FORMAÇÃO DE MONITORES PARA ATENDIMENTO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Sobre o Evento

A proposta do Curso de Extensão “Formação de Monitores: atendimento pedagógico para estudantes, público alvo da educação especial, na Educação Inclusiva” procura estabelecer relação da Educação com a Educação Especial,

Psicologia, Medicina e com as Novas Tecnologias atendendo às solicitações da Política Nacional de Extensão, que

sugere que os Projetos de Extensão precisam apresentar vínculos com áreas temáticas.

O presente projeto é mais uma iniciativa do PROGEI – Programa de Educação Inclusiva, da UNEB que buscará

capacitar alunos, dos cursos de Pedagogia e Medicina, bem como Residentes em Pedagogia para atuarem como

monitores do processo de ensino-aprendizagem de alunos, público alvo da Educação Especial, na Educação

Inclusiva. O PROGEI tem como um dos princípios o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, que garante a articulação

entre as ações do Programa. Essas ações garantem estudos aprofundados de determinadas questões, a iniciação à

docência, bem como atividades de extensão. Esse projeto terá, portanto, um formato extensionista, com certificação

e com inscrições abertas no SGE/UNEB, no final do semestre 2021.1. O curso está previsto para ser iniciado dia

30/06/21.

Essa proposta indica possibilidades de diálogo, sobre a temática, entre diversas áreas do conhecimento, ou seja,

numa perspectiva multirreferencial, através de Live e Rodas de Conversa online.

Vários autores destacam a importância da monitoria na vida do estudante. Sua importância é percebida seja no

aspecto pessoal de ganho intelectual do monitor, seja na “contribuição dada aos alunos monitorados e,

principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno

monitor”, como destaca (LETA et al., 2001). Schneider, 2006 também pontua que o trabalho da monitoria pretende

contribuir com “o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do

conhecimento”. Santos, 2002 reforça essa importância ao dizer que a vivência em projetos de pesquisa e extensão

permite aos graduandos “aprender a aprender.”

Consideramos aqui que a monitoria é uma atividade formativa de ensino, favorece o diálogo com outras áreas de

conhecimento, abre novos horizontes e perspectivas acadêmicas e constitui-se num laboratório de experiências e

práticas significativas que instiga à busca de um maior aprofundamento e consequente amadurecimento. É esse,

portanto, o desafio da presente formação.


OBJETIVO GERAL:Desenvolver competências pedagógicas para auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento. Mediar processos pedagógicos em curso com alunos na perspectiva da educação inclusiva. 

INSCRIÇÕES: até 24/08/2021(ou esgotar as vagas)

PERÍODO: 30/08 a 29/09/2021

DIAS DE AULA: segundas-feiras e quartas-feiras

HORÁRIO: 19h às 21h

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Patrícia da Hora e Profa. Ma. Aline Cequeira

Programação

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