II Ciclo de Debates Memória Música e Devoção — Omolu, o Rei da Terra

Sobre o Evento


O II Ciclo de Debates Memória Música e Devoção — Omolu, o Rei da Terra dá continuidade às iniciativas contempladas com os eventos: II O Barulho Criativo Filosofia, Música e Poesia (DCH-IV da UNEB); I Seminário Herança Africana na Bahia: Música e Candomblé Angola (DEDC-I da UNEB, Salvador, 20 e 21/11;2014); e,  I Ciclo de Debates Memória, Música e Devoção: Oyá e Santa Bárbara(DEDC-I da UNEB, Salvador, 18/11/2015).


 O objetivo principal do Grupo de Estudos Estética e Contracultura (GEEC)  vinculado ao GEPMAB (Grupo Estudos e Pesquisa da Memória Afro-Baiana) do DEDC-I,  que organiza o referido evento é fomentar a difusão do conhecimento de natureza estética sobre a música e Cultura como contribuição para a difusão e perpetuação da Memória entendida como “acontecimento”;  que apresenta um contínuo com múltiplas durações; que molda formas de pensamento, modos de vida e visões de mundo na Modernidade (séc. XIX-atualidade).


Em 2017, o Grupo de Estudos Estética e Contracultura (GEEC)  e  Grupo Estudos e Pesquisa da Memória Afro-Baiana (GEPMAB) do Departamento de Educação (DEDC-I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realiza de 21 a 23 de agosto de 2017; das 8h30min às 18h; no Auditório Jurandyr Oliveira do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I (Salvador) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o II CICLO DE DEBATES MEMÓRIA, MÚSICA E DEVOÇÃO: OMOLU — O REI DA TERRA. O evento tem caráter regional e possui como objetivo principal promover o debate entre as várias áreas do conhecimento, assim como, o intercâmbio e a consolidação de parceria entre Programas de Pós-graduação, Grupos de Pesquisa, Cursos de Graduação, docentes e discentes de diferentes IES do Estado da Bahia.


A II edição do Ciclo de Debates propõe a difusão de conhecimento de natureza multidisciplinar relativo ao tema da Memória com enfoque especial para à reflexão sobre o objeto de arte (música, artes plásticas, cinema e literatura) e culto do Orixá Omolu na cultural e religiosa de matriz afro-brasileira.


O II Ciclo de Debates integra a Programação Oficial do Centenário de Mestre Didi, Deoscóredes Maximiliano dos Santos (1917-2013), artista plástico, escritor (Contos Negros da Bahia e Contos Nagô [1961],
Porque Oxalá Usa Ekodidé [1997])
, ativista cultural (fundou o Afoxé Troça Carnavalesca Pai Buruko no final da década de 30”) e religioso do Candomblé (possuía o cargo de Assobá de Omolu). Ele era filho de Maria Bibiana do Espírito Santo, mais conhecida como Mãe Senhora, que foi a terceira Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá. Deoscóredes dos Santos fundou em 1980, o Ilê Asipá,  uma comunidade e terreiro de culto aos ancestrais Egum. Foi iniciado no Candomblé aos 7 anos e possuía o cargo de Sumo Sacerdote Alapini - Ipekun Oye.  O evento dedicará parte da programação para discutir e divulgar o legado de Mestre Didi no que tange aos campos das artes plásticas, da literatura e da religiosidade do Candomblé.


A programação do evento contempla a realização de conferências com pesquisadores  do GEPMAB e docentes convidados da UNEB e de outras IES, sessões de comunicação para difusão da pesquisa realizada por docentes e discentes da Linha de Pesquisa Estética e Contracultura do GEPMAB e do GEEC; e, apresentação do Coro Oyá Igbalé: Música Sacra de Matriz Afro-Brasileira do DEDC-I da UNEB, que executa  música sacra afro-brasileira.


O evento conta com o apoio da Direção do Departamento de Educação da UNEB, NUPE do DEDC-I, GEPMAB (Grupo de Estudos e Pesquisa da Memória Afro-baiana) e tem parceria com: a PROAF (Pró-Reitoria de Ações Afirmativas), CEPAIA (Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americano), APIDIC (Assessoria de Projetos Interinstitucionais para a Difusão da Cultura), CPDER (Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Regional), Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (Seai), ASCOM/UNEB, PPG, SEAI  e  PROEX (Pró-reitoria de Extensão da UNEB) da UNEB; e, a Irmandade Beneficente e Religiosa de Ojés, Ogãs e Tatas: SIOBÁ.


O evento é coordenado pelos docentes da linha de pesquisa estética e contracultura do GEPMAB Julice Oliveira (DEDC-I) e Francisco Sales (DCH-IV).


Mais informações nas Páginas:


https://www.facebook.com/events/464820520385818/


https://portal.uneb.br/noticias/2017/05/15/ciclo-de-debates-destaca-memoria-musica-e-devocao-inscricoes-abertas/


 


Programação

Mais Informações

Informações Adicionais

Programação - 05/07/2017 00:00