Bolsista PICIN/UNEB) Título: INTERTEXTUALIDADES HISPANO-AMERICANAS: análise teórico-crítica dos procedimentos romanescos em O jogo da amarelinha (Cortázar) e A vida exagerada de Martín Romaña (Bryce-Echenique)     1)  Aline Silva Gomes (coordenadora da pesquisa) Título: Atitudes linguísticas de estudantes e futuros professores com relação às variedades diatópicas do Espanhol.   2)  Rafaela Moreira Marques (Bolsista FAPESB/IC) Título: Atitudes linguísticas de futuros professores brasileiros de espanhol (aprendentes de nível básico) com relação às variedades regionais. 3)  Rebeca Silva Santos (Bolsista FAPESB/IC) Título: Atitudes linguísticas de futuros professores brasileiros de espanhol (aprendentes de nível avançado) com relação às variedades regionais.   4)  Cyndi Amanda Araújo de Souza (Bolsista PICIN/UNEB) Título: Variação linguística e suas implicações na aprendizagem de ELE.   5)  Sueli Regina Marques dos Santos Título:     O papel das estratégias comunicativas no ensino de ELE em tempos de pandemia: relato de experiência     1)  Nerivaldo Alves Araújo (coordenador da pesquisa) Título: ALINHAVANDO   FIOS   DE IDENTIDADES CULTURAIS: Memória e representação sócio-histórica em textos literários de Língua Materna e Espanhola.   2)  Beatriz Sousa Cunha Oliveira (Bolsista FAPESB/IC)   Título: Nas tramas da memória caribenha: retratos das identidades culturais e dos aspectos histórico-políticos na poética do cubano Nicolás Guillén e do Porto-riquenho Antônio S. Pedreira;   3)  Gabriela Farias Cairo (IC Voluntário do PICIN/UNEB)   Título: TECENDO OS FIOS DA MEMÓRIA ANCESTRAL EM "POEMAS DE RECORDAÇÃO E OUTROS MOVIMENTOS" DE CONCEIÇÃO EVARISTO E NAS CANTIGAS DO GRUPO "AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ";   4)  Gideão Gabriel Oliveira Feliciano (Bolsista FAPESB/IC)   Título: Diálogos entre Brasil e Venezuela: Análises de representações culturais na obra do rapper venezuelano Canserbero e do rapper brasileiro Djonga.     16h30min - 17h: MESA-REDONDA IV – Discursos, mídias e subjetividades.              1)  Carla Severiano de Carvalho (coordenadora da pesquisa) Título: Estereótipos e Subjetividades na argumentação sobre o Brasil nos discursos das mídias.   2)  Jacimara Santos Brito (Bolsista PICIN/UNEB) Título: Estereótipos e subjetividades na argumentação sobre o Brasil e sobre o brasileiro no cinema latino-americano.   3)  Larissa de Oliveira Costa (Bolsista PICIN/UNEB) Título: Estratégias discursivas e argumentativas nos discursos oficiais de promoção turística internacional do Brasil nos países hispano-falantes.   4)  Micaele Dantas da Conceição (IC Voluntário do PICIN/UNEB) Título: La pandemia de Covid-19 en Brasil: análise de notícias sob a perspectiva da Linguística Cognitiva e da Análise Crítica do Discurso.   5)  Rafaela da Ressurreição Silva (IC Voluntário do PICIN/UNEB) Título: La Casa de Bernarda Alba: uma leitura sob a perspectiva da Psicologia Analítica e da Análise do Discurso.     17h – 17h15min: LANÇAMENTO DE LIVRO                                                                Livro: Motivação, estratégias de aprendizagem e autonomia nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira.   Autora: Profa. Dra. Aline Silva Gomes   17h15min – 18h: PALESTRA FINAL                                                                               Título: Hispanismo e Linguística Aplicada: a pesquisa narrativa como um dos caminhos para pensar a formação docente. Prof. Dr. Antonio Ferreira da Silva Jr. (UFRJ)

organização I Ciclo de Palestra do GEAS

DCHVI Inscrição - 27/08/2021 à 27/08/2021

exclusivo para comissão organizadora - Campus VI Título: I Ciclo de Palestra do GEAS: Conservação e Manejo da Fauna Silvestre

palestrante Ciclo de Palestra do GEAS: Conservação e Manejo da Fauna Silvestre

DCHVI Inscrição - 27/08/2021 à 27/08/2021

Título: I Ciclo de Palestra do GEAS: Conservação e Manejo da Fauna Silvestre Projeto relacionado: Grupo de Estudos em Animais Silvestres Data: 18/08 a 8/09 (às Quartas-feiras, 19:00

Roda de conversa: dialogando sobre confiança e cuidado na feitura da educação em tempos de pandemia

