II Congresso Unebiano de Ciências Biológicas

Sobre o Evento

O II ConUCBio - Congresso Unebiano de Ciências Biológicas é uma proposta planejada e desenvolvida pelos discentes da UNEB e respectivos Diretórios Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB, representando os campi dos departamentos DCET II, DCH VI, DEDC VII, DEDC VIII, DCH IX e DEDC X. Esta segunda edição ocorrerá de 26 a 28 de Outubro de 2022 com o tema "Tecnociência, Educação e Sociopolítica: o que eu tenho a ver com isso?" e o campus que sediará essa edição é o Campus X - Teixeira de Freitas por meio do seu Departamento de Educação - DEDC. Neste intuito, o II ConUCBio disseminará o conhecimento produzido na academia, em particular quanto às Ciências Biológicas, por meio das pesquisas científicas, extensão e ensino, discutindo e analisando, ao mesmo tempo, as consequências disso na nova realidade provocada pela pandemia. Cabe destacar a relevância do II ConUCBio, não apenas por se tratar de uma resposta da comunidade acadêmica à situação de limitação das atividades, em particular pela iniciativa e disposição dos alunos, mas por estabelecer o contato entre os participantes, proporcionar o intercâmbio de informações, aproximar alunos e professores, incentivar a divulgação de pesquisas e do conhecimento, mas por seu caráter democrático, inclusivo e apoiador da diversidade e da equidade social e acadêmica. Sendo assim, esperamos a ampla participação da comunidade acadêmica e também da externa, almejando o pleno sucesso do evento.

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/conucbio/

YouTube: https://www.youtube.com/c/ConuCBioUNEB


SALAS DE APRESENTAÇÃO - 26/10/2022 - Quarta-feira

>> Eixo 1 BOTÂNICA: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aLmaR3TUL-SxNJF2-RIpPPA4HasFH7i4kD8RUmJmYly41%40thread.tacv2/conversations?groupId=0f20ac98-1e14-4a8f-af2f-748b41a0831a&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707

>> Eixo 2 ECOLOGIA/ZOOLOGIA: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a_rzXxTj9LarEWqfGNjNtQa4AY7rkLX-6I5mipWZ0TPQ1%40thread.tacv2/conversations?groupId=5e2de82e-6543-44af-95b2-ef1bd430a872&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707

>> Eixo 3 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3abj-uujUAHk2y22LSye3Pc6iz-FIdcG8JkrQfNKoRZv81%40thread.tacv2/conversations?groupId=88bcfc5c-cdcc-4041-9ca2-d4842db49a6a&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707

SALAS DE APRESENTAÇÃO - 27/10/2022 - Quinta-feira

>> Eixo 4 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aplq-RL1-zpTYnilOjQhpMDBE1vzDbADChL1Nmttfor41%40thread.tacv2/conversations?groupId=1e52e51e-23f2-4ec3-9c50-126720081771&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707

>> Eixo 5 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3acZpomVLs42ZYFvIkxlqtYdzLUQ0pfBkKV4mOLpdu9Dc1%40thread.tacv2/conversations?groupId=b5694653-d4b2-415c-b7fc-6b95efdc9b11&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707

>> Eixo 6 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3avG32LiieYiOEjc3ouNUx4mi28woOCbjYSVWHfFPglgo1%40thread.tacv2/conversations?groupId=8c5bae88-f29c-46e1-81a4-5d0c51191dde&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707

SALAS DE APRESENTAÇÃO - 28/10/2022 - Sexta-feira

>> Eixo 7 EDUCAÇÃO: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3aHOPjdd4Gh34Q-r5imsPGDNjJR-Yb3abVhfudI2_1qHk1%40thread.tacv2/Geral?groupId=1beaf662-626c-4335-800d-32b368db63ce&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707

>> Eixo 8 MICROBIOLOGIA: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3aw_EP-VdcNuT49JmGFEidkAt1RI6c-acJh7V57cnI_aY1%40thread.tacv2/Geral?groupId=92c8bb86-d9c6-4dfa-84d9-e58078355e3f&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707

>> Eixo 9 SAÚDE: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3a8KN86v16C9j_HLnCYGqSsXMTI0cGwxYPImQdtERMsI41%40thread.tacv2/Geral?groupId=6878304b-be5a-432f-a5ad-492715b808f2&tenantId=72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707


