ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – O QUE MUDA COM A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)
Sobre o Evento
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – O QUE MUDA COM A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)
- APRESENTAÇÃO
Alfabetização e letramento na Educação Infantil e Ensino Fundamental – o que muda com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Abordagem conceitual acerca das mudanças e permanências relativas aos i)conceitos de alfabetização e de letramento defendidos pela BNCC, em contraste com o debate nacional e as diretrizes anteriores - PCNs; PNAIC ii) os eixos estruturantes da proposta da BNCC e iii) o papel da formação e atuação docentes, e sua mediação no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais da educação pública, desafios docentes que persistem e os que se renovam. Ênfase no tratamento de questões relativas às práticas de planejamento e atuação docente em classes de alfabetização – Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental ; retomada de objetivos de ensino e os modos de ensinar a ler e escrever no contexto atual.
- OBJETIVO GERAL
Promover estudos extensionistas que melhorem a compreensão da perspectiva de alfabetização da BNCC e o compartilhamento de responsabilidades entre profissionais da UNEB, estudantes de Pedagogia de Salvador e Lauro de Freitas, e profissionais da rede pública de ensino dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, para avançarmos na qualidade da alfabetização das crianças de Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Criar espaço complementar de estudo e de debate sobre o que muda, com a BNCC, acerca das concepções de alfabetização, letramento e ação alfabetizadora na Educação Infantil e Séries iniciais do ensino fundamental, Melhorar a formação inicial de estudantes de Pedagogia e de professoras das redes municipais de Salvador e de Lauro de Freitas a respeito do que muda nas classes de alfabetizxação a partir do disposto na BNCC; Proporcionar orientação e trocas colaborativas na revisão crítica da praxis alfabetizadora praticada e a experimentação de novas modalidades de intervenção docente.
- METODOLOGIA
A metodologia de trabalho será marcada por práticas interativas de discussão e de debates, leitura e escrita
colaborativas, voltadas para a busca e criação de estratégias pessoais e coletivas de abordagem da temática de
estudo.
As referências poderão ser múltiplas: desde os textos acadêmicos conceituais como artigos, relatórios, resumos
críticos, documentos oficiais, vídeos, hipermídias. Os estudantes serão convidados a enriquecer as referências
básicas e complementares de estudo, de acordo com seus interesses e perspectivas, além daquelas indicadas e
disponibilizadas pela docente.
Serão oferecidas 3 (três) turmas para essa atividade extensionista: duas em Salvador, nos turnos matutino e
vespertino; uma turma em Lauro de Freitas no turno vespertino.
A carga horária total é de 45 horas, assim distribuidas: 30 horas de atividades presenciais; 15 horas de atividades
orientadas à distância, e de atendimento em grupo e individual. Essas atividades serão organizadas a partir de 3
tópicos básicos:
Tópico I – A BNCC e seu alcance; o que muda e como conceituam a alfabetização e o trabalho educativo de ensino
da leitura e escrita; eixos estruturantes da BNCC; o que muda em relação ao PNAIC – 10horas.
Tópico II – Letramento, Alfabetização explícita e suas prioridades – o que, quando, para que e como ensinar sobre a
estrutura, o funcionamento e uso social da língua escrita; perspectiva de linguagem e dimensões do ensino e
aprendizagem na BNCC – 15 horas.
Tópico III - A prática docente: revendo metodologias, objetivos e práticas de ensino; os desafios para planejar o
ensino na perspectiva da alfabetização “explícita” e dos múltiplos letramentos– 20 horas.
A avaliação ocorrerá processualmente, com flexibilidade para reoordenação da sequência de tratamento dos tópicos,
em função do envolvimento e respostas do grupo participante. Espera-se a apresentação de propostas de
continuidade, de atividades sequenciais de formação complementar relativa ao tema.
Cronograma
LAURO DE FREITAS
TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS
Inicio – 12/08/19
Término - 07/10/2019
Horário – 19 às 21:30
TODAS AS QUARTAS-FEIRAS
Inicio – 14/08/19
Término – 09/10/19
Horário – 14:30 as 17
SALVADOR
TODAS AS QUINTAS-FEIRAS
Inicio – 08/08/19
Termino – 03/10/19
Horário – 14 as 16:30
Programação
Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
---|---|---|---|
Turma às quintas-feiras, no horário das 14:00 às 16:30 horas - Cabula | 08/08/2019 00:00 | 03/10/2019 00:00 | Lucinete Chaves |
Turma às segundas-feiras, no horário das 19:00 às 21:30 - Lauro de Freitas | 12/08/2019 19:00 | 07/10/2019 21:30 | Lucinete Chaves |
Turma às quartas-feiras, no horário das 14:30 às 17:00 horas - Lauro de Freitas | 14/08/2019 00:00 | 09/10/2019 00:00 | Lucinete Chaves |