ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – O QUE MUDA COM A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)

Sobre o Evento


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – O QUE MUDA COM A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)



  • APRESENTAÇÃO

Alfabetização e letramento na Educação Infantil e Ensino Fundamental – o que muda com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Abordagem conceitual acerca das mudanças e permanências relativas aos i)conceitos de alfabetização e de letramento defendidos pela BNCC, em contraste com o debate nacional e as diretrizes anteriores - PCNs; PNAIC ii) os eixos estruturantes da proposta da BNCC e iii) o papel da formação e atuação docentes, e sua mediação no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais da educação pública, desafios docentes que persistem e os que se renovam. Ênfase no tratamento de questões relativas às práticas de planejamento e atuação docente em classes de alfabetização – Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental ; retomada de objetivos de ensino e os modos de ensinar a ler e escrever no contexto atual. 


  • OBJETIVO GERAL

Promover estudos extensionistas que melhorem a compreensão da perspectiva de alfabetização da BNCC e o compartilhamento de responsabilidades entre profissionais da UNEB, estudantes de Pedagogia de Salvador e Lauro de Freitas, e profissionais da rede pública de ensino dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, para avançarmos na qualidade da alfabetização das crianças de Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental.


  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar espaço complementar de estudo e de debate sobre o que muda, com a BNCC, acerca das concepções de alfabetização, letramento e ação alfabetizadora na Educação Infantil e Séries iniciais do ensino fundamental, Melhorar a formação inicial de estudantes de Pedagogia e de professoras das redes municipais de Salvador e de Lauro de Freitas a respeito do que muda nas classes de alfabetizxação a partir do disposto na BNCC; Proporcionar orientação e trocas colaborativas na revisão crítica da praxis alfabetizadora praticada e a experimentação de novas modalidades de intervenção docente. 


  • METODOLOGIA

A metodologia de trabalho será marcada por práticas interativas de discussão e de debates, leitura e escrita colaborativas, voltadas para a busca e criação de estratégias pessoais e coletivas de abordagem da temática de estudo. As referências poderão ser múltiplas: desde os textos acadêmicos conceituais como artigos, relatórios, resumos críticos, documentos oficiais, vídeos, hipermídias. Os estudantes serão convidados a enriquecer as referências básicas e complementares de estudo, de acordo com seus interesses e perspectivas, além daquelas indicadas e disponibilizadas pela docente. Serão oferecidas 3 (três) turmas para essa atividade extensionista: duas em Salvador, nos turnos matutino e vespertino; uma turma em Lauro de Freitas no turno vespertino. A carga horária total é de 45 horas, assim distribuidas: 30 horas de atividades presenciais; 15 horas de atividades orientadas à distância, e de atendimento em grupo e individual. Essas atividades serão organizadas a partir de 3 tópicos básicos: Tópico I – A BNCC e seu alcance; o que muda e como conceituam a alfabetização e o trabalho educativo de ensino da leitura e escrita; eixos estruturantes da BNCC; o que muda em relação ao PNAIC – 10horas. Tópico II – Letramento, Alfabetização explícita e suas prioridades – o que, quando, para que e como ensinar sobre a estrutura, o funcionamento e uso social da língua escrita; perspectiva de linguagem e dimensões do ensino e aprendizagem na BNCC – 15 horas. Tópico III - A prática docente: revendo metodologias, objetivos e práticas de ensino; os desafios para planejar o ensino na perspectiva da alfabetização “explícita” e dos múltiplos letramentos– 20 horas. A avaliação ocorrerá processualmente, com flexibilidade para reoordenação da sequência de tratamento dos tópicos, em função do envolvimento e respostas do grupo participante. Espera-se a apresentação de propostas de continuidade, de atividades sequenciais de formação complementar relativa ao tema.


Cronograma

 

LAURO DE FREITAS

TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS

Inicio – 12/08/19

Término - 07/10/2019

Horário – 19 às 21:30

TODAS AS QUARTAS-FEIRAS

Inicio – 14/08/19

Término – 09/10/19

Horário – 14:30 as 17

SALVADOR

TODAS AS QUINTAS-FEIRAS

Inicio – 08/08/19

Termino – 03/10/19

Horário – 14 as 16:30


ATENÇÃO PÚBLICO ALVO

ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA  CAMPUS I EM SALVADOR, DEDC-I E O NÚCLEO DE PEDAGOGIA DE LAURO DE FREITAS.

Programação

Mais Informações