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JOVENS MENTES GRANDES SOLUÇÔES Lançamento da Empresa JR
Programação de Lançamento da Empresa Júnior organizada pelo Colegiado de Ciências Contábeis do DCHT - XIX Camaçari, sob a coordenação da professora Érica Elena Avdzejus. Programado para iniciar às 18:00 horas do dia 31/03/2025 e encerrar às 20:40 hs do mesmo dia, o evento contará com sorteios, apresentação musical, Participação da EJ Adm UFBA, Apresentação dos parceiros e recebimento das doações e um Coffee Break de encerramento.
CURSO DE EXTENSÃO "ECOURBANISMO PARTICIPATIVO E SOLIDÁRIO"
O curso de 30h, em modalidade online, será oferecido às segundas feiras, das 19:30 às 21:30h e irá se desenvolver numa modalidade téorico-prática, em 15 encontros. Nesses encontros serão realizadas aulas expositivas e rodas de conversas para construir um conhecimento de modo colaborativo que será rebatido em um projeto urbanístico. Na parte prática, será oferecida orientação e acompanhamento para a realização do projeto de cidade para 20 mil habitantes. A metodologia conecta estudantes da disciplina optativa de mesmo oferecida no Curso de Urbanismo da UNEB com os participantes externos que queiram uma introdução ao tema e que, preferencialmente, tenham expertise a oferecer na produção do conhecimento. O público alvo são profissionais e estudantes de urbanismo e arquitetura e pessoas interessadas no tema que demonstrem capacidade de trabalhar de forma colaborativa e inovadora. Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom, nos dias 07, 14 e 28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio; 02,09,16 de junho; 07, 14, 21 e 28 e 29 de julho. CRONOGRAMA PREVISTO 07.04 Projetando Cidades sustentáveis, participativas e solidárias: Um novo paradigma para o Urbanismo; 14.04 A teia da Vida e a Cidade 28.04 Infraestruturas sustentáveis e inclusivas; 05.05 Cidade e Economia Solidária; 12.05 Cidade e Participação Popular; 19.05 Mudanças climáticas e cidades 26.05 Introdução à soluções urbanísticas para secas, enchentes, altas temperaturas, incêndios, carestia dos alimentos, etc De 02 de junho a 29 de julho: Acompanhamento da elaboração e finalização de projeto de cidade ecológica, participativa e baseada na economia solidária para 20 mil habitantes.
II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO E PRÁTICA DE ENSINO - IRECÊ
A segunda edição do SIEPE - Seminário Interdisciplinar de Estágio e Práticas de Ensino - tem como finalidade oferecer subsídios teórico-metodológicos para a formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica, desde as perspectivas interdisciplinar e colaborativa entre docentes, licenciandos, pesquisadores, pós-graduandos e profissionais da Educação Básica. A escolha da temática do evento, Educação Inclusiva e Interseccionalidades na Educação Básica, bem como as diferentes atividades que compõem o Seminário, emergiram das necessidades formativas e demandas indicadas por licenciandos, docentes, gestores da Educação Básica, e participantes do I SIEPE. Assim, a presente atividade está articulada a partir do princípio de ensino, pesquisa e extensão e emergiu de um diálogo com as redes e sistemas da escola básica, de modo que as ações, temáticas, nomes e atividades foram construídas a partir das necessidades e das demandas formativas indicadas por docentes e gestores da Educação Básica. Nesse sentido, os estudantes das licenciaturas e os profissionais da educação terão a oportunidade de refletir e construir subsídios teóricos e práticos para enfrentar os desafios reais e emergentes da inclusão e das interseccionalidades, por meio de trocas, da escuta ativa e da socialização de relatos de experiência. Põe-se em relevo, também, que as atividades previstas no evento têm a potencialidade de oferecer aportes acerca da inclusão e das acessibilidades, uma vez que essas questões são abordadas de modo incipiente nos currículos de formação inicial. Para os estudantes, a temática da inclusão e das acessibilidades oferecerá possibilidades para que eles constituam práticas humanizadas e inclusivas. Ademais, muitos profissionais que atuam na educação básica não tiveram em seus currículos de formação inicial a presença dessas temáticas, que ainda estavam em processo de consolidação como políticas públicas. Igualmente, a produção de materiais pedagógicos e didáticos orientados para essas temáticas, atividade prevista no evento, pode contribuir para as práticas dos profissionais da Educação Básica. Portanto, ao vivenciarem diferentes atividades formativas, com diferentes saberes que vão da experiência aos saberes da ciência, das práticas de sala de aula aos debates teóricos, os professores da educação básica e estudantes de licenciatura, dentre outros profissionais da educação, poderão construir e compartilhar diferentes formas de intervenção que potencializem as práticas de inclusão no interior das escolas públicas de Educação Básica. Bem-vindos e Bem-vindas, Junte-se a nós no II SIEPE.
II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO E PRÁTICA DE ENSINO - SANTO ANTÔNIO DE JESUS
A segunda edição do SIEPE - Seminário Interdisciplinar de Estágio e Práticas de Ensino - tem como finalidade oferecer subsídios teórico-metodológicos para a formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica, desde as perspectivas interdisciplinar e colaborativa entre docentes, licenciandos, pesquisadores, pós-graduandos e profissionais da Educação Básica. A escolha da temática do evento, Educação Inclusiva e Interseccionalidades na Educação Básica, bem como as diferentes atividades que compõem o Seminário, emergiram das necessidades formativas e demandas indicadas por licenciandos, docentes, gestores da Educação Básica, e participantes do I SIEPE. Assim, a presente atividade está articulada a partir do princípio de ensino, pesquisa e extensão e emergiu de um diálogo com as redes e sistemas da escola básica, de modo que as ações, temáticas, nomes e atividades foram construídas a partir das necessidades e das demandas formativas indicadas por docentes e gestores da Educação Básica. Nesse sentido, os estudantes das licenciaturas e os profissionais da educação terão a oportunidade de refletir e construir subsídios teóricos e práticos para enfrentar os desafios reais e emergentes da inclusão e das interseccionalidades, por meio de trocas, da escuta ativa e da socialização de relatos de experiência. Põe-se em relevo, também, que as atividades previstas no evento têm a potencialidade de oferecer aportes acerca da inclusão e das acessibilidades, uma vez que essas questões são abordadas de modo incipiente nos currículos de formação inicial. Para os estudantes, a temática da inclusão e das acessibilidades oferecerá possibilidades para que eles constituam práticas humanizadas e inclusivas. Ademais, muitos profissionais que atuam na educação básica não tiveram em seus currículos de formação inicial a presença dessas temáticas, que ainda estavam em processo de consolidação como políticas públicas. Igualmente, a produção de materiais pedagógicos e didáticos orientados para essas temáticas, atividade prevista no evento, pode contribuir para as práticas dos profissionais da Educação Básica. Portanto, ao vivenciarem diferentes atividades formativas, com diferentes saberes que vão da experiência aos saberes da ciência, das práticas de sala de aula aos debates teóricos, os professores da educação básica e estudantes de licenciatura, dentre outros profissionais da educação, poderão construir e compartilhar diferentes formas de intervenção que potencializem as práticas de inclusão no interior das escolas públicas de Educação Básica. Bem-vindos e Bem-vindas, Junte-se a nós no II SIEPE.