INSCRIÇÕES E CERTIFICADO

Para efetuar a inscrição no evento, o participante deverá preencher o formulário de inscrição no site do evento: https://www.sge.uneb.br/conucbio2022. Ao preencher o formulário, o participante deverá escolher, dentre as atividades, a opção "Participação Geral" (para participar da programação geral do evento, com as palestras, mesas redondas, conferências e sorteios) e os minicursos que deseja. Para aquelas pessoas que realizaram sua inscrição na programação geral antes dos minicursos estarem disponibilizados, a escolha dos mesmos pode ser feita através da opção "Consultar > Editar inscrição" no menu lateral da área do participante. Esse cadastro também é necessário para a submissão de resumos. Apenas os participantes que tiverem presença confirmada em pelo menos 75% das atividades realizadas receberão o certificado de participação.


MINICURSOS

Todos os minicursos terão carga horária de 2h e cada participante poderá se inscrever em até 02 minicursos com horários compátiveis. As inscrições serão através do espaço aqui no SGE e as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição quando disponível.

26/10/2022 – 13h as 15h

M1 - A etnobotânica e o Poder ancestral das Plantas (Ma. Nayara Gomes Bastos - UNEB)

M2 - Abordagem Socioecológica: por uma Educação em Saúde mais abrangente na Escola (Dra. Liziane Martins – UNEB/UFSB)

M3 - Sementes florestais (Ma. Taina Lyra da Silva - UFSB / Dr. Jorge Fortuna - UNEB)

M4 - Ações antrópicas e o processo de erosão genética: impactos causados por vetores seletivos não naturais (Dra. Mariana Santos de Jesus - IFS)


27/10/2022 – 15h30 as 17h30

M5 - Interação antígeno e anticorpo: conceitos e aplicabilidade (Dra. Vera Lúcia Costa Vale - UNEB)

M6 - Potencialidades da aplicação da Biologia na Arqueologia (Dra. Cristiana de Cerqueira Silva Santana - UNEB)

M7 - Escrita científica (Ma. Camila Brito - UNEB)

M8 - Plantas medicinais e suas formas de uso (Dra. Caroline Nery Jezler – UNEB / Lic. Liliane Ferreira Cardoso - UNEB)


27/10/2022 – 19h as 21h

M9 - Nomenclatura zoológica (Dra. Loyana Docio Santos - UNEB)

M10 - Estudo de comunidades vegetais - Análise fitossociológica (Dra. Mara Rojane Barros de Matos – UNEB / Mestrando Enéas Lima Santos - PPGMSB)

M11 - Educação ambiental no resgate de animais silvestres (Jorge Luiz de Souza Carvalho - PMJ – Jacobina - BA)

M12 - Abelhas: conhecer para conservar (Ma. Maria Elisa da Silva Santos – UNEB / Hévila Aléxia Lopes de Sousa – UNEB / Rogério Silva Jesus - UNEB)


28/10/2022 – 08h as 10h

M13 - Como pesquisar em banco de dados genômicos (Dra. Sandra Eliza Guimarães - UNEB)

M14 - Educação antirracista e ensino de biologia: conversas iniciais (Doutoranda Kelly Meneses Fernandes - UNEB / Dr. Nivaldo Aureliano Léo Neto - UFPA)

M15 - Manuseio de insetos no campo (Ma. Greice Ayra Franco de Assis - UNEB)

M16 - Manejo da agrobiodiversidade da Caatinga (Gabriel Troilo - SEC – BA e UNEB)

M17 - Fungos endofíticos (Dra. Thais Emanuelle Feijó de Lima - UNEB)



PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA – 26/10/2022

10h - ABERTURA DO EVENTO

 

11h - CONFERÊNCIA DE ABERTURA:

"Tecnociência, Educação e Sociopolítica: o que eu tenho a ver com isso?"

- Me. Grégory Alves Dionor (UNEB/UFBA)

13h às 15h - MINICURSOS – M1 ao M4

 

15h - PALESTRA:

“Estudos epidemiológicos e análise de dados nas Ciências Biológicas”.

- Dr. Alvaro Luis Muller da Fonseca (UNEB)

- Dr. Ariel Gustavo Letti (UNEB)

 

16h - MOSTRA DE VÍDEOS

 

16h30 - APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

18h30 - PALESTRA:

“Caminhos para o desenvolvimento de vacinas”.

- Dr. Gustavo Cabral de Miranda (USP)

 

19h30 - MESA REDONDA:

“Por uma sociedade inclusiva: caminhos pela educação”.

- Dra. Viviane Borges Dias (UESC)

- Ma. Guilhermina Elisa Bessa da Costa (UNEB)

- Dra. Patrícia Maria Mitsuka (UNEB)

- Prof. Pedro Henrique Gomes Santos (UNEB)

QUINTA-FEIRA – 27/10/2022

08h - APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

 

10h - PALESTRA:

“Abelhas solitárias brasileiras”.

- Doutorando Thiago Mahlmann Vitoriano Lopes Muniz (INPA)

 

11h - MOSTRA DE VÍDEOS

13h - MESA REDONDA:

“Biotecnologia aplicada para a mitigação de problemas ambientais”.

- Dra. Sandra Eliza Guimarães (UNEB)

- Dr. Gervásio Paulo da Silva (UNEB)

- Dra. Helenita Costa Quadros (UNEB)

 

14h30 - PALESTRA:

“Profissão Biólogo: Legislação, oportunidades e atuação profissional. CRBIO-08”.

- Dr. César Roberto Góes Carqueija (SENAI CIMATEC)

 

15h30 às 17h30

MINICURSOS – M5 ao M8

 

 17h30 - PALESTRA:

“Etnobotânica”.

- Dra. Alexa Araujo de Oliveira Paes Coelho (UNEB)

18h30 – LANÇAMENTO DE LIVROS

 

19h às 21h - MINICURSOS – M9 ao M12

 

SEXTA-FEIRA – 28/10/2022

08h às 10h - MINICURSOS – M13 ao M17

 

10h - MESA REDONDA:

“Ecologia e meio ambiente: da Ciência aplicada à divulgação científica”.

- Dra. Joana Farias dos Santos (UNEB)

- Dra. Ana Paula Penha Guedes (UNEB)

- Dra. Mara Rojane Barros de Matos (UNEB)

13h - APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

 

15h - MESA REDONDA:

“Contribuições da palinogia ao estudo da biodiversidade”.

- Ma. Sandra Teixeira de Araújo Nascimento (UNEB)

- Me. Rubecleiton Silva Souza (UNEB)

- Ma. Ilana Marques de Souza Dias (UNEB)

 

16h30 - APRESENTAÇÃO DE LIVROS

 

17h - PALESTRA:

“Zoonoses urbanas: Uma realidade, ou uma preocupação?”

- Dra. Marta Maria (UNEB)

18h – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO EVENTO.



SUBMISSÃO DE RESUMOS

1) Serão aceitos para o processo de avaliação os trabalhos oriundos de pesquisas em andamento e/ou concluídas, relatos de experiências e apresentação de produtos educacionais.

2) Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo simples e apresentados no formato de vídeo-poster em sessões de apresentação.

3) O autor principal e/ou apresentador deve estar inscrito no evento.

4) Cada pessoa poderá submeter, no máximo, 02 (dois) trabalhos como primeiro autor.

5) A submissão de trabalhos será feita exclusivamente pelo site do evento.

6) Todos os resumos submetidos precisam estar inseridos em um dos seguintes eixos temáticos:

a) Ensino de Ciências e Biologia, Divulgação científica e Difusão do conhecimento;

b) Bioquímica, Biologia molecular, Biologia celular, Imunologia e Genética

c) Embriologia, Histologia e Anatomia/Fisiologia

d) Microbiologia, Parasitologia, Virologia e Micologia

e) Zoologia

f) Ecologia, Conservação e Restauração ambiental

g) Botânica

h) Evolução, Paleontologia e Arqueologia

7) Qualquer dúvida ou dificuldade no processo de submissão, entre em contato com a Comissão Organizadora através do email conucbio.uneb@gmail.com.

8) As sessões de apresentação acontecerão em salas virtuais do Microsoft Teams com links, datas e horários disponibilizados em tempo hábil conforme programação do evento.


Instruções para preparação do resumo:

a) O resumo deverá conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras.

b) Não serão contabilizados no número limite de palavras: título e palavras-chave.

c) O resumo para trabalhos oriundos de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência deverá ser elaborado em parágrafo único, considerando os tópicos a seguir: tema ou problema, objetivos, metodologia, resultados e conclusão do trabalho.

d) O resumo deverá conter entre 03 (três) e 05 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto.

e) O(a) autor(a) deverá indicar o eixo temático escolhido no texto submetido.

f) Formato do arquivo: Word 97-2003 (*.doc) ou superior.

g) A formatação do template disponibilizado deve ser mantida.

h) Indicar em nota de rodapé (no recurso referências do word) a afiliação principal do(a) autor(a)/coautor(a) e o email para contato.

i) Não serão aceitas figuras, tabelas e referências no resumo.


Instruções para formatação do vídeo poster:

1) Apenas os autores de trabalhos aceitos precisarão enviar o vídeo da apresentação. 

2) A apresentação dos trabalhos deverá ser gravada em vídeo e contemplar os elementos abordados no resumo submetido.

3) Recomenda-se usar a criatividade para produzir um vídeo objetivo e interessante.

4) Características e requisitos do vídeo:

a) Duração: até 10 minutos;

b) O vídeo deve ser inserido em um canal no YouTube, com visibilidade configurada como "Não listado" ou "Público";

d) Devendo ser publicado com a seguinte nomenclatura (máximo 100 caracteres): “II CONUCBIO – UNEB – NOME DO AUTOR PRINCIPAL";

e) No campo “Descrição”, no YouTube, inserir: nome do evento, eixo temático no qual o se insere, título e breve descrição do trabalho.

f) O formato do vídeo deve ser: mp4 ou mov, com boa resolução de som e imagem, gravado na horizontal, preferencialmente em HD (1280x720).

5) Os vídeos serão exibidos nas sessões de apresentação, sendo obrigatória a presença de pelo menos um dos autores para que este participe dos momentos de discussão pós-exibição. 

6)  O apresentador deve ter o vídeo da apresentação em fácil acesso, caso seja necessário por problemas de conexão.


DATAS IMPORTANTES

ATIVIDADE

DATA

Submissão de trabalhos

até 29 de setembro de 2022 (PRORROGAÇÃO)

Resultado da avaliação de trabalhos por pareceristas

06 a 10 de outubro de 2022

Período para envio do vídeo da apresentação

até 23 de outubro de 2022

Apresentação de trabalhos

Conforme programação do evento


CONCURSO DE FOTOGRAFIAS

Este concurso tem a finalidade de premiar uma fotografia científica afim de divulgar e proporcionar a visualização de um fenômeno natural ou resultados de trabalhos e pesquisas científicas, incluindo fauna, funga e ou flora. 

- A fotografia deve ter o tamanho máximo de 10 GB;

- A fotografia deve ser autoral.

- Período de inscrições: 01 a 10/10/2022.

- Link da inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnEM_gzYJHavGVxgsnyjZmBE7ZOy5PLy_0Hr3FLVrcpQdg7A/viewform?usp=sf_link


CONCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

A divulgação científica é a transposição do discurso científico afim de aproximar a sociedade da ciência dos fatos e progressos científicos, de forma simples e de fácil acesso. Por isso, está aberta a divulgação de atividades de divulgação científica.

- O vídeo deverá ter até 03 minutos e estar no formato MP4;

- Cada inscrição dará direito à submissão de até 1 (um) vídeo;

- A seleção dos três melhores vídeos será realizada pela Comissão Organizadora;

- As três produções de vídeos, pré-selecionadas para exposição no evento, serão publicadas online no site e redes sociais do II ConuCBio para votação do público;

- O vídeo deverá conter: seu nome, sua instituição e apresentação do seu projeto;

- O projeto deve apresentar resultados e conclusões;

- Caso o projeto não tenha sido concluído, deverão ser apresentados os resultados parciais;

- Ao fim do evento, todas as produções serão publicadas em nosso canal no YouTube.

- Período de inscrições: 01 a 10/10/2022.

- Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkFPS_vkfHXh4hVL848YJ46ItH0MT9ZDhBlhTo1MtVkxQ15g/viewform?usp=sf_link


APRESENTAÇÃO DE LIVROS

Compartilhe o conhecimento científico! Estão abertas as submissões para apresentação de livros!!

- Cada inscrição dará direito de até um livro a ser apresentado;

- As apresentações aconteceram no canal do Youtube do evento;

- Cada autor terá 10m para apresentação;

- Se houver mais de um ator, apenas um pode realizar a apresentação;

- A apresentação acontecerá através de slides se os autores acharem necessário.

- Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3RMLJNP3Umf9cEetAaNdpXuxDlAKjL5pFrJo2DzpBEeI9fw/viewform



Programação