FORMAÇÃO DE MONITORES PARA ATENDIMENTO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
Sobre o Evento
A proposta do Curso de Extensão “Formação de Monitores: atendimento pedagógico para estudantes, público alvo da educação especial, na Educação Inclusiva” procura estabelecer relação da Educação com a Educação Especial,
Psicologia, Medicina e com as Novas Tecnologias atendendo às solicitações da Política Nacional de Extensão, que
sugere que os Projetos de Extensão precisam apresentar vínculos com áreas temáticas.
O presente projeto é mais uma iniciativa do PROGEI – Programa de Educação Inclusiva, da UNEB que buscará
capacitar alunos, dos cursos de Pedagogia e Medicina, bem como Residentes em Pedagogia para atuarem como
monitores do processo de ensino-aprendizagem de alunos, público alvo da Educação Especial, na Educação
Inclusiva. O PROGEI tem como um dos princípios o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, que garante a articulação
entre as ações do Programa. Essas ações garantem estudos aprofundados de determinadas questões, a iniciação à
docência, bem como atividades de extensão. Esse projeto terá, portanto, um formato extensionista, com certificação
e com inscrições abertas no SGE/UNEB, no final do semestre 2021.1. O curso está previsto para ser iniciado dia
30/06/21.
Essa proposta indica possibilidades de diálogo, sobre a temática, entre diversas áreas do conhecimento, ou seja,
numa perspectiva multirreferencial, através de Live e Rodas de Conversa online.
Vários autores destacam a importância da monitoria na vida do estudante. Sua importância é percebida seja no
aspecto pessoal de ganho intelectual do monitor, seja na “contribuição dada aos alunos monitorados e,
principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno
monitor”, como destaca (LETA et al., 2001). Schneider, 2006 também pontua que o trabalho da monitoria pretende
contribuir com “o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do
conhecimento”. Santos, 2002 reforça essa importância ao dizer que a vivência em projetos de pesquisa e extensão
permite aos graduandos “aprender a aprender.”
Consideramos aqui que a monitoria é uma atividade formativa de ensino, favorece o diálogo com outras áreas de
conhecimento, abre novos horizontes e perspectivas acadêmicas e constitui-se num laboratório de experiências e
práticas significativas que instiga à busca de um maior aprofundamento e consequente amadurecimento. É esse,
portanto, o desafio da presente formação.
Programação
Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
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PERÍODO: 30/08 a 29/09/2021 AULAS DO CURSO DE EXTENSÃO DIAS DE AULA: segundas-feiras e quartas-feiras HORÁRIO: 19h às 21h COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Patrícia da Hora e Profa. Ma. Aline Cequeira | 30/08/2021 19:00 | 29/09/2021 21:00 | Profas. Aline Cerqueira e Patrícia da Hora. |