XII Semana de Urbanismo

Sobre o Evento

Sobre o evento:

    A Semana de Urbanismo é um evento anual realizado pelo curso de Urbanismo da UNEB. O evento ocorrerá entre os dias 5 a 8 de novembro, data escolhida por conta da comemoração do Dia Mundial do Urbanismo. Esse ano, o tema proposto para o evento é: "Planejamento e Gestão Urbana: O que fazer e como fazer em tempos de neoliberalismo." Cada dia será com um eixo em torno desse tema, sendo eles "Planejamento, Cidade e Comunidades Sustentáveis"; "Gestão de serviços urbanos e qualidade de vida" e "Neoliberalismo, Urbanismo e Atuação profissional".

O objetivo geral é criar um fórum de diálogo para a construção de formas e estratégias de enfrentamento de tendências que ameaçam a garantia da justiça social e o direito à cidade, a partir de conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas.

O público-alvo é quem vive, pensa e faz a cidade, com ênfase nos profissionais da área do urbanismo e afins, em especial, os egressos do curso, docentes, discentes e comunidade acadêmica. 

Abaixo, um resumo sobre o que se pretende alcançar com os temas:

Planejamento,Cidade e Comunidades sustentáveis”.

Discussão das novasperspectivas do planejamento urbano que pressupõe a participação social epopular, destacando os pressupostos e resultados da aplicação dos instrumentosparticipativos, a exemplo da agenda 21, do orçamento participativo, dosconselhos municipais. Focalizar casos exemplares de comunidades sustentáveis esuas experiências de participação no planejamento urbano.

“Gestão de serviços urbanos e qualidade devida”

Discussãodos desafios colocados para gestão dos serviços urbanos em um contexto de crisedo Estado e da nova onda de liberalismo que atinge as políticas econômicasadotadas pelos Estados capitalistas neste início de século XXI (atacandoconquistas trabalhistas históricas e reduzindo a ação social do Estado),destacando as repercussões na qualidade de vida da população e noaprofundamento das desigualdades sociais e da pobreza urbana.

“Neoliberalismo, Urbanismo e Atuaçãoprofissional”

Discussão do papel, osdesafios e as possibilidades de atuação profissional dos urbanistas em umcontexto histórico de aprofundamento de uma economia política neoliberal,focalizando os desdobramentos da agenda neoliberal na produção da cidade.

 

Programação

Mais Informações