DCHTXIX Inscrição - 26/08/2021 à 01/09/2021

O evento “Dialogando sobre cuidado e confiança na feitura da educação em tempos de pandemia” é uma atividade integrante do projeto de extensão “De Olho na Gestão: uma vivência socioantropológica da cidade pelas linhas da extensão”, o qual se configura como parte de uma intencionalidade metodológica, que também é teórica, de trabalhar a educação ancorada no princípio responsabilidade, a partir de uma ação dialogada com vistas a acompanhar e intervir no processo de definição e execução das políticas públicas e sociais atento à condição do direito à cidade pelos que nela vivem. O presente evento objetiva despertar na sociedade acadêmica um diálogo entre docentes e discentes, a partir das suas experiências, sobre o cuidado e a confiança na construção da educação em tempos de pandemia e seus impactos na relação entre esses sujeitos. Formando assim, uma roda de conversa interativa. Participantes da mesa: Suely Messeder, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela UFBA e doutorado em Antropologia pela Universidade Santiago de Compostela, validado no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia - UFBA. Rita Brito, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1978) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS da Universidade Federal da Bahia. Gabriella Leite, Jackson Sousa e Luana Brêda: graduandos em Direito na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e integrantes do projeto de extensão: “De Olho na Gestão: uma vivência socioantropológica da cidade pelas linhas da extensão”.

CURSO DE EXTENSÃO – PRODUÇÃO ESCRITA PARA TCC

NUPE DCH I Inscrição - 26/08/2021 à 08/09/2021

Curso de produção escrita para TCC, englobando conteúdo, estrutura, linguagem e prática.

CURSO DE EXTENSÃO PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS.

NUPE DEDC I Inscrição - 25/08/2021 à 08/09/2021

II Seminário de Técnicos Administrativos do Território do Sisal: Pandemia, Tecnologias e novas modalidades de trabalho remoto

DEDCXI Inscrição - 25/08/2021 à 27/10/2021

Este Seminário visa criar um momento de interlocução das experiências vivenciadas que contribuem com a valorização dos profissionais da categoria Técnico Administrativo que, além do trabalho, são pesquisadores e estudiosos. Serão realizadas as seguintes atividades: Conferência, Mesa Redonda, Sessões de Comunicação e Minicursos. O evento se dirige a Técnicos Administrativos e Analistas do DEDC-Campus XI e outros Departamentos da Universidade do Estado da Bahia. Destina-se, também, às demais Instituições de Ensino Superior.  Confira a programação nos arquivos em anexo.  Visite nosso site: https://seminario-de-tecnicos-do-sisal.webnode.com/ Solicite seu certificado pelo e-mail: nmonteiro@uneb.br 

X SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA – X SEPEX

DEDCX Inscrição - 22/08/2021 à 08/11/2021

ACESSO AO CADERNO DE RESUMOS E CERTIFICADOS Clique AQUI O X Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia – SEPEX tem como tema Necropolítica e Negacionismo: A nova cruzada dos conservadores contra a ciência e a universidade. Trata-se de um evento promovido e organizado pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão do Departamento de Educação – Campus X/UNEB, o NUPEX. O SEPEX tem se constituído como um evento importante, não apenas dentro dos meios acadêmicos da Bahia, mas também pelo impacto direto na geografia do Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia. Tal importância vem sendo fortalecida desde a sua primeira edição, em 2002. Afinal, o SEPEX consegue reunir profissionais da educação, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação das mais diferentes Instituições de Ensino Superior da Região e de outras localidades. Tal quadro corrobora a sua relevância científica, social, política, cultural e educacional em todos os níveis, além de promover o protagonismo de um campus da universidade do interior da Bahia. Neste ano de 2021, o X SEPEX se constituirá como um espaço de discussão sobre temas que invadiram o movimento ordinário de nossas vidas, tanto na esfera pública quanto na privada, via rede sociais e mudança na condução do Estado: os fenômenos do Negacionismo e da Necropolítica. O primeiro envolve a quebra da relação do homem com o mundo (DANOWSKI, 2020), mais especificamente, a rejeição de conceitos básicos – que são consenso no meio científico – em favor de ideias controversas que não possuem correspondência com os fatos objetivos da realidade. Já o segundo envolve o modo como um Estado, por meio de seu aparato legal, decide quem vive e quem morre (MBEMBE, 2016). Em uma sociedade radicalmente dividida em classes e marcada pelo lastro de um passado escravocrata, corpos negros, pobres e periféricos são facilmente descartados no interior das políticas e ações de governos, alicerçados pela perspectiva necropolítica. Tais temas, com os seus desdobramentos, serão abordados em conferências, palestras, mesas redondas a serem realizadas no X SEPEX. Em razão do atual contexto da pandemia da COVID-19, a décima edição do SEPEX será realizada on-line. PROGRAMAÇÃO DIA MANHÃ TARDE NOITE Segunda-feira 08/11/2021 19h às 22h CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Necropolítica e negacionismo: a nova cruzada dos conservadores contra a ciência e a universidade - Margarida Salomão (PMJF / UFJF) Terça-feira 09/11/2021 08h às 09h45min  SESSÃO DE COMUNICAÇÕES I   10h às 12h MESA I: Por uma educação antirracista  - Alexandre de Oliveira Fernandes - Ana Célia da Silva (UNEB) Mediador: Valdir Nunes dos Santos 14h às 16h  LANÇAMENTO DE LIVROS   16h às 17h45min  SESSÃO DE COMUNICAÇÕES II 19h às 21h  MESA II: Periferias, educações e direitos humanos: epistemologias na esfera da diversidade  - Allan Santos da Rosa  - Marcos Gomes de Oliveira Mediadora: Karina Lima Sales Quarta-feira 10/11/2021 08h às 12h  SEPEX ITINERANTE Dinâmica com os professores da educação básica.   INTEREM Os colegiados organizarão as oficinas de apresentação dos cursos junto aos estudantes da Educação Básica. Essas oficinas deverão ser realizadas pelos discentes da Graduação, tendo em vista as horas de curricularização da extensão. 14h às 18h  SEPEX ITINERANTE Dinâmica com os professores da educação básica.   INTEREM Os colegiados organizarão as oficinas de apresentação dos cursos junto aos estudantes da Educação Básica. Essas oficinas deverão ser realizadas pelos discentes da Graduação, tendo em vista as horas de curricularização da extensão. 19h às 22h  SEPEX ITINERANTE Dinâmica com os professores da educação básica.   INTEREM Os colegiados organizarão as oficinas de apresentação dos cursos junto aos estudantes da Educação Básica. Essas oficinas deverão ser realizadas pelos discentes da Graduação, tendo em vista as horas de curricularização da extensão. Quinta-feira 11/11/2021 08h às 09h45min  SESSÃO DE COMUNICAÇÕES III   10h às 12h  MESA III: Práticas de ensino e aprendizagem de Matemática durante e pós pandemia da Covid-19 - Irene Maurício Cazorla (UESC) - Lurdes Serrazina (ESELLx/IPL) - Roberta D Angela Menduni-Bortoloti (UESB) Mediadora: Célia Barros Nunes 14h às 16h  MESA IV: GEICEL - Pesquisa no Campus X: desafios e perspectivas” - Celso Kallarrari (UNEB / GEICEL) - Helânia Thomazine Porto (UNEB / GEICEL) Mediadora: Eliza Metzker (UNEB / GEICEL)   16h às 17h45min  SESSÃO DE COMUNICAÇÕES IV 19h às 21h  MESA V: Gênero, sexualidades e mulheres nas Ciências  - Adélia Maria Miglievich Ribeiro (LEHPI / UFES) - Letícia Cardoso Barreto (UEMG) Mediadora: Lilian Lima Gonçalves dos Prazeres   21h às 22h30min  SESSÃO DE COMUNICAÇÕES V Sexta-feira 12/11/2021 08h às 09h45min  SESSÃO DE COMUNICAÇÕES VI   10h às 12h MESA VI: Desde o chão da sala de aula: Reflexões sobre a práxis em contexto de pandemia  - Mesa com docentes da Educação Básica. 14h às 16h  MESA VII: Extensão em tempos de pandemia: o edital PROBEX  - Adriana Marmori - Gean Paulo Gonçalves Santana - Guilhermina Elisa Bessa da Costa - Maria Geovanda Batista - Rafaela Gomes dos Santos Mediadora: Crysna Bonjardim da Silva Carmo   16h às 17h45min  SESSÃO DE COMUNICAÇÕES VI 19h às 22h  CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO  PAULO FREIRE 100 ANOS  - Paulo Roberto Padilha  Mediadora: Cecília Maria Mourão Carvalho INSCRIÇÕES Para efetuar a inscrição no evento, o participante deverá preencher o formulário de inscrição no site do evento: www.sge.uneb.br/xsepex2021dedcx. INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Normas Gerais para submissão de trabalhos no X Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia – X SEPEX / Necropolítica e Negacionismo: A nova cruzada dos conservadores contra a ciência e a universidade: 1) Serão aceitos para o processo de avaliação os trabalhos oriundos de pesquisas em andamento e/ou concluídas, relatos de experiências e apresentação de produtos educacionais. 2) Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo e apresentados no formato de comunicação oral (para os trabalhos oriundos de pesquisas em andamento e/ou concluídas e para os relatos de experiências) ou vídeo poster (apenas para apresentação de produtos educacionais). 3) Os(a) autores(as) e coautores(a) deverão estar inscritos no evento. 4) Cada autor(a) poderá submeter, no máximo, 02 (dois) trabalhos como primeiro autor. 