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III SEPEX - CONEXÕES E AÇÕES COLETIVAS: UNIVERSIDADE E COMUNIDADES EM FOCO
O III SEPEX (Seminário de Pesquisa e Extensão - NUPE) é um evento que tem como proposta divulgar e socializar as atividades de pesquisas e de extensão desenvolvidas pela comunidade unebiana do Campus XXII, representada pelos diferentes segmentos, a saber, discentes, docentes e servidores administrativos. Além disso, o evento busca promover o diálogo e o intercâmbio entre a comunidade acadêmica unebiana e a comunidade externa, fortalecendo as redes de pesquisa e de cooperação dentro de um contexto multidisciplinar e incentivando a produção de conhecimento e a integração da tríade ensino-pesquisa-extensão para o desenvolvimento social e a transformação da realidade local.
I Seminário Intercursos de Bioquímica
O I Seminário Intercursos de Bioquímica tem como objetivo criar um espaço institucional para socializar e ampliar as experiências de estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Medicina que aplicaram a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) em atividades práticas de Bioquímica. O evento busca promover a integração entre diferentes cursos da área da saúde, incentivar o trabalho colaborativo e o protagonismo estudantil, além de evidenciar a importância dos conhecimentos bioquímicos na formação dos futuros profissionais. Dessa forma, o seminário fortalece a interdisciplinaridade e amplia o impacto pedagógico de práticas inovadoras no ensino da Bioquímica. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por intermédio do Departamento de Ciências da Vida (DCV), torna público o edital para a submissão de resumos para o I Seminário Intercursos de Bioquímica 2025.2. Este edital descreve as diretrizes para a submissão e apresentação de trabalhos científicos no I Seminário Intercursos de Bioquímica- SIBq, na modalidade Pôster Científico. Os resumos devem ser enviados até 30 de novembro de 2025 e seguir um formato específico. Em 05 de dezembro, os autores apresentarão os trabalhos em grupos temáticos e receberão feedback. Os trabalhos aprovados serão publicados em um caderno de resumos, e o melhor trabalho de cada curso da área da saúde será premiado. DISPOSIÇÕES SOBRE SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 1.1 A data limite para submissão de resumos é: 30 de novembro de 2025. 1.2 Cada inscrição dá direito à participação do estudante em um único trabalho redigido em português. ATENÇÃO: Todos os estudantes devem se inscrever na atividade de apresentação de pôster para receber o certificado, mas SOMENTE UM aluno da equipe deve submeter o resumo! 1.3 Todos os trabalhos, sem exceção, deverão ser apresentados na forma de painéis, em 05/12/2025, das 13:00h às 16:30h. Não haverá alteração da data/horário da apresentação de trabalhos. 1.4 O(A) autor(a) responsável pela submissão dos resumos é também o responsável por todas as informações contidas no mesmo, e atesta que tem a concordância de todos(as) os co-autores(as). 1.5 Os resumos devem ser submetidos de acordo com o "Modelo para Resumo". As fontes, tamanhos das letras e seções já estão previamente definidas, de modo que basta preencher os respectivos campos (por exemplo, título, introdução etc). Resumos fora do padrão estabelecido não serão considerados. Clique abaixo para obter o modelo e instruções para submissão de resumo. Template SiBq- Resumo (Word): TemplateSIBq.docx 2. APRESENTAÇÕES 2.1 Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em formato de pôster científico, tamanho recomendado de 1,00 m de altura x 0,90 m de largura (em hipótese alguma a largura poderá ultrapassar 1,00 m, pois significa entrar no espaço do painel do vizinho), de acordo com a seguinte padronização: 2.1.1 O cabeçalho deve conter o nome do evento I Seminário Intercursos de Bioquímica, o logo do evento, bem como o título do trabalho, os autores, a universidade vinculada (com o seu logo) e um e-mail para contato. Clique abaixo para obter a logo do evento: Logo SIBq- (Word): Logo evento.docx Logo SiBq- (Google Docs):Logo do evento 2.1.2 Todos os painéis devem conter o e-mail do primeiro autor. 2.1.3 Todos os trabalhos deverão ser afixados no suporte de painéis, podendo ser colados com fita adesiva ou pendurados com gancho no formato galhardete. 2.1.4 Um bom painel deve conter os seguintes itens: Introdução Objetivos do trabalho Metodologia (ilustrada com esquemas, figuras, gráficos etc) Resultados e discussão ( ilustrada com tabelas, esquemas, figuras, gráficos etc.) Conclusões Referências ( lista selecionada de referências, tipicamente até cinco.) 2.1.5 Será permitida a montagem de uma lista de referências digital que pode ser acessada com o auxílio de QR code. Os autores devem criar um documento em Word ou Google Docs, de acesso livre, com as referências utilizadas em seu trabalho científico devidamente listadas e de acordo com as normas da ABNT. O QR code deve ser devidamente posicionado no final do pôster. Clique abaixo para obter as instruções: Sugestão de site para gerar QR Code: https://get-qr.com/pt/generate/link Instruções de como gerar o QR Code: https://youtu.be/rEl6PD3dSgo) 2.1.6 Para os autores que optarem por utilizar as referências em formato tradicional, elas devem conter a devida identificação e ordem de acordo com a menção no pôster, devendo também seguir as normas ABNT. Para dúvidas entrar em contato com a comissão organizadora do evento pelo email:
Direito, Territorialidade e Povos Indígenas
O Colegiado de Direito do Campus VIII da UNEB tem a honra de convidar a comunidade acadêmica e o público em geral para a Mesa Redonda Direito, Territorialidade e Povos Indígenas. Um evento imperdível que promove um diálogo profundo e necessário sobre os direitos indígenas, a proteção territorial e as intersecções com o ordenamento jurídico brasileiro. NOSSOS COVIDADOS Elisa Urbano. Mestre e Doutoranda em Antropologia pelo PPGA/UFPE. Atual coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo). Zenivaldo Bezerra. Cacique da aldeia indígena Entre Serras de Pankararu. Coordenação Acadêmica e Mediação: Prof. Bruno Barbosa Heim. Professor Assistente da UNEB. Mestre em Ecologia Humana pela PPGECOH/UNEB. Advogado. Esta é uma oportunidade única de ouvir vozes fundamentais diretamente envolvidas na luta e na pesquisa sobre a causa indígena, trazendo perspectivas que vão da academia à liderança comunitária. Data: 17 de Novembro de 2025 Horário: 9h20 Local: Auditório CDTA - UNEB - Campus VIII Carga Horária: 4 h/a (Será fornecido certificado de participação) Participe deste importante debate e amplie sua compreensão sobre um dos temas mais urgentes da atualidade. Realização: Colegiado de Direito - UNEB/Campus VIII
Entre saberes e práticas: diversidade e inclusão no DEDC campus VII
O evento “Entre saberes e práticas: diversidade e inclusão no DEDC campus VII” objetiva apoiar a construção coletiva de uma cultura universitária antidiscriminatória, equitativa e acolhedora, comprometida com o respeito às diversidades sexuais, de raça e de gênero. A ação será realizada no dia 13 de NOVEMBRO de 2025, das 09h às 11h, no DEDC Campus VII da UNEB, e constitui-se como um convite direcionado sobretudo ao corpo de servidores técnicos, terceirizados e de apoio do DEDC campus VII, mas amplia aos docentes e estudantes também. Por meio da integração entre diferentes áreas do conhecimento, o encontro busca fortalecer o diálogo interdisciplinar e intersetorial, reconhecendo que a promoção da diversidade e da equidade demanda a participação conjunta das ciências humanas, exatas e biológicas, assim como o engajamento técnico e pedagógico de toda a comunidade universitária. Essa articulação é essencial para consolidar práticas e saberes que contribuam para a transformação social e institucional em direção a uma UNEB mais inclusiva e plural. Destaca-se que o evento integra as ações de um projeto apoiado pelo Edital nº 067/2025 – PRO-UNEB Diversa, um edital multissetorial desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF), em articulação com as Pró-Reitorias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), de Ensino de Graduação (PROGRAD), de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), de Extensão (PROEX), de Assistência Estudantil (PRAES) e de Administração (PROAD), além da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAIN) e da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD).