VI (re)Encontro de Letras: olhares e escutas (im)possíveis
Sobre o Evento
Devido à pandemia de Covid-19, o VI Encontro de Letras não aconteceu em 2020. Por isso, a edição de 2021, embora integralmente on-line (ainda em decorrência da situação sanitária), funcionará como um momento de reencontro. Será, então, o VI (re)Encontro de Letras, com o tema “olhares e escutas (im)possíveis” (https://encontrodeletras.wixsite.com/unebarreiras).
Nesta edição, a ideia é de que o tema seja lido das duas maneiras: como possíveis e como impossíveis. E, aqui, (im)possível entra em diferentes relações de sentido, significando nesse deslizamento entre a possibilidade e a impossibilidade. Da impossibilidade de encontros mais diretos, mas da possibilidade de algum contato, ainda que mediado pela “máquina”; da impossibilidade – longamente construída – de um acesso amplo e irrestrito a tecnologias de comunicação, mas também da possibilidade de utilizarmos as ferramentas de que dispomos, inclusive para denunciar o agravamento da desigualdade; da impossibilidade, devido à lida cotidiana, de ter tempo de conhecer o que se produz na movimentação das pessoas que compõem o curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas do campus IX da Uneb, mas também da possibilidade de construir espaços nos quais a pressa das urgências ceda lugar à necessidade de nos (re)conhecermos, de nos (re)conectarmos; da impossibilidade histórica de entrar em contato com determinados sentidos, mas também da possibilidade, advinda de muita luta, de ouvir gritos contidos (e GRITAR!) e saberes negligenciados, de percebermos a urgência de resistir à exclusividade de tudo aquilo que nos enche os ouvidos e os olhos do igual, do mesmo, da narrativa única, sempre mimetizada de universal... Entre e a partir de diferentes (im)possíveis, este evento se (re)faz.
O VI (re)Encontro de Letras pretende ser um espaço por meio do qual nós todas, todos e todes possamos nos olhar, nos escutar, numa perspectiva mais “absorta” e “intimista”, divulgando entre nós e para nós – sem perder a abertura de acolher quem mais quiser participar desse nosso momento – o que pudemos construir durante esse período em que o contato presencial, tão caro e necessário, transformou-se em ameaça.
Neste VI (re)Encontro de Letras, reatualizamos o compromisso de tratar de temáticas politicamente engajadas, com a necessidade de aprendermos a olhar e a escutar narrativas que, sistematicamente, foram invisibilizadas e/ou silenciadas. Nesse sentido, a edição do VI (re)Encontro é também espaço de romper silêncios e silenciamentos, de aprender a olhar de novo e de novo e de uma outra maneira; de aprender a escutar saberes por tanto tempo impossíveis de circular; é, portanto, espaço formativo e de compromisso emancipatório.
Desejamos momentos de aprendizados, provocações, escutas, movimentos de perspectiva e de sensibilidades. Sejam bem-vindas, bem-vindes e bem-vindos ao (re)Encontro de Letras, que é nosso.
Programação
Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
---|---|---|---|
Participação sem apresentação de trabalho ("ouvinte"). | 12/10/2021 00:00 | 30/10/2021 23:59 |