5) Será permitida a submissão de trabalhos com, no máximo, 06 (seis) autores. Observação: A submissão de trabalhos será feita exclusivamente pelo site do evento. Todos os resumos submetidos precisam estar inseridos em um dos seguintes eixos temáticos do X SEPEX: 1) Diversidade Cultural, Religiosa e Social 2) Educação Especial / Inclusiva 3) Trabalho, Educação e Movimentos Sociais 4) Formação docente, gestão, coordenação escolar e organização do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares 5) Tecnologias e linguagens imagéticas nos processos educativos 6) Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade 7) Memórias Coletivas, História e Processos educativos 8) Estudos literários 9) Estudos linguísticos 10) Educação Matemática e práticas pedagógicas 11) Corpo, Movimento e Saúde. Instruções para preparação do resumo: 1) TRABALHOS ORIUNDOS DE PESQUISAS CONCLUÍDAS OU EM ANDAMENTO E RELATOS DE EXPERIÊNCIA a) O resumo deverá conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras. b) Não serão contabilizados no número limite de palavras: título, palavras-chave e referências. c) O resumo para trabalhos oriundos de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência deverá ser elaborado em parágrafo único, considerando os tópicos a seguir: tema ou problema, objetivos, referências principais, metodologia, resultados e conclusão do trabalho. d) O resumo deverá conter entre 03 (três) e 05 (cinco) palavras-chave. e) O(a) autor(a) devera´ indicar o eixo temático escolhido no texto submetido. f) Formato do arquivo: Word 97-2003 (*.doc) ou superior. g) Formatação: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, margem superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, título em caixa alta e centralizado (em negrito). h) Inserir um espaçamento simples entre o título e o nome do(a) autor(a) e coautores. i) Indicar a afiliação principal do(a) autor(a) em parêntese ao lado do(s) nome(s) e inserir nota de fim (no recurso referências do word) para inserção de biodata e e-mail. j) Inserir um espaçamento simples entre nome dos autores e o resumo. k) Inserir um espaçamento simples entre o resumo e as palavras-chave. l) Não serão aceitas figuras e tabelas no resumo. m) Obedecer ao template do resumo disponível no site do evento. (link do template do resumo) 2) APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS a) O resumo deverá conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras. b) Não serão contabilizados no número limite de palavras: título, palavras-chave e referências. c) O resumo para apresentação de produtos educacionais deverá ser elaborado em parágrafo único, considerando os tópicos a seguir: identificação, descrição, objetivos, metodologias e considerações. d) O resumo deverá conter entre 03 (três) e 05 (cinco) palavras-chave. e) O(a) autor(a) devera´ indicar o eixo temático escolhido no texto submetido. f) Formato do arquivo: Word 97-2003 (*.doc) ou superior. g) Formatação: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, margem superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, título em caixa alta e centralizado (em negrito). h) Inserir um espaçamento simples entre o título e o nome do(a) autor(a) e coautores; i) Indicar a afiliação principal do(a) autor(a) em parêntese ao lado do(s) nome(s) e inserir nota de fim (no recurso referências do word) para inserção de biodata e e-mail. j) Inserir um espaçamento simples entre nome dos autores e o resumo. k) Inserir um espaçamento simples entre o resumo e as palavras-chave. l) Não serão aceitas figuras e tabelas no resumo. m) Incluir, após as palavras-chave, link do vídeo postado no YouTube, conforme instruções para formatação do vídeo poster. n) Obedecer ao template do resumo disponível no site do evento. (link do template do resumo) Instruções para formatação do vídeo poster: 1) A apresentação de produtos educacionais deverá ser gravada em vídeo e contemplar: identificação, descrição, objetivos, metodologias e conclusões. 2) Recomenda-se usar a criatividade para produzir um vídeo objetivo e interessante. 3) Características e requisitos do vídeo: a) Duração: de 3 a 5 minutos; b) O vídeo deve ser inserido em um canal no YouTube, com visibilidade configurada como "Não listado" ou "Público"; d) Devendo ser publicado com a seguinte nomenclatura (máximo 100 caracteres): “X SEPEX – UNEB CAMPUS X – NOME DO ALUNO"; e) No campo “Descrição”, no YouTube, inserir: nome do evento, eixo temático no qual o produto educacional se insere, título e breve descrição do trabalho. f) O formato do vídeo deve ser: mp4 ou mov, com boa resolução de som e imagem, gravado na horizontal, preferencialmente em HD (1280x720). 4) Considerando a necessidade de acessibilidade é obrigatória a inserção de legendas. Para tanto, deve ser habilitada a opção de legendagem automática e corrigida no próprio YouTube. 5) Depois de inscritos, os vídeos não poderão ser substituídos. 6) O link do vídeo deverá ser encaminhado no momento da inscrição e é de responsabilidade do autor a manutenção do vídeo na plataforma até o final do evento, 12 de novembro de 2021, às 23 horas e 59 minutos. 7) No site do X SEPEX serão socializadas dicas e tutoriais para auxiliar na produção do vídeo. DATAS IMPORTANTES ATIVIDADE DATA Inscrição no evento On-line até o dia do evento Submissão de trabalhos De 23/08 a 26/09/2021 Avaliação de trabalhos por pareceristas Até dia 17/10/2021 Publicação de trabalhos selecionados para Comunicação Oral e Vídeo Poster Dia 26/10/2021 Apresentação de trabalhos Conforme programação do evento SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADA ATÉ O DIA 03/10/2021. INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE MONITORES PARA O X SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA – X SEPEX DE 28/10/2021 A 31/10/2021. (Baixar Edital - Seleção de Monitores) PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO. (Baixar programação das Sessões de Comunicação) PROGRAMAÇÃO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO SEPEX ITINERANTE. (Baixar programação do SEPEX Intinerante) REALIZAÇÃO Universidade do Estado da Bahia - UNEB Departamento de Educação da UNEB - DEDC, Campus X Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX, Campus X Comissão Organizadora Comissão Científica Comissão Técnica Comissão Financeira Comissão de Mídias e Divulgação TRANSMISSÃO DO EVENTO Transmissão on-line através do Canal UNEB Campus X no YouTube e da Plataforma Microsoft Teams UNEB. CONTATO Comissão Organizadora X Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia – X SEPEX – Necropolítica e Negacionismo: A nova cruzada dos conservadores contra a ciência e a universidade. E-mail: xsepex2021.unebcampusx@gmail.com Site: www.sge.uneb.br/xsepex2021dedcx

FORMAÇÃO DE MONITORES PARA ATENDIMENTO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

NUPE DEDC I Inscrição - 19/08/2021 à 24/08/2021

A proposta do Curso de Extensão “Formação de Monitores: atendimento pedagógico para estudantes, público alvo da educação especial, na Educação Inclusiva” procura estabelecer relação da Educação com a Educação Especial, Psicologia, Medicina e com as Novas Tecnologias atendendo às solicitações da Política Nacional de Extensão, que sugere que os Projetos de Extensão precisam apresentar vínculos com áreas temáticas. O presente projeto é mais uma iniciativa do PROGEI – Programa de Educação Inclusiva, da UNEB que buscará capacitar alunos, dos cursos de Pedagogia e Medicina, bem como Residentes em Pedagogia para atuarem como monitores do processo de ensino-aprendizagem de alunos, público alvo da Educação Especial, na Educação Inclusiva. O PROGEI tem como um dos princípios o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, que garante a articulação entre as ações do Programa. Essas ações garantem estudos aprofundados de determinadas questões, a iniciação à docência, bem como atividades de extensão. Esse projeto terá, portanto, um formato extensionista, com certificação e com inscrições abertas no SGE/UNEB, no final do semestre 2021.1. O curso está previsto para ser iniciado dia 30/06/21. Essa proposta indica possibilidades de diálogo, sobre a temática, entre diversas áreas do conhecimento, ou seja, numa perspectiva multirreferencial, através de Live e Rodas de Conversa online. Vários autores destacam a importância da monitoria na vida do estudante. Sua importância é percebida seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do monitor, seja na “contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno monitor”, como destaca (LETA et al., 2001). Schneider, 2006 também pontua que o trabalho da monitoria pretende contribuir com “o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento”. Santos, 2002 reforça essa importância ao dizer que a vivência em projetos de pesquisa e extensão permite aos graduandos “aprender a aprender.” Consideramos aqui que a monitoria é uma atividade formativa de ensino, favorece o diálogo com outras áreas de conhecimento, abre novos horizontes e perspectivas acadêmicas e constitui-se num laboratório de experiências e práticas significativas que instiga à busca de um maior aprofundamento e consequente amadurecimento. É esse, portanto, o desafio da presente formação. OBJETIVO GERAL:Desenvolver competências pedagógicas para auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento. Mediar processos pedagógicos em curso com alunos na perspectiva da educação inclusiva.  INSCRIÇÕES: até 24/08/2021(ou esgotar as vagas) PERÍODO: 30/08 a 29/09/2021 DIAS DE AULA: segundas-feiras e quartas-feiras HORÁRIO: 19h às 21h COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Patrícia da Hora e Profa. Ma. Aline Cequeira

Encontro de Direito e Literatura: A polícia da memória (Yoko Ogawa)

DEDCVIII Inscrição - 17/08/2021 à 28/08/2021

O Projeto de Extensão Justiça, Ficção e Sociedade: encontros de Direito e Literatura promove o encontro e debate sobre o romance A polícia da memória, da escritora japonesa Yoko Ogawa (Estação Liberdade, 2021). O romance acompanha uma escritora em uma misteriosa ilha em que coisas, lembranças e afetos desaparecem enquanto a população é ameaçada por uma polícia secreto em busca daqueles que resistem ao desparecimento da memória (individual e coletiva). Cercado de delicadeza, sutileza e beleza esta distopia aponta para dilemas nossos e pertinentes também ao Direito. SOBRE A OBRA A polícia da memória, publicado originalmente em 1994, chega ao Brasil pela Estação Liberdade. O livro, finalista do International Booke Prize 2020, e do National Book Awards 2019, foi traduzido em diversos idiomas e, mais uma vez, marca o talento da escritora contemporânea Yoko Ogawa. Em narrativa melancólica, o leitor é conduzido ao submundo das memórias perdidas. Em tom de ficção cientifica, uma ilha governada por policiais que buscam vestígios de lembranças. Na ilha, os objetos, casas, e famílias inteiras somem sem deixar vestígios. Sem que as pessoas sequer se atentem, e notem os desaparecimentos, pois as lembranças furtivamente também já se foram. Na trama, uma escritora tenta manter intactos resquícios de histórias, de algo que possa permanecer. Não é fácil, já que tudo ao redor desaparece, e ela não pode contar sequer com a própria memória. O leitor é convidado, instintivamente, a acessar o seu próprio arcabouço de lembranças, e percorre uma jornada de memórias que gostaria de preservar. Acessar as memórias é acessar, também, o que criamos e o que se mistura ao real. Ler A polícia da memória é embarcar no mais profundo do ser. Há uma pergunta que circunda toda a narrativa: Se pudesse, o que você preservaria intacto, e não perderia da memória? * SOBRE A AUTORA YOKO OGAWA nasceu em Okayama, Japão, em 1962. Sua vocação leitora foi despertada precocemente por clássicos infantis, graças a um sistema de assinatura de livros de que a família dispunha. Gosta de citar O diário de Anne Frank como uma referência decisiva para perceber a escrita como via possível e necessária de autoexpressão. Estudou escrita criativa e publicou diversos livros, entre ficção e não ficção. A autora vive atualmente em Ashiya, Hyogo — nas proximidades de Kyoto. Arrebatou todos os prêmios referenciais do meio literário japonês, pelas obras Diário da gravidez, A fórmula preferida do Professor, O enterro de Brahman, e por A marcha de Mina. * Carga-horária: 2 h/a Coordenação e mediação: Prof. Me. Ivandro Pinto de Menezes (UNEB) *Fonte: Editora Estação Liberdade ** O evento será realizado de maneira remota.

Literatura & Ditadura

DEDCVIII Inscrição - 16/08/2021 à 18/09/2021

De que maneiras a literatura brasileira contemporânea tem tratado dos temas e marcas deixadas pela Direitura Militar? Quem são essas autoras e autores e o que nos contam sobre um dos períodos mais nefastos e conturbados de nossa história recente? A literatura cumpre sua função social ao propor reflexão, denúncia e reconstituição da memória do horror, da perseguição, da censura, dos apagamentos, mortes e desaparecimentos, fazendo reverberar ao som das vozes de seus narradores e personagens as lacunas esquecidas ou propositalmente abandonadas. Assim, proporciona um diálogo com a História e o Direito, reconstituindo os fatos, transgressões, crimes e atentando para relevância de um Estado Democrático de Direito e a defesa dos direitos e garantias fundamentais, bem com das instituições públicas brasileiras. NOSSO CONVIDADO Berttoni Cláudio Licarião é doutorando em Literatura na Universidade de Brasília (bolsista CAPES) com projeto sobre a memória da ditadura na ficção contemporânea brasileira. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração Literatura Brasileira. Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba em 2009 na habilitação Língua Vernácula (Português) e Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e Literaturas de Expressão Portuguesa e Inglesa. Durante a graduação, foi bolsista por dois anos em um projeto de inclusão social no ensino de inglês através do universo shakespeariano. Carga-horária: 3h/a *O evento será realizado de forma remota.

II JORNADA ONLINE DA LAMUPSI: É POSSÍVEL A MULTIRREFERENCIALIDADE NA PSICOLOGIA VOLTADA PARA O ESPORTE?

NUPE DEDC I Inscrição - 16/08/2021 à 02/09/2021

II JORNADA ONLINE DA LAMUPSI: É POSSÍVEL A MULTIRREFERENCIALIDADE NA PSICOLOGIA VOLTADA PARA O ESPORTE? Apresentação: O evento “II Jornada Online da LAMUPsi: é possível a multirreferencialidade na Psicologia do Esporte?” tem como foco central suscitar a discussão da multirreferencialidade na Psicologia, a partir de diferentes abordagens teóricas desse campo, nos diversos contextos da Psicologia do Esporte, seja alto rendimento, da reabilitação, o escolar, da iniciação esportiva, dos projetos sociais ou da prática de tempo livre. Para isso, o evento, que ocorrerá nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2021, cuja iniciativa é da LAMUpsi, será constituído por palestras com profissionais atuantes nessa área, que se fundamentam em: Abordagem Centrada na Pessoa, Análise do Comportamento, Construcionismo Social, Gestalt-terapia, Psicodrama, Psicologia Analítica, Psicologia Positiva, Sistêmica e Terapia Cognitivocomportamental. A partir dessas contribuições, busca-se promover o debate e a reflexão acerca da Psicologia voltada para o esporte. O público-alvo está voltado para estudantes, profissionais e demais interessados. Objetivo Geral: Promover reflexões acerca da multirreferencialidade na Psicologia, a partir de algumas das abordagens psicológicas no contexto da Psicologia do Esporte. Objetivos específicos:  1. Propiciar discussões sobre a perspectiva multirreferencial na Psicologia; 2. Suscitar discussões acerca da Psicologia do Esporte; 3. Refletir sobre as especificidades da atuação da(o) profissional de Psicologia nessa área; 4. Discutir a possibilidade da multirreferencialidade em alguns dos principais âmbitos onde se faz presente a Psicologia do Esporte: o alto rendimento, a reabilitação, o escolar, a iniciação esportiva, os projetos sociais e a prática de tempo livre.  Início: 02 de Setembro às 13:15 h Término: 04 de Setembro 19:30h Os horários serão assim distribuídos: 02 de Setembro: 13:15h até 19:30h 03 de Setembro: 14h até 19:30h 04 de Setembro: 10h até 19:30h

VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CAMPUS XII

DEDCXII Inscrição - 16/08/2021 à 06/10/2021

  A VIII Semana de Educação Física do Departamento de Educação/Campus XII da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, ocorrerá entre os dias 05 e 07 de Outubro de 2021 no formato on-line. A programação do evento, nesta edição, está estruturada em torno da seguinte questão: “Educação Física, Ciências e Tecnologias: políticas e cotidiano”.   O objetivo, nesse sentido, é discutir, analisar e problematizar os dilemas, os desafios e as perspectivas que, contemporaneamente, atravessam as relações e tensões entre os temas em destaque – Educação Física, Ciências e Tecnologias.   Imbuído nisso, está, ademais, a expectativa de ampliar o diálogo, identificar pontos de aproximação e distanciamento, estabelecer parcerias e construir redes de cooperação acadêmico-científica, sobretudo entre Instituições de Ensino Básico e Superior no Brasil.   Para tanto, reconhecendo os desafios e a complexidade da tarefa aqui aludida, que só é possível a partir da construção e colaboração coletiva, o Colegiado do Curso de Educação Física e toda a comunidade acadêmica do Departamento de Educação/Campus XII da UNEB convidam professores da Educação Básica e Superior, gestores interessados e estudantes da área a participarem do evento em apresentação, que – pela possibilidade que enseja – representa uma valiosa oportunidade de encontro e interlocução como instituições e sujeitos diversos. Logo, um espaço-tempo fecundo para a formação.   Sobre a Temática...   “Educação Física, Ciências e Tecnologias: políticas e cotidiano” é o tema central da VIII Semana de Educação Física do Departamento de Educação/Campus XII da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Trata-se, pois, de uma questão pertinente à formação [inicial e continuada] do conjunto dos professores da área; mas, também, à qualificação da intervenção profissional, de cunho político-pedagógico, por ela suscitada.   A questão em tela busca, portanto, colocar em discussão – a partir dos atravessamentos e interfaces entre aspectos da política e do cotidiano – os novos arranjos epistêmicos da área, os movimentos de significação da cultura corporal e as contradições que perpassam tais processos.   Ademais, almeja problematizar saberes, necessidades e desafios para o trabalho pedagógico da Educação Física frente ao avanço científico e tecnológico. O que implica atenção às relações da Educação Física com a cultura digital e a linguagem informatizada, bem como com o emprego, incremento e incorporação de recursos tecnológicos nos seus diferentes espaços-tempos de intervenção.   Por isso, objetivando enriquecer e “oxigenar” o debate acadêmico-científico acerca dos temas em questão, e suscitando, por sua ocasião, “novas” reflexões, a VIII Semana de Educação Física do DEDC/XII da UNEB (re)coloca questões que inspiram questões. Assim, figura, primordialmente, como um espaço-tempo de diálogo, discussões, análises e problematizações. E, com isso, constitui-se canal e possibilidade político-pedagógica de (re)pensar a Educação Física “por dentro”. O que, por sua vez, traduz sua relevância social, acadêmica e científica.    *** GRUPOS DE TRABALHOS TEMÁTICOS (GTTS)   1.         Educação Física, Formação e Atuação Profissional – Mediador Profº. Ms. Marlon M. Santana 2.         Aspectos Socioculturais e Biológicos da Atividade Física e Saúde – Mediador Profº Ms. Fábio Melo 3.         Conhecimentos e Práticas Escolares na Educação Física – Mediador Profº. Ms. Flávio Oliveira 4.         Políticas Públicas em Educação, Saúde, Esporte e Lazer – Mediador Profº. Ms. Nadson Reis 5.         Educação e Educação Física: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade – Mediadora Profª. Ana Paula Souza                                                                    ____________*******_____________ * PROGRAMAÇÃO DAS MESAS * DIA 1 – 05/10  MESA DE ABERTURA   Tema: Educação Física, Ciências e Tecnologias: Política e Cotidiano  Convidados: Prof. Dr. Fábio Zoboli (UFS), Prof. Dr. Cristiano Bahia (UESC) e Prof. Dr. Admir Almeida Jr. (UFMG) Mediador: Prof. Dr. Marcius Gomes (UNEB Campus XII)  Horário: 19h às 22h30 Link para acessar a Live: https://www.youtube.com/watch?v=U3bp4OeRj-4  DIA 2 – 06/10  PAINEL   Tema: Educação Física e Ensino Remoto: contradições entre o direito à educação e as condições de acesso às tecnologias no sudoeste da Bahia Convidadas: Profa Abília Castro (Candiba), Profa Jutânia Santos (Caetité), Profa Letícia Figueredo (Tanhaçu), Profa Mardiele Araújo (Matina), Profa Maria Meire Barreto (Urandi) e Profa Marinete Frota (Guanambi)  Mediadora: Profa Esp. Ana Paula Souza (UNEB Campus XII) Horário: 8h às 12h Link para acessar a Live: https://www.youtube.com/watch?v=4GDcqjWgstk MESA 2  Tema: Educação Física e Ciências: Pesquisa e Intervenção Profissional-Pedagógica   Convidados: Prof. Dr. Marcelo Húngaro (UnB), Prof. Dr. Antônio Leonon A. Ferreira (IFBaiano) e Prof. Dr. Tiago Nicola (UESC) Mediador: Prof. Me Marlon Messias Santana (UNEB Campus XII) Horário: 19h às 22h30 Link para acessar a Live: https://www.youtube.com/watch?v=3vchegAxpNA  DIA 3 – 07/10  MESA DE ENCERRAMENTO Tema: Educação Física e Tecnologias: atravessamentos entre o avanço tecnológico, a cultura digital e a linguagem informatizada   Convidados: Prof. Dr. Mayrhon Abrantes (UFNT), Prof. Dr. Rogério Pereira (UFSC) e Prof. Dr. Welington Araújo (UEFS) Mediador: Prof. Dr. Marcius Gomes (UNEB Campus XII) Horário: 14h às 18h00  Link para acessar a Live: https://www.youtube.com/watch?v=U3bp4OeRj-4                                        ____________*******_____________ **MINICURSO 1 Temática: Dança Afro – Corporeidade e Ancestralidade  Link para acesso ao minicurso: https://meet.google.com/hqf-sofu-roe ** MINICURSO 2  Temática: Idosos e processos de envelhecimento Link para acesso ao minicurso: https://meet.google.com/vuq-djeu-rbu **MINICURSO 3  Temática: Educação Física, Deficiência e Inclusão Link para acesso ao minicurso: https://meet.google.com/otn-dpss-zdo ** MINICURSO 4 Temática: Educação Física Escolar: Teoria Curricular e Ensino  Link para acesso ao minicurso: https://meet.google.com/fam-oeys-ghu ** MINICURSO 5 Temática: Exercício Físico e Desordens Musculoesqueléticas Link para acesso ao minicurso: https://meet.google.com/iwg-wzyf-vah **MINICURSO 6  Temática: Experiências de Práticas Curriculares de Educação Física: Narrativas na Formação Inicial e Continuada Link para acesso ao minicurso: https://meet.google.com/scn-ddvw-kck

O trágico e o maravilhoso em Antígona (Sófocles)

DEDCVIII Inscrição - 15/08/2021 à 27/08/2021

Antígona, continuação dramática de Édipo Rei de Sófocles, cuja tragédia parece ser um legado, tem despertado reflexões diversas em muitas áreas do conhecimento. Desde a Filosofia, passando pela Psicologia e pelo Direito, propõe um mergulho na alma humana e suas relações sociais e jurídicas. Propomos uma reflexão sobre a peça grega, fazendo sua conexões com o campo jurídico.  NOSSO CONVIDADO Antônio Cavalcante da Costa Neto possui Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2010), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1985), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1988), graduação em Bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica de Campina Grande - Extensão Guarabira (2007). É professor da Universidade Estadual da Paraíba, da Escola Superior da Magistratura Trabalhista (ESMATRA-PB). É Juiz Titular de Vara Trabalhista - TRT 13ª Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Ética, Aplicação do direito e direito estudo e ensino. Carga-horária: 3h/a. *O evento acontecerá de forma remota.

Ciclo de Webinars Jovem Colaborador #01

DCETII Inscrição - 12/08/2021 à 20/08/2021

Edição 01 - Jovens na Administração Pública e no cenário da cultura digital. Evento planejado a partir da iniciativa do projeto de ensino/extensão – Círculo de Aprendizagem Desenvolvedor UNEB: uma estratégia pedagógica para capacitação acadêmica dos discentes do Curso de Sistemas de Informação (DCET II/UNEB). No qual, em parceria com o Diretório Acadêmico do curso supracitado, pretende não só publicizar e fortalecer o vínculo da Universidade com a população no modo online, como também explanar a importância da educação dos discentes em diversas esferas. Intitulado como – Ciclo de Webinars Jovem Colaborador – suas edições serão realizadas em curto período, trazendo o jovem como protagonista em profusos contextos, com diálogos e apresentações sobre o tema proposto.

Arquivo Vivo: Arquivos, Documentação, Pesquisa

DCHVI Inscrição - 11/08/2021 à 16/12/2021

INSCRIÇÕES REABERTAS O Projeto de Extensão Arquivo Vivo: Arquivos, Documentação, Pesquisa reúne estudiosos de diversas áreas do conhecimento, com experiência em instituições arquivísticas e pesquisas no Brasil e exterior. Promove minicursos direcionados a funcionários, bolsistas e monitores de instituições de preservação de acervos, professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação de instituições do ensino superior. O Projeto conta com a colaboração de pesquisadores e docentes de instituições arquivísticas, patrimoniais e do ensino superior. Esta atividade de extensão integra os Projetos Arquivo Vivo e História e Historiografia na Bahia, executados pelo Arquivo Público Municipal de Caetité, a Universidade do Estado da Bahia e a Universidade Federal da Bahia. Os minicursos acontecem às quintas-feiras, a partir das 15h, entre os dias 19/08 e 16/12/2021. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas em sge.uneb.br/arquivovivo.