II ENCONTRO INTERNACIONAL DAS BRINQUEDOTECAS PÚBLICAS E IV ENCONTRO DAS BRINQUEDOTECAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA

Sobre o Evento

NOVO LINK PARA ACESSO ÀS SALAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO E TRANSMISSÃO DAS CONFERÊNCIAS: https://abre.ai/heUM


APRESENTAÇÃO


O II ENCONTRO INTERNACIONAL DAS BRINQUEDOTECAS PÚBLICAS E IV ENCONTRO DAS BRINQUEDOTECAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA, edição de 2023, tem como tema ‘Qual o lugar do Brincar na Infância e na escola?’. 

 

Trata-se de um evento acadêmico com o objetivo de ampliar os espaços de discussões e reflexões sobre as Brinquedotecas; contribuir com o desenvolvimento e a inovação nos processos formativos concretizados no Ensino Superior.

Contribuir com a formação de professores e profissionais de diversas áreas, tanto na produção de conhecimentos no meio acadêmico quanto para o reconhecimento da relevância do brincar, do brinquedo, da ludicidade e da brincadeira em diferentes espaços da sociedade; fortalecer sua aplicabilidade como laboratórios de ensino, pesquisa e extensão; promover maior integração entre docentes e discentes envolvidos com a reflexão sobre a complexidade do lúdico; e, consolidar-se como um espaço de debates no calendário acadêmico das Universidades. 

 

Com a duração de três dias, o encontro acontecerá entre 08, 09 e 10 de novembro de 2023 no Departamento de Ciências Humanas, Campus III da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cidade de Juazeiro/BA. As atividades serão diversas, incluindo mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos, conferências e atividades culturais.  

 

Assim, convidamos todos/as/es a participarem deste intercâmbio com as Brinquedotecas Universitárias e ampliando o diálogo com a Educação Básica, Gestores, Coordenadores, Professores, Estudantes e demais Profissionais interessados. O evento é Organizado pelo Conselho de Brinquedotecas da UNEB, com o apoio do PROBRINQ UNEB, do Departamento de Ciências Humanas (Campus III), da Reitoria e Pró-reitoras da UNEB. 


Carga Horária: 20 horas

Data: 08, 09 e 10 de novembro de 2023

Local: Departamento de Ciências Humanas, Campus III/UNEB, Juazeiro.


Evento híbrido: com transmissão aberta das mesas, conferências e apresentação dos trabalhos Via Youtube e Teams.

Público alvo: coordenadores de brinquedotecas, técnicos, monitores, discentes e docentes das universidades estaduais, professores e gestores da educação básica, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e demais interessados.

Certificação: participantes inscritos no SGE e com 75% de frequência.


Inscrição como ouvinte: Até 08 de novembro de 2023.


Inscrição de trabalhos: Prorrogada até 15 de outubro de 2023.


Eixos temáticos:

1 Infâncias, cultura lúdica e o brincar livre na Educação Básica 

Este eixo propõe a discussão de estudos teóricos, pesquisas e práticas que enfoquem a infância e a garantia dos direitos das crianças; o lúdico para diferentes faixas etárias e ambientes escolares; contribuições das ciências humanas para o campo da infância, considerando o brincar livre e as interações  das crianças com pares da mesma faixa etária, adultos e cultura lúdica; as manifestações de bebês e crianças e suas relações com outras culturas, inclusive as midiáticas; políticas, propostas pedagógicas, espaços e ações dirigidas ao fomento da ludicidade na infância.

2 Brinquedotecas e ludicidade como tempo e espaço de formação: ensino, pesquisa e extensão 

Este eixo propõe a discussão de estudos teóricos, pesquisas e práticas em que a ludicidade permeia ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como, o seu papel importante no desenvolvimento da formação, a contribuição das monitorias na brinquedoteca universitária, estágios e docência em correlação com a ludicidade.

3 Educação, ludicidade, corporeidade, arte e emancipação humana 

Este eixo propõe a discussão de estudos teóricos, pesquisas e práticas em que a ludicidade tem papel importante na construção da emancipação humana, nas diversas dimensões do desenvolvimento humano, dentre elas a filosófica, política, subjetiva, biológica, estética e artística. Reconhecendo as questões relacionadas a gênero, raça, etnia, inclusão, diversidades e o brincar entre os povos como relevantes na construção da emancipação humana na contemporaneidade. 

Comissão Organizadora: 


Antonete Araújo Silva Xavier - DEDC I

Cristiane Soares Mendes - DEDC XV

Daniela Souza Capistrano - DEDC I

Edilane Carvalho Teles - DCH III

Georgia Farias - DEDC XXV

Isaura Santana Fontes - DEDC XI

Lucia Helena Santos Vieira Sacramento - DEDC I

Martha Benevides - DEDC II

Magdalânia Cauby França - DEDC I

Mônica Lemos Bitencourt - DEDC XXV

Simone Regina Silva D’Almeida - DEDC I

Taís Viana Villa Ribeiro - DEDC I

